Governo de SP anuncia pacote de medidas com plano de metas para ampliar combate à violência contra a mulher

O Governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (30) um pacote de medidas para ampliar as políticas públicas de combate à violência contra a mulher. Entre os destaques estão a criação de 69 novas salas de Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) nos próximos quatro meses, sendo 60 no interior e 9 na capital. O pacote também prevê inclusão prioritária de órfãos de feminicídio no programa SuperAção SP, com acolhimento, apoio financeiro e suporte às famílias. As ações incluem ainda a criação de um Plano de Metas Decenal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a ampliação da rede de proteção, com atendimento itinerante.

“A defesa da mulher é prioridade desde nosso primeiro dia de mandato, quando criamos a até então inédita Secretaria de Políticas para a Mulher. O enfrentamento à violência contra as mulheres ganha ainda mais forma quando as mais diversas instâncias do poder público se unem. Isso se torna um exemplo para toda a sociedade e uma política de Estado. A gente vê Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria, todos pensando a mesma coisa. Que bom que alcançamos essa maturidade institucional”, disse o governador.

 

Circuito integrado leva proteção aos municípios

O conjunto de iniciativas anunciado envolve diferentes áreas do governo e instituições do sistema de Justiça. O foco é ampliar a capacidade de resposta do Estado, com atuação integrada em segurança pública, proteção social e autonomia das mulheres. Também foi formalizado termo de cooperação para o Circuito Integrado de Proteção às Mulheres – SP Por Todas, que é uma carreta que levará atendimento itinerante aos municípios. Com isso, haverá serviços como acolhimento psicossocial, assistência jurídica gratuita, registro de ocorrência e encaminhamento para medidas protetivas e demais providências judiciais.

“Com o Circuito Integrado de Proteção às Mulheres – SP Por Todas, o Estado reafirma a importância da atuação conjunta entre os órgãos públicos para que a mulher em situação de violência tenha acesso a um atendimento mais próximo, mais acolhedor e mais efetivo”, disse a secretária de Políticas para a Mulher, Adriana Liporoni, que ainda acrescentou: “Essa articulação é fundamental para garantir proteção, agilidade nos encaminhamentos e resposta integrada da rede e do sistema de Justiça”.

 

Plano de metas

O Plano de Metas Decenal de Enfrentamento à Violência Doméstica tem o objetivo de qualificar e ampliar políticas públicas integradas, de olho na prevenção, no monitoramento e na melhoria dos fluxos de atendimento às vítimas. O plano adota uma abordagem intersetorial, envolvendo nove secretarias estaduais e o sistema de Justiça, com base em dados, evidências e participação social. A proposta organiza as ações em três níveis de prevenção — primária, secundária e terciária — para redução da violência e promoção da autonomia das mulheres.

Ampliação de equipes nas Delegacias de Defesa da Mulher

No eixo de prevenção primária, o plano prevê ações educativas e culturais para enfrentar as causas estruturais da violência, incluindo formação de profissionais, campanhas e inclusão do tema nas escolas. Já a prevenção secundária concentra esforços na resposta rápida às ocorrências, com ampliação de serviços como Delegacias de Defesa da Mulher, atendimento especializado, uso de tecnologia e monitoramento de agressores. A prevenção terciária, por sua vez, busca romper o ciclo de violência por meio de políticas de autonomia, como acesso ao trabalho e renda, apoio habitacional, acompanhamento social e suporte a filhos de vítimas, incluindo órfãos de feminicídio.

O Governo de São Paulo ainda reclassificará nove Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs). As unidades de Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Ribeirão Pires e Valinhos passam a ser de 1ª classe, enquanto Jaboticabal, Bastos, Monte Aprazível, Jacupiranga e Pereira Barreto passam à classificação de 2ª classe. A medida permite ampliar equipes, melhorar as condições de trabalho e aumentar a capacidade de resposta das unidades, inclusive na solicitação de medidas protetivas.

 

Inclusão de órfãos de feminicídio no SuperAção SP

Outro destaque é a ampliação do SuperAção SP para incluir crianças e adolescentes órfãos em razão de feminicídio na trilha de proteção social do programa. A iniciativa prevê o compartilhamento institucional de dados para acionamento imediato da rede socioassistencial, com acompanhamento familiar por meio dos serviços locais e possibilidade de apoio financeiro às famílias, conforme critérios estabelecidos.

Também foi firmado um termo entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O objetivo é o compartilhamento de dados e os fluxos relacionados ao monitoramento eletrônico de agressores, garantindo maior agilidade e efetividade na execução das medidas determinadas pela Justiça.

 

Diálogos pelo Fim da Violência contra a Mulher

As medidas incluem ainda iniciativas de prevenção, como o “Conversa de Homem: Diálogos pelo Fim da Violência contra a Mulher”, voltado à formação de profissionais para atuação com grupos reflexivos masculinos nos municípios, abordando temas como gênero, paternidade e prevenção da violência.

O pacote contempla, por fim, acordos para apoiar municípios na implantação e qualificação de políticas públicas, com ações de capacitação, orientação técnica e produção de dados, reforçando a estruturação de uma rede de atendimento mais integrada e baseada em evidências em todo o estado.

Compartilhe:

BastidoresDaPolitica_Logo

Bastidores da Política

Politização para os outros, política para ele A reação do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, ao noticiário da última semana foi, no mínimo, curiosa. Incomodado com a repercussão de sua fala sobre os R$ 20 milhões do Governo Federal e, principalmente, com a sugestão nada despretensiosa sobre a volta...
Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores de bairros de Rio das Pedras voltaram a reclamar do excesso de barulho provocado por motos, carros com som alto e bicicletas motorizadas, especialmente durante a noite e a madrugada. As queixas, que já haviam chegado à Câmara Municipal e sido tema de discussão em plenário, ganharam novo capítulo...
CAPA ETEC lidera mas escolas de Rio das Pedras ficam abaixo de cidades vizinhas no Enem

Enem 2025: escolas de Rio das Pedras ficam abaixo das melhores da região; ETEC lidera desempenho no município

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), permitem um novo retrato do desempenho das escolas de Rio das Pedras e da região. No município rio-pedrense, a ETEC Doutor José Coury foi a escola com melhor resultado, alcançando média geral...