Os alunos do curso técnico de contabilidade da Escola Municipal Contador Waldomiro Domingos Justolim (Escola do Comércio) tiveram um período intenso para aprender de forma prática os ensinamentos transmitidos das aulas. A semana pedagógica, que teve início no dia 16 de setembro, foi concluída com uma visita escritório de contabilidade Audtec Gestão Contábil.
A abertura das atividades ocorreu na Câmara Municipal, com a participação de Daniela Gobbo Cordeiro, diretora da Painco Indústria e Comércio. Os alunos também participaram de uma exposição sobre a história da contabilidade e realizaram apresentações de seminários.
Os estudantes fizeram entrevista com a participação de Fabiano Ravelli (diretor da Sincop) e Reginaldo Antônio Cirelli (contador eleito Contabilista Emérito do Ano de 2025 em Piracicaba). Na Câmara Municipal, em atividade aberta ao público, acompanharam palestra ministrada por Vitor Alexander Vieira sobre inteligência artificial na contabilidade. Por fim, visitaram a exposição Karingana, no Sesc Piracicaba, a planta da Hyundai e a Audtec.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Elenilza Pimpinato, as atividades tiveram como objetivo incentivar a reflexão, a formação, a atualização e o alinhamento entre alunos, professores e a sociedade, com atividades pedagógicas e culturais para os alunos com a intenção de inserí-los em temas relevantes e atuais.
Confira algumas imagens da Semana Pedagógica
Matrículas abertas
Já estão abertas as matrículas para a turma de 2026 do curso técnica de contabilidade da Escola Municipal Contador Waldomiro Domingos Justolim. Para se inscrever é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas na Escola do Comércio, que fica na Av. Adhemar de Barros, 550, Centro de Rio das Pedras.
O curso é gratuito, com aulas presenciais. São 53 anos de tradição. Além da alta taxa de empregabilidade, é uma possibilidade de boa remuneração e crescimento profissional.
O curso
O curso, que reunia estudantes da região, com ônibus vindos de cidades como Capivari e Saltinho, atualmente tem duração de 18 meses (um ano e seis meses). A autorização de instalação foi publicada no Diário Oficial do Estadio em 13 de abril de 1972. Por seu um curso técnico, o aluno precisa fazer concomitante com o nível médio ou já ter finalizado.
O objetivo do curso é atender ao mercado de trabalho da cidade e região como um elemento facilitador para jovens terem condições de competir no mercado de trabalho. Por essa razão, diversas empresas solicitam o encaminhamento de estudantes para estágio e muitos deles para posterior efetivação nos cargos.
O curso visa formar profissionais qualificados, plenamente conscientes do significado de suas ações no âmbito de sua profissão e as relações com a sociedade em que vive, de forma ética, crítica e atuante, para que, com eficiência, exerça sua função de organizar, executar, interpretar e supervisionar desde a escrituração até a elaboração de relatórios contábeis, tendo condições de diagnosticar a situação econômica e financeira da empresa, auxiliando na tomada de decisões.