Tijolo ecológico pode ser uma das melhores opções para uma obra sustentável, rápida e econômica

O mundo de hoje clama por um desenvolvimento sustentável. Os recursos naturais não são infinitos. Uma busca por materiais renováveis é um modo de se preservar a natureza e o tijolo ecológico é um meio de ajudar o planeta.

O tijolo ecológico ou tijolo de solo cimento, bloco de terra comprimida (BTC), é uma tentativa de tornar as construções mais verdes, mais sustentáveis, que agridem menos a natureza. Esse material é feito com a compressão e mistura do solo com cimento e água, sem passar pela queima, comum nos tijolos tradicionais. Ele é sustentável devido ao fato de não se utilizar processos de queima.

Entre as opções, existe o tijolo maciço, que é ótimo para se construir uma parede aparente. Pode-se também fabricar um tijolo de dois furos, que permite introduzir colunas além da parte elétrica e hidráulica. Ele ainda proporciona um isolamento térmico e acústico. O tijolo também pode se associar a outros produtos, receber revestimento e pintura. Ele é um bom isolante térmico e sonoro.

A utilização de argamassa é diminuída, tornando o tijolo economicamente mais viável. A construção chega a ficar 30% mais rápida do que as que utilizam tijolos tradicionais. A obra também fica mais limpa e livre de resíduos.

É um tijolo realmente econômico, a obra chega a ficar até 50% mais barata. É uma aliança e tanto, a economia com a ecologia. Esse tijolo tem tudo para ser mais empregado visto que há muitas vantagens na sua utilização.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...