STF tem três votos para liberar retorno da contribuição sindical

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar um recurso para analisar a legalidade da extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical, aprovada pelo Congresso na reforma trabalhista de 2017.

O caso é analisado no plenário virtual da Corte desde sexta-feira (14). Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, relator, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia se manifestaram favoravelmente ao retorno do imposto sindical.

Mendes mudou seu entendimento em relação ao julgamento da questão em 2018, quando o Supremo manteve  o fim do imposto. Agora, os ministros julgam um recurso dos sindicatos envolvidos no processo.

Em seu voto, o ministro disse que as circunstâncias mudaram e a falta da contribuição impactou a principal fonte de custeio dos sindicatos.

“Havendo real perigo de enfraquecimento do sistema sindical como um todo, entendo que a mudança de tais premissas e a realidade fática constatada a partir de tais alterações normativas acabam por demonstrar a necessidade de evolução do entendimento anteriormente firmado por esta Corte sobre a matéria, de forma a alinhá-lo com os ditames da Constituição Federal”, afirmou Mendes.

Desde a reforma, o desconto de um dia de trabalho por ano em favor do sindicato da categoria passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador.

Se a maioria do STF aprovar a volta do imposto, passará a prevalecer a seguinte tese sobre a questão.

“É constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição”.

Pedido de vistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta sexta-feira (21) vista [mais tempo para examinar a matéria] do processo no qual a Corte pode validar o retorno da cobrança do imposto sindical. Com a decisão, não há prazo definido para o tema voltar a ser discutido pelos ministros.

Desconto

Desde a reforma, o desconto de um dia de trabalho por ano em favor do sindicato da categoria passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador.

Se a maioria do STF aprovar a volta do imposto, acordos e convenções coletivas poderão ser impostas a toda categoria de trabalhadores, inclusive não sindicalizados, desde que seja dada opção de recusa.

O julgamento seria encerrado na segunda-feira (24).

Compartilhe:

Projeto Voleibol de Rio das Pedras apresenta novos uniformes

Projeto Voleibol de Rio das Pedras apresenta novos uniformes

O Projeto Voleibol de Rio das Pedras reuniu atletas, pais e patrocinadores para apresentar os novos uniformes. Com design moderno, cada categoria tem cores diferentes, mas com derivações do azul marinho – cor oficial do Projeto. As empresas patrocinadoras dos uniformes de jogo são Botam Telhas Metálicas, Jhony Depósito de...
No final, deu Botucatu, que levou o troféu da competição pelo segundo ano consecutivo. Saltinho conquistou uma medalha de prata e duas de bronze.

Jogos Regionais 2025 terminam com quase a participação de 30 mil atletas no estado

A 67ª edição dos Jogos Regionais ficou para a história. A competição chegou ao fim após quase um mês de disputas pelas oito regiões esportivas do estado. A competição movimentou 29.901 atletas, representando 4.047 equipes de 341 municípios. A etapa da 3ª Região Esportiva, sediada em Lins, terminou com Botucatu...
A remuneração é de R$ 5.565,00 para carga de 40 horas semanais, com possibilidade de jornada proporcional. Foto: Divulgação/Governo de SP

Estado abre processo seletivo para contratar professor do Ensino Médio Técnico

As inscrições do processo seletivo simplificado para cadastro de cerca de 5 mil vagas para professores dos cursos do itinerário de formação técnica e profissional do Ensino Médio para 2026 está aberto até o dia 11 de agosto. A inscrição acontece exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Há oportunidades...