Moradora do Bela Vista denuncia abandono de obra que atrai insetos e animais peçonhentos

A cuidadora Jô Chinaglia, moradora do bairro Bela Vista, procurou a reportagem do jornal O Verdadeiro para denunciar a situação de uma construção abandonada ao lado de sua casa, localizada na Rua Lúcia Keller Segato, nº 243. Segundo Jô, a obra está inacabada há 28 anos, tomada pelo mato e pelo entulho, cercada por tapumes e sem calçamento. A falta de manutenção tem transformado o local em foco de insetos e animais peçonhentos.

“Já fiz requerimento na Prefeitura há dois meses e ninguém tomou providências. Aqui aparecem ratos e baratas, pois o terreno está sujo. Também não há calçada. Há 28 anos está assim. Pedimos que a Prefeitura ou o proprietário façam alguma coisa”, relata indignada.

A moradora lembra que já precisou matar uma cobra dentro de sua casa e que, em noites mais quentes, baratas invadem a calçada onde costuma se reunir com familiares e amigos. “Teve ocasião em que matamos mais de dez baratas de uma vez, todas vindas desse terreno”, contou.

Além do problema com pragas, a cuidadora afirma que, com a chuva da última segunda-feira (22), a água invadiu sua cozinha e quintal devido à infiltração vinda da construção ao lado.
“E se eu caio dentro de casa por conta dessa água? E o prejuízo dos meus bens, quem vai arcar? A Prefeitura deveria fiscalizar isso”, questiona.

Jô também relata que procurou a Secretaria de Obras, mas não recebeu solução. “Cada hora é um servidor que atende, sempre com uma desculpa. A calçada, por exemplo, é obrigatória por lei, mas ninguém fiscaliza, ninguém notifica o proprietário”, completa.

 

O que diz a lei?

Em Rio das Pedras, a Lei Municipal nº 3.061 obriga os proprietários a construírem calçadas em frente a seus imóveis. Após notificação, o prazo para execução é de 60 dias. Caso não seja cumprida a exigência, o Poder Público pode realizar a obra e cobrar os custos do proprietário, além de aplicar multa.

 

Sem resposta

A reportagem do O Verdadeiro entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio das Pedras para questionar quais providências serão tomadas, se o proprietário do imóvel foi notificado para a limpeza do terreno e a execução da calçada.
Até o fechamento desta edição, nenhuma resposta foi encaminhada.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...