Depois de semana de alta, número de casos de Covid voltam a cair em Rio das Pedras

Depois de semana de alta, número de casos de Covid voltam a cair em Rio das Pedras

Os números de novos casos confirmados do Covid-19 vinham caindo desde a semana entre os dias 20 e 26 de julho, quando foram registrados 114 novos casos. De forma gradativa, a queda chegou a 55 novos casos na semana de 24 a 30 de agosto. Contudo, na semana seguinte, a quantidade de casos voltou a subir, acumulando 91 novos. Porém, nesta primeira semana de Setembro, o registro de novos casos do coronavírus voltou a cair, com o total de 61.

A semana entre os dias 24 e 30 de agosto também foi crítica quanto ao número de óbitos ocasionados pelo vírus. Nas duas últimas semanas de julho foram duas mortes por semana. Nas duas semanas seguintes, um óbito a cada sete dias. Já na terceira semana de agosto os óbitos aumentaram em três. Na última semana do mês veio o pico, com a confirmação de oito óbitos pelo Covid. Nesta primeira semana de setembro também houve redução de mortes, com o registro de três, sendo que ainda há um óbito em investigação.

Embora os números indiquem tendência de queda, é preciso tomar cuidado para que não haja oscilação como na quarta semana de agosto. “Estamos muito preocupados com o relaxamento que a população tem demonstrado. Algumas pessoas relacionam o aumento do número de casos com o progresso da nossa região para a Fase 3 (Amarela) do Plano São Paulo. Contudo, entramos nessa nova etapa de reabertura no dia 8 de agosto. Nas semanas seguintes chegamos aos índices mais baixos desde o pico em julho. Isso mostra também que os comerciantes têm trabalhado com responsabilidade na prevenção ao Covid-19. Porém, vemos o número subir na última semana de agosto, justamente no período em que mais temos vendo pessoas nas ruas ou promovendo aglomerações com festas e churrascos”, analisa Filemon Silvano, secretário da Saúde.

O responsável pela pasta se mostra ainda mais preocupado por conta do grande número de pessoas que viajaram neste feriado de 7 de Setembro (Independência do Brasil). De acordo com a Ecovias, concessionária que administra as rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), mais de 200 mil veículos desceram a Serra do Mar entre 0h de sexta-feira (4) e 9h de domingo (6). Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, os números deste ano superam os de 2019, quando 187 mil veículos desceram para o litoral paulista no mesmo feriado.

“As pessoas que viajaram, a maioria para o litoral, tiveram contato com pessoas diferentes do seu ciclo familiar e cotidiano. Podem ter tido contato indireto com pessoas assintomáticas, mas que estavam transmitindo o vírus. Por isso, pedimos a essas pessoas que fiquem atentos aos sintomas que podem surgir nos próximos dias, que evitem contato com outras pessoas principalmente nos próximos dias para evitar o contágio, em especial daquelas pessoas que fazem parte do grupo de risco”, alerta Filemon.

O secretário da Saúde lembra ainda que dentro de um mês um novo feriado prolongado irá acontecer, no dia 12 de outubro (segunda-feira, Dia de Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil). “Sabemos que as pessoas estão ansiosas por viajar, quebrar a rotina e descansar. Mas ainda não estamos neste momento, ainda é preciso cuidado e isolamento”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas