Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal

Os vereadores Leandro Penatti e Jhony do Depósito estiveram neste sábado (1) na Garagem Municipal, localizada na Avenida José Augusto da Fonseca, entre as ruas Vereador Vitor Pôncio e Professor Manoel da Costa Neves, para verificar denúncias sobre o estado de conservação da frota municipal. O cenário encontrado chamou a atenção pela precariedade e abandono.

De acordo com relatos de motoristas, há veículos parados há meses, muitos deles por problemas mecânicos simples, como troca de pastilhas de freio, e outros com falhas graves no motor. Entre os automóveis inutilizados estão carros de passeio, vans de transporte de pacientes, micro-ônibus escolares, retroescavadeiras e patrols.
Situação semelhante foi observada também no pátio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), onde os veículos estão em más condições de uso.

Além da falta de manutenção, o ambiente de trabalho dos motoristas e funcionários é considerado insalubre. O barracão apresenta diversas telhas quebradas ou faltantes, presença de pombos, banheiros sem condições de uso e até pneus com água parada, o que pode contribuir para a proliferação de mosquitos transmissores da dengue.

Jogados em um canto, aparelhos de Academia ao Ar Livre e maquinários agrícolas se deterioram, expostos ao sol e à chuva. “Esses equipamentos poderiam estar sendo utilizados pela população, em praças ou espaços públicos”, observou o vereador Leandro.

Na antiga garagem municipal, situada na Rua Dr. Mário Tavares, a situação não é diferente. Há carros novos, com ano de fabricação acima de 2020, também abandonados. O espaço abriga ambulâncias, ônibus escolares, aparelhos de academia ao ar livre, lâmpadas quebradas e vigas de ferro com acúmulo de água.
O muro que separa o local do Cemitério Municipal caiu há 22 meses e ainda não foi reconstruído.

Os vereadores cobraram providências imediatas da Prefeitura. “Estamos falando de patrimônio público, conquistado com o suor e os impostos do povo rio-pedrense. É inaceitável ver tantos veículos novos e equipamentos parados”, destacou Jhony do Depósito.

 

Resposta da Prefeitura

O secretário de Obras, Carlos Defavari, informou à reportagem de O Verdadeiro que está em andamento um processo para realizar leilão de veículos e itens inservíveis, com expectativa de que ocorra ainda neste ano, dependendo de autorização do prefeito Marcos Buzetto.
Quanto à manutenção da frota, Defavari afirmou que há um processo licitatório em curso para aquisição de peças e materiais, mas sem data definida para a recuperação dos veículos.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...