A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, abriu licitação para contratação de serviços de monitoramento eletrônico, por meio de equipamentos de controle de velocidade, restrição veicular com classificação de veículos e de vídeo captura e processamento das infrações de trânsito.
De acordo com o edital da licitação, a empresa contratada com o valor de até R$ 21,28 milhões – com prazo de vigência de 12 meses, contados a partir da de emissão da Ordem de Serviço – deverá fazer a locação, implantação, operação e manutenção de equipamentos para fiscalização de trânsito, sendo:
- 23 radares de velocidade fixos;
- 17 radares de semáforo vermelho com velocidade;
- 4 lombadas eletrônicas;
- 14 sistemas de controle de tráfego de veículos em locais restritos, com detectores de eixos, detectores de massa metálica, detectores de rodagem dupla e processador de vias;
- 1 equipe técnica para manutenção preventiva e corretiva.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair de Melo, conta que a contratada fornecerá os equipamentos, fará a implantação, vai operar e também será responsável pela manutenção de todos os equipamentos para fiscalização do trânsito no município.
O contrato prevê a instalação de equipamentos de controle de velocidade, de semáforo vermelho com velocidade, detector de eixos, câmeras de vídeo captura e notebook com sistema de georreferenciamento com software de vídeo captura e sistema de coordenadas referenciadas geograficamente, entre outros serviços necessários. Também incluirá ferramentas que garantirão o pleno atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, Lei nº 13.709/18).
“Nosso objetivo com esse investimento é tornar o trânsito mais seguro, diminuindo as mortes nas vias municipais, que são de nossa responsabilidade. Para isso, com esse novo contrato, vamos ampliar os pontos fiscalizados, com a utilização de equipamentos mais modernos, em vias que apresentam problemas crônicos”, observa Melo.
Dados do Infosiga do início de agosto, nos 12 meses anteriores, mostram que foram registradas 72 mortes por acidentes de trânsito em Piracicaba. Desse total 40 (55,5%) ocorreram em vias municipais.
Campanha para conscientizar
A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes lançou nesta terça-feira (2) a campanha Luz, Câmera e Proteção!, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do sistema de monitoramento da cidade para promover a segurança no trânsito e inibir as infrações.
A campanha – que tem como slogan Cidade Monitorada – Câmeras 24h. Contra Crimes e Imprudência no Trânsito – contará com busdoors, faixas e banners para informar a população e serão realizadas blitzes educativas em dez pontos estratégicos da cidade com orientações voltadas aos motoristas e pedestres durante o mês de setembro. As blitzes ocorrerão nas avenidas que registraram os maiores índices de sinistros no ano passado: Dr. Paulo de Moraes, Armando de Salles Oliveira, Independência, Raposo Tavares, Comendador Luciano Guidotti, Rua Corcovado, Professor Alberto Vollet Sachs, Dois Córregos, Limeira e Rio das Pedras.
Com linguagem lúdica, serão usados ícones que representam Piracicaba, como a capivara, associando tecnologia, cuidado e empatia.
Entre os objetivos da campanha estão promover um trânsito seguro para motoristas e pedestres, reduzir acidentes, melhorar a segurança viária, inibir infrações, incentivar o respeito à sinalização e conscientizar sobre o papel das câmeras de monitoramento.