Justiça julga inconstitucional concessão de lotes para igrejas

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (OE-TJSP), em sessão realizada no último dia 9, julgou inconstitucional a concessão de direito de uso de dez terrenos públicos a entidades religiosas de Rio das Pedras, no interior paulista, sem o devido processo licitatório.
Segundo os autos, a promulgação de diversas leis municipais garantia às igrejas a concessão gratuita e intransferível dos terrenos pelo prazo de 50 anos. No entendimento do OE-TJSP, no entanto, com a dispensa de licitação, tais dispositivos ferem a competência normativa privativa da União para legislar sobre o assunto, ainda que os entes possam editar leis específicas e supletivas sem contrariar as normas gerais estabelecidas – o que não ocorre neste caso.

“As normas em debate autorizam a outorga de direito real de uso de bem público a determinadas entidades religiosas, sem prévio processo licitatório, criando, desse modo, exceções incompatíveis com a regra geral de licitação, ainda que se alegue interesse público relevante, visto que não se encaixam nas hipóteses taxativas do artigo 17, da Lei nº 8.666/93, referentes aos casos de dispensa”, salientou o relator do acórdão, desembargador Xavier de Aquino.

O magistrado lembrou, ainda, que as leis violam os princípios da impessoalidade, igualdade e da moralidade, previstos no artigo 111 da Constituição Estadual, uma vez que há concessão de privilégios a um grupo religioso. “Ademais, ressalta-se que o Estado brasileiro é laico, quer dizer, deve apresentar uma neutralidade religiosa, sem favorecimentos ou embaraços a determinadas crenças, em respeito ao pluralismo que existe em nossa sociedade”, concluiu o relator.

Recomendação à Prefeitura – A Promotoria de Justiça de Rio das Pedras, do Ministério Público (MP) encaminhou à Prefeitura, em abril deste ano, recomendação administrativa para que fossem anulados os contratos de concessão de direito de uso já firmados com dez igrejas e retome integralmente a posse dos terrenos. O MP alerta ainda que o não atendimento poderia acarretar em ação civil pública contra o prefeito Marcos Buzetto.

Os projetos, de autoria do Executivo, foram votados e aprovados pela Câmara com votos contrários apenas dos vereadores Nabuco e Vanessa Botam, enquanto que os edis Professor Geraldo, Joaquim Afonso, Nivaldo do Depósito, Zé do Paulo, Max Prestes e Bé Cecote votaram a favor.

Na representação, o promotor de justiça Eduardo Pasqua cita a denúncia: “como é de conhecimento público, o prefeito municipal de Rio das Pedras é evangélico e sua base eleitoral é na sua maioria evangélica”.

Os dez terrenos foram doados para as igrejas Pentecostal Monte das Oliveiras – Só o Milagre, Evangélica Assembleia de Deus de Indaiatuba, Evangélica Filhos do Rei, Pentecostal Ebenezer Fiel é Deus, Evangélica Sementes da Fé, Nossa Aliança de Rio das Pedras, Assembleia dos Remidos do Senhor – Ministério Pentecostal, Evangélica Assembleia de Deus Bom Pastor, Evangélica Ministério Amor e Graça, Assembleia de Deus – Ministério Palavra Viva.

Na recomendação, a Promotoria cita as constituições Federal e do Estado a respeito das regras de licitação de modo que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes e interessados em assumir a responsabilidade pelas áreas. Tal processo, de acordo com o MP, deveria ter sido feito por meio de licitação. “Concessão de direito real de uso se relaciona a programas habitacionais e de regularização fundiária de interesse social”, diz Dr. Eduardo Pasqua.

Segundo o MP, as autorizações legislativas beneficiam instituições religiosas determinadas e questiona: “qual seria a contrapartida para o Município e seus munícipes? Num Estado laico, qual seria a utilidade pública da construção de igrejas evangélicas e ainda, com a exclusão das demais confissões de fé?” e completa perguntando qual o motivo as dez igrejas evangélicas beneficiadas têm mais aptidão para atender às necessidades do Município.

Questionada, na época, a Prefeitura informou ter sido notificada da recomendação e que iria acatar as decisões do Ministério Público.

Compartilhe:

Jhony do Depósito conseguiu a instalação de aparelhos de ar condicionado no Macone com intermédio de Marcos Damásio. Foto: Luiz Gustavo

Escola Macone ganhará ar condicionado após solicitação de Jhony à Damásio

O vereador Jhony do Depósito (PL) esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para agradecer ao deputado estadual Marcos Damásio (PL) pela climatização das salas de aula da Escola Municipal Professor Manoel da Costa Neves (Macone). Todas as salas receberão aparelhos de ar condicionado a pedido do...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Leandro Penatti se reúne com deputado federal João Cury

O vereador Leandro Penatti (PL) esteve em Botucatu para conversar com o deputado federal João Cury (MDB). Além de estreitar a relação, o objetivo foi solicitar repasses financeiros para Rio das Pedras. Penatti pediu a intervenção de Cury para conseguir uma van para o transporte de alunos que frequentam o...
Vans apreendidas transportavam alunos da zona rural. Foto: Alex Calmon

Três vans escolares são apreendidas pelo Detran em Rio das Pedras

Três vans que transportavam estudantes da Rede Municipal de Ensino foram apreendidas em Rio das Pedras. De acordo com a Polícia Militar, os veículos passaram por adulteração das características originais referente a quantidade de assentos. As crianças precisaram aguardar a chegada de outros veículos da empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura,...