Decreto flexibiliza aulas em instituições particulares

Escolas terão que se adaptar para receber estudantes

Escolas terão que se adaptar para receber estudantes

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, assinou o decreto número 18.425, que estabelece protocolo de reabertura de aulas em instituições particulares de ensino em todos os níveis. As regras para a liberação foram definidas após reunião do grupo de combate ao coronavírus, realizada na tarde de sexta-feira (4), como parte das ações do Plano Piracicaba de Retomada das Atividades Econômicas. O decreto passa a valer a partir de segunda-feira (7). Piracicaba está na fase 3 (amarela), do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, desde o dia 8 de agosto. Quanto às aulas na rede municipal e estadual, a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Ensino informaram que irão seguir o protocolo do Estado, que tem retorno previsto para o dia 7 de outubro.

De acordo com o decreto, é permitido o funcionamento das aulas práticas laboratoriais que não possam ser ministradas à distância, com capacidade reduzida para 35% (trinta e cinco por cento) dos alunos matriculados. O funcionamento normal das aulas teóricas presenciais permanecerá suspenso até que o Governo de Estado de São Paulo faça a liberação dessas atividades, devendo haver neste período aulas com ensino à distância.

Caso o Plano São Paulo permita, poderão ser ofertadas atividades presenciais de reforço e recuperação da aprendizagem; acolhimento emocional; orientação de estudos e tutoria pedagógica; plantão de dúvidas; avaliação diagnóstica e formativa; atividades esportivas e culturais, e utilização da infraestrutura de tecnologia da informação da escola para estudo e acompanhamento das atividades escolares não presenciais.

A instituição de ensino também deverá pesquisar se os alunos, funcionários e demais pessoas que tenham acesso à escola apresentam sintomas da Covid-19. Será obrigatório, na entrada das instituições de ensino, manter um pano úmido ou tapete sanitizante, com água sanitária/cloro para limpeza do solado do calçado em todas as entradas e saídas.

Outra exigência para o retorno às atividades é a medição da temperatura corporal de cada pessoa que entrar na instituição, disponibilização de álcool em gel 70% e o uso de máscaras, entre outras determinações do protocolo sanitário. O termo de responsabilidade também deve ser afixado em local de fácil visualização.

O decreto poderá ser revogado de ocorrer o crescimento da taxa de transmissibilidade com impacto na rede de atenção à saúde.

Escolas terão que se adaptar para receber estudantes
Escolas terão que se adaptar para receber estudantes

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...