Tijolo ecológico pode ser uma das melhores opções para uma obra sustentável, rápida e econômica

O mundo de hoje clama por um desenvolvimento sustentável. Os recursos naturais não são infinitos. Uma busca por materiais renováveis é um modo de se preservar a natureza e o tijolo ecológico é um meio de ajudar o planeta.

O tijolo ecológico ou tijolo de solo cimento, bloco de terra comprimida (BTC), é uma tentativa de tornar as construções mais verdes, mais sustentáveis, que agridem menos a natureza. Esse material é feito com a compressão e mistura do solo com cimento e água, sem passar pela queima, comum nos tijolos tradicionais. Ele é sustentável devido ao fato de não se utilizar processos de queima.

Entre as opções, existe o tijolo maciço, que é ótimo para se construir uma parede aparente. Pode-se também fabricar um tijolo de dois furos, que permite introduzir colunas além da parte elétrica e hidráulica. Ele ainda proporciona um isolamento térmico e acústico. O tijolo também pode se associar a outros produtos, receber revestimento e pintura. Ele é um bom isolante térmico e sonoro.

A utilização de argamassa é diminuída, tornando o tijolo economicamente mais viável. A construção chega a ficar 30% mais rápida do que as que utilizam tijolos tradicionais. A obra também fica mais limpa e livre de resíduos.

É um tijolo realmente econômico, a obra chega a ficar até 50% mais barata. É uma aliança e tanto, a economia com a ecologia. Esse tijolo tem tudo para ser mais empregado visto que há muitas vantagens na sua utilização.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Estórias de um reinado Os moradores mais antigos de um reinado não tão distante lembram bem das histórias de um reizinho, que foi deposto e sucedido por um ancião. E que, anos depois, deixou o trono para um boneco recém criado: Marnóquio. Gepeto viu sua criação crescer e se destacar...
Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou a construção da ciclovia paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, no trecho entre o Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari, no início da Avenida Elias Cândido Ayres. A pista destinada a bicicletas terá cerca de 1,5 quilômetro de extensão,...
Grupo GFR doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

Grupo G.F.R doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

O Grupo G.F.R realizou, nesta semana, a entrega de mais de 300 quilos de alimentos ao Fundo de Solidariedade de Rio das Pedras. A arrecadação foi resultado do 1º Encontro de Caminhões da cidade, realizado no dia 14 de setembro. Os alimentos foram coletados junto aos expositores, participantes e empresas...