Moradora do Bela Vista denuncia abandono de obra que atrai insetos e animais peçonhentos

A cuidadora Jô Chinaglia, moradora do bairro Bela Vista, procurou a reportagem do jornal O Verdadeiro para denunciar a situação de uma construção abandonada ao lado de sua casa, localizada na Rua Lúcia Keller Segato, nº 243. Segundo Jô, a obra está inacabada há 28 anos, tomada pelo mato e pelo entulho, cercada por tapumes e sem calçamento. A falta de manutenção tem transformado o local em foco de insetos e animais peçonhentos.

“Já fiz requerimento na Prefeitura há dois meses e ninguém tomou providências. Aqui aparecem ratos e baratas, pois o terreno está sujo. Também não há calçada. Há 28 anos está assim. Pedimos que a Prefeitura ou o proprietário façam alguma coisa”, relata indignada.

A moradora lembra que já precisou matar uma cobra dentro de sua casa e que, em noites mais quentes, baratas invadem a calçada onde costuma se reunir com familiares e amigos. “Teve ocasião em que matamos mais de dez baratas de uma vez, todas vindas desse terreno”, contou.

Além do problema com pragas, a cuidadora afirma que, com a chuva da última segunda-feira (22), a água invadiu sua cozinha e quintal devido à infiltração vinda da construção ao lado.
“E se eu caio dentro de casa por conta dessa água? E o prejuízo dos meus bens, quem vai arcar? A Prefeitura deveria fiscalizar isso”, questiona.

Jô também relata que procurou a Secretaria de Obras, mas não recebeu solução. “Cada hora é um servidor que atende, sempre com uma desculpa. A calçada, por exemplo, é obrigatória por lei, mas ninguém fiscaliza, ninguém notifica o proprietário”, completa.

 

O que diz a lei?

Em Rio das Pedras, a Lei Municipal nº 3.061 obriga os proprietários a construírem calçadas em frente a seus imóveis. Após notificação, o prazo para execução é de 60 dias. Caso não seja cumprida a exigência, o Poder Público pode realizar a obra e cobrar os custos do proprietário, além de aplicar multa.

 

Sem resposta

A reportagem do O Verdadeiro entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio das Pedras para questionar quais providências serão tomadas, se o proprietário do imóvel foi notificado para a limpeza do terreno e a execução da calçada.
Até o fechamento desta edição, nenhuma resposta foi encaminhada.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Tutinho prefeito Com o período de férias do prefeito Marcos Buzetto, o vice Tutinho assume a cadeira por 15 dias. Durante os primeiros dias, nesta semana, o prefeito em exercício tem aproveitado para aparecer nas redes sociais da Prefeitura. Nesta quinta-feira (16) anunciou a implementação de uma unidade do Senai...
Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Pelo sexto ano seguido, o município de Rio das Pedras recebeu a pior nota no Índice de Eficiência da gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico usada pelo Tribunal de Conta do Estado de São Paulo (TCE-SP) para avaliar a efetividade das prefeituras. A administração municipal recebeu nota C nas sete...
CAPA Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa; Saltinho está entre melhores do Estado

Saltinho é reconhecida como uma das melhores cidades em eficiência administrativa

O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais. Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+...