Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal

Os vereadores Leandro Penatti e Jhony do Depósito estiveram neste sábado (1) na Garagem Municipal, localizada na Avenida José Augusto da Fonseca, entre as ruas Vereador Vitor Pôncio e Professor Manoel da Costa Neves, para verificar denúncias sobre o estado de conservação da frota municipal. O cenário encontrado chamou a atenção pela precariedade e abandono.

De acordo com relatos de motoristas, há veículos parados há meses, muitos deles por problemas mecânicos simples, como troca de pastilhas de freio, e outros com falhas graves no motor. Entre os automóveis inutilizados estão carros de passeio, vans de transporte de pacientes, micro-ônibus escolares, retroescavadeiras e patrols.
Situação semelhante foi observada também no pátio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), onde os veículos estão em más condições de uso.

Além da falta de manutenção, o ambiente de trabalho dos motoristas e funcionários é considerado insalubre. O barracão apresenta diversas telhas quebradas ou faltantes, presença de pombos, banheiros sem condições de uso e até pneus com água parada, o que pode contribuir para a proliferação de mosquitos transmissores da dengue.

Jogados em um canto, aparelhos de Academia ao Ar Livre e maquinários agrícolas se deterioram, expostos ao sol e à chuva. “Esses equipamentos poderiam estar sendo utilizados pela população, em praças ou espaços públicos”, observou o vereador Leandro.

Na antiga garagem municipal, situada na Rua Dr. Mário Tavares, a situação não é diferente. Há carros novos, com ano de fabricação acima de 2020, também abandonados. O espaço abriga ambulâncias, ônibus escolares, aparelhos de academia ao ar livre, lâmpadas quebradas e vigas de ferro com acúmulo de água.
O muro que separa o local do Cemitério Municipal caiu há 22 meses e ainda não foi reconstruído.

Os vereadores cobraram providências imediatas da Prefeitura. “Estamos falando de patrimônio público, conquistado com o suor e os impostos do povo rio-pedrense. É inaceitável ver tantos veículos novos e equipamentos parados”, destacou Jhony do Depósito.

 

Resposta da Prefeitura

O secretário de Obras, Carlos Defavari, informou à reportagem de O Verdadeiro que está em andamento um processo para realizar leilão de veículos e itens inservíveis, com expectativa de que ocorra ainda neste ano, dependendo de autorização do prefeito Marcos Buzetto.
Quanto à manutenção da frota, Defavari afirmou que há um processo licitatório em curso para aquisição de peças e materiais, mas sem data definida para a recuperação dos veículos.

Compartilhe:

Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados

Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados; Serasa faz feirão “Limpa Nome”

Rio das Pedras tem 10.471 endividados segundo o mapeamento apresentado pelo Serasa. O número é 2% maior do que o mesmo período de 2024. O valor médio da dívida por inadimplente em Rio das Pedras é de R$ 5.638,02, o equivalente a quase quatro salários mínimos. O valor total dos...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Estórias de um reinado Os moradores mais antigos de um reinado não tão distante lembram bem das histórias de um reizinho, que foi deposto e sucedido por um ancião. E que, anos depois, deixou o trono para um boneco recém criado: Marnóquio. Gepeto viu sua criação crescer e se destacar...
Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou a construção da ciclovia paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, no trecho entre o Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari, no início da Avenida Elias Cândido Ayres. A pista destinada a bicicletas terá cerca de 1,5 quilômetro de extensão,...