Moradores do São Cristóvão completam 8 dias sem água

A falta de água em Rio das Pedras está cada vez mais crítica. Alguns moradores do bairro São Cristóvão estão sem água desde quinta-feira passada, dia 23 – antes mesmo da ampliação do racionamento em sistema de 12 horas com água e 24 horas sem. Até às 20 horas de ontem (30) a água ainda não tinha chegado aos reservatórios residenciais.

Os moradores chegaram participar da sessão ordinária da Câmara na segunda-feira (27) e cobrar providências dos vereadores. Depois de muita conversa e explicações, os parlamentares se mostraram favoráveis às reivindicações para melhorias no sistema de abastecimento de água. Mas, como cabe ao Executivo colocar em prática as melhorias, cobraram a presença do prefeito Marcos Buzeto no plenário. Depois de muito tempo aguardando, receberam a notícia de que o alcaide estaria indo à captação de água do Bom Jesus junto com o superintendente do SAAE, Emerson Vieira.

Na captação, questionaram o Executivo quais soluções poderiam solucionar a questão. Entre os assuntos discutidos estiveram a concessão da autarquia para empresa privada ou estatal, perfuração de poços artesianos e abastecimento por meio de caminhão-pipa.

As ações imediatas, porém, que foram abastecer a caixa baixa (reservatório de 800 mil litros) e pressurizar a rede na rua Gerônimo Ernesto Barrichelo, próximo ao Hotel Elite, não surtiram o efeito esperado. Durante a quarta-feira (29) a água até chegou em alguns registros residenciais, mas sem força para subir nas caixas d’água.

“Na segunda-feira passou um caminhão enchendo baldes e tambores com uma água suja, fedida, que mal dava para usar para dar descarga no vaso sanitário. Na quarta a água chegou no tanque de lavar roupas, mas só consegui encher alguns poucos baldes. A água não chegou no meu reservatório, que está seco há oito dias”, relatou Adriana Paris Defavari, que mora na rua Pedro Cezarin.

Uma das medidas tomadas durante a semana foi a disponibilização de um caminhão-pipa para abastecer algumas casas durante a madrugada. Diversos moradores ficaram de plantão aguardando a chance de encher os baldes que fossem possíveis. “Depois que surgiu a história de que o caminhão passaria de madrugada, eu não tenho nem dormido direito esperando o caminhão passar”, completou Adriana, que precisa ir com a família à Piracicaba para tomar banho e lavar roupas na casa da sogra. Para conseguir cozinhar e fazem o básico, seu marido enche três galões de água a cada dois dias na torneira de seu local de trabalho.

A professora Gisele Garcia Simões comprou um tambor de 250 litros para tentar encher no chão, mas a água não enche o recipiente. “A água não sobe na caixa. O estranho é que a água chega em um quarteirão antes do meu, mas aqui não. Na quarta-feira veio um fio de água no registro, mas não sobe. Vou ter que colocar um depósito de água na garagem com uma bomba para tentar jogar a água para a caixa d’água de casa”, explicou.

Ações do SAAE – De acordo com a Prefeitura, a autarquia instalou tubulação para captar água de represas distantes, além de utilizar os caminhões pipas para encher reservatórios dos bairros, pressurizar a rede e abastecer direto as casas. Em vídeos publicados nas redes sociais dos responsáveis pelo abastecimento, é possível observar superintendente do SAAE e prefeito em locais onde estaria submersos.

Ainda de acordo com o Executivo, nesta sexta-feira terá início a perfuração de um poço artesiano junto a caixa baixa do São Cristóvão. O poço perfurado próximo a rotatória da bandeira na Avenida Elias Candido Ayres aguarda a chegada da bomba para que a água comece a ser utilizada.

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...