Pronto Socorro de Águas de São Pedro registra primeiro nascimento em 29 anos

Um marco histórico emocionou moradores de Águas de São Pedro no último sábado (26): após 29 anos sem registros de partos no Pronto Socorro, às 12h50 nasceu a pequena Antonella. O nascimento, inédito desde 1996, se tornou um marco simbólico para a população e aconteceu apenas um dia após o município celebrar seu 85º aniversário.

A unidade de saúde que fez o parto de Antonella não tem maternidade. O nascimento dela aconteceu, segundo a Secretaria de Saúde, depois da mãe chegar à unidade com fortes contrações e sem tempo hábil para ser transferida para outra cidade. O procedimento foi conduzido por duas médicas, quatro técnicas em enfermagem e uma enfermeira.

Parte da Região Metropolitana de Piracicaba, Águas de São Pedro é a menor cidade do estado de São Paulo em extensão territorial e a segunda menor do país. Com pouco menos de 3,7 km² e apenas 2.780 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, a cidade não possui maternidade.

Mas, diante da urgência do momento, a estrutura teve que se transformar em sala de parto. A mãe de Antonella chegou em trabalho de parto avançado, com contrações intensas, sem tempo hábil para transferência a um hospital de referência.

A cena que se desenrolou dentro da unidade improvisada foi de pura entrega e competência. Duas médicas, quatro técnicas de enfermagem e uma enfermeira se uniram em um esforço coordenado para garantir a segurança da mãe e da bebê. Um verdadeiro parto de guerra, conduzido com precisão, emoção e coragem.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o nascimento foi acompanhado de perto por profissionais e moradores, que se emocionaram com o momento raro e simbólico. Antonella não é apenas uma nova habitante — ela representa um renascimento para a cidade, conhecida por suas águas medicinais e turismo de bem-estar.

Em uma cidade que há quase três décadas não assistia a um parto em seu território, a chegada de Antonella rompeu barreiras, superou limitações e trouxe à tona um sentimento coletivo de esperança.

 

Parto em 2022

O nascimento de Antonella foi o primeiro realizado no Pronto Socorro Municipal. De acordo com a prefeitura, os registros oficiais são somente dos partos feitos em unidade de saúde. E, no caso da rede municipal, há 29 anos não ocorriam partos.

Contudo, de acordo com o cartório da cidade, Águas de São Pedro teve um outro nascimento, ocorrido em 2022, na casa da gestante.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...