Finados terá missa, ossos empilhados e muro caído no Cemitério Municipal

O Dia de Finados será celebrado no próximo domingo, 2 de novembro. A Prefeitura de Rio das Pedras providenciou a limpeza do Cemitério Municipal, bem como a pintura de guias e bancos da praça. Contudo, problemas antigos persistem em assombrar o espaço público mais visitado na data comemorativa para homenagear os entes queridos que já faleceram.

Em abril de 2022, o jornal O Verdadeiro publicou notícia de que o Ossário Municipal estava com restos mortais empilhados em sacos sem identificação. 43 meses depois, a única coisa que mudou é a quantidade de sacos empilhados, que já estão na altura da pequena janela – única ventilação do local.

Alguns gaveteiros foram construídos, mas rapidamente ocupados pela demanda de falecimentos. Com a falta de espaço, os ossos retirados das gavetas são colocados em sacolas plásticas, amontoadas no chão com um pequeno pedaço de papel escrito à mão para identificar o corpo. Depois de tanto tempo jogados, muitas dessas identificações se perderam com a ação do tempo. Com isso, a tarefa de localizar um ente querido, seja para homenageá-lo ou até mesmo por questões legais, se tornou praticamente impossível.

Os ossos empilhados estavam nas gavetas disponibilizadas pelo município para famílias sem condições de adquirir jazigos para enterrar seus pais, mães, avós e filhos. Devido a falta de espaço nessas gavetas, os corpos depositados há mais tempo são retirados e seu destino deveria ser o Ossário, em local adequado e não empilhados em sacos sem identificação.
De acordo com o termo assinado pelos familiares, o corpo permanece nas galerias por 5 anos, podendo ser retirado após esse período em caso da necessidade de novos sepultamentos de famílias carentes.

A superlotação do Cemitério também está nas quadras dos túmulos. Jazigos foram abertos onde antes havia caminhos para familiares visitarem o local onde seus entes queridos foram enterrados. Em alguns casos, para se chegar à sepultura da família é necessário ter elasticidade e até mesmo passar por cima de outros jazigos.

Há quase quatro anos, a Prefeitura havia informado que seria construído um novo ossário em área próxima a antiga Garagem Municipal. Contudo, a única coisa que mudou nesse ponto do Cemitério foi o muro de divisa entre o Cemitério e a Garagem, que caiu.

 

Queda do muro

Em janeiro de 2024, após chuvas de verão, parte do muro que faz a divisa entre o Cemitério e a Garagem Municipal caiu. O calçamento e terra junto aos túmulos estavam cedendo para o lado da Garagem, oferecendo risco até mesmo dos caixões serem levados por novas chuvas fortes. Nem mesmo a cruz de concreto de um dos jazigos resistiu e quebrou no meio.

Passados 22 meses, a única mudança no local foi a instalação de tapumes onde havia o muro. O risco de deslizamento de terra permanece, assim como a exposição de caixões ali enterrados.

 

Missa no dia 2

Sem qualquer responsabilidade quanto a administração e manutenção do Cemitério Municipal, a Paróquia do Senhor Bom Jesus irá promover um momento de fé, saudade e esperança. A celebração da missa de finados será na capela do Cemitério, no dia 2 de novembro, às 8 horas.

O crucifixo da capela foi restaurado no início de outubro pelo artista plástico Marito Cavicchioli. A imagem estava em estado crítico, deteriorada pelo tempo e pela ação de cupins. O processo de recuperação envolveu etapas de raspagem, aplicação de camadas de massa, secagem e pintura artística, resultando em uma restauração que durou cerca de quatro meses.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Estórias de um reinado Os moradores mais antigos de um reinado não tão distante lembram bem das histórias de um reizinho, que foi deposto e sucedido por um ancião. E que, anos depois, deixou o trono para um boneco recém criado: Marnóquio. Gepeto viu sua criação crescer e se destacar...
Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou a construção da ciclovia paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, no trecho entre o Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari, no início da Avenida Elias Cândido Ayres. A pista destinada a bicicletas terá cerca de 1,5 quilômetro de extensão,...
Grupo GFR doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

Grupo G.F.R doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

O Grupo G.F.R realizou, nesta semana, a entrega de mais de 300 quilos de alimentos ao Fundo de Solidariedade de Rio das Pedras. A arrecadação foi resultado do 1º Encontro de Caminhões da cidade, realizado no dia 14 de setembro. Os alimentos foram coletados junto aos expositores, participantes e empresas...