O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais.
Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+ em efetividade, e Saltinho está entre elas — um resultado que reforça o compromisso da equipe local com o planejamento, a responsabilidade e a transparência na aplicação dos recursos públicos.
O prefeito Helinho Bernardino (PL) comemorou o resultado e destacou o trabalho conjunto da equipe municipal. Em publicação nas redes sociais, ele compartilhou o reconhecimento e agradeceu aos servidores, diretores e colaboradores pelo empenho diário em fazer de Saltinho uma cidade cada vez melhor.
“Tive a honra de receber, das mãos do governador Tarcísio de Freitas e da presidente do TCE-SP, Cristiana de Castro Moraes, o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM) — que reconhece as cidades com as melhores gestões do Estado de São Paulo. Esse resultado é fruto de muito trabalho, planejamento e compromisso com o povo de Saltinho. Agradeço de coração a cada servidor, diretor e colaborador que se dedica todos os dias para que nossa cidade continue crescendo com responsabilidade, transparência e eficiência. Seguimos firmes, com a certeza de que gestão eficiente é aquela que transforma a cidade e melhora a vida das pessoas. Esse é o nosso compromisso”, escreveu Helinho Bernardino em sua rede social.
Com esse resultado, Saltinho se consolida como referência em eficiência e boas práticas administrativas no interior paulista, mostrando que é possível trabalhar com foco em resultados que melhoram a vida da população.
Notas saltinhenses
O reconhecimento recebido por Saltinho é fruto da evolução das notas dos indicadores avaliados pelo Tribunal de Contas. O planejamento evoluiu da nota B+ de 2024 para a nota A em 2025. As áreas de gestão fiscal, saúde e tecnologia da informação melhoraram da nota B para B+. O índice de segurança nas cidades subiu de C+ no ano passado para a nota B no estudo deste ano.
O maior salto de evolução esteve na área de Meio Ambiente. Em 2024, o índice tinha a nota mais baixa de Saltinho: C. Neste ano o setor subiu para a nota B, melhorando duas faixas da avaliação. Já a área de educação manteve a boa avaliação obtida no ano passado e repetiu a nota B+ em 2025.
Com esses resultados, a avaliação geral de Saltinho subiu da nota B em 2024 para B+ neste ano.
10 anos de IEG-M
A cerimônia em que Saltinho recebeu o reconhecimento marcou a comemoração dos 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). Além do lançamento do IEG-M 2025, com dados calculados a partir de informações referentes a 2024, o encontro reconheceu os municípios paulistas que mais se destacaram no novo levantamento como administrações que se mostraram comprometidas com as boas práticas.
Criado em 2015, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) avalia as gestões municipais nas sete principais áreas da administração pública: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, segurança nas cidades (Defesa Civil) e tecnologia da informação.
“O IEG-M auxilia a nossa fiscalização, mas também é um instrumento pedagógico, com orientação e indução de boas práticas aos gestores. O indicador é um exemplo de que a fiscalização e a orientação podem andar de mãos dadas em prol da sociedade”, declarou a Conselheira-Presidente Cristiana de Castro Moraes.
“Essa data é muito importante, pois representa um marco do aprimoramento da gestão pública municipal. É muito importante reconhecer as boas práticas, uma vez que é uma forma de fazer com que sejam conhecidas e perpetuadas. A partir do momento em que os municípios são premiados, acabam tornando perenes essas práticas e fazendo com que outros municípios copiem aquilo que teve êxito na gestão municipal. Então, é uma grande iniciativa do TCESP, um Tribunal que está na vanguarda, e hoje temos 10 anos de comemoração do IEG-M”, disse o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.