Ponte quebrada há mais de um ano dificulta acesso de moradores a bairro rural

Os moradores do bairro Alambari do Meio, na zona rural de Rio das Pedras, têm dificuldades para chegar e sair de suas residências e sítios. Há mais de um ano, a ponte do principal acesso sobre o Ribeirão Tijuco Preto caiu e até o momento não foi reconstruída.

A estrada era acessada em uma entrada antes da portaria da Usina São José, pela Rodovia Júlio Antônio Bassa. Para evitar acidentes com os motoristas mais desatentos, uma barreira de terra fechou o acesso. Para chegar ao Alambari do Meio, agora, é preciso passar por dentro da usina.

A passagem do tempo fica mais evidente ao caminhar pela estrada fechada. A erosão dividiu o pavimento ao meio e o mato alto tomou conta do caminhando.

Quanto a ponte, os destroços continuam caídos dentro do córrego. Os troncos que formavam a ponte represam a sujeira que vem pelo Tijuco Preto, deixando forte mau cheiro. Marcas de pneu de bicicleta ou moto indicam que algumas pessoas insistem em passar pelo local, se colocando em risco.

A reclamação dos moradores chegou à vereadora Vanessa Botam, que irá apresentar indicação ao prefeito para que execute a reforma da ponte. “A manutenção de estradas rurais também é de responsabilidade do município. Além de prejudicar moradores, a falta da ponte limita o acesso do transporte escolar e até mesmo de ambulâncias no caso de necessidade de atendimento médico de urgência”, explica a parlamentar.

Questionada, a Prefeitura informou que aguarda a negociação para reconstrução da ponte em parceria com a Usina. “A manutenção da estrada acontecerá juntamente ao conserto da ponte. Há outro acesso ao local e, por isso, o trânsito pode ser desviado sem maiores problemas”, afirma o Departamento de Comunicação.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...