Pronto Socorro de Águas de São Pedro registra primeiro nascimento em 29 anos

Um marco histórico emocionou moradores de Águas de São Pedro no último sábado (26): após 29 anos sem registros de partos no Pronto Socorro, às 12h50 nasceu a pequena Antonella. O nascimento, inédito desde 1996, se tornou um marco simbólico para a população e aconteceu apenas um dia após o município celebrar seu 85º aniversário.

A unidade de saúde que fez o parto de Antonella não tem maternidade. O nascimento dela aconteceu, segundo a Secretaria de Saúde, depois da mãe chegar à unidade com fortes contrações e sem tempo hábil para ser transferida para outra cidade. O procedimento foi conduzido por duas médicas, quatro técnicas em enfermagem e uma enfermeira.

Parte da Região Metropolitana de Piracicaba, Águas de São Pedro é a menor cidade do estado de São Paulo em extensão territorial e a segunda menor do país. Com pouco menos de 3,7 km² e apenas 2.780 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, a cidade não possui maternidade.

Mas, diante da urgência do momento, a estrutura teve que se transformar em sala de parto. A mãe de Antonella chegou em trabalho de parto avançado, com contrações intensas, sem tempo hábil para transferência a um hospital de referência.

A cena que se desenrolou dentro da unidade improvisada foi de pura entrega e competência. Duas médicas, quatro técnicas de enfermagem e uma enfermeira se uniram em um esforço coordenado para garantir a segurança da mãe e da bebê. Um verdadeiro parto de guerra, conduzido com precisão, emoção e coragem.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o nascimento foi acompanhado de perto por profissionais e moradores, que se emocionaram com o momento raro e simbólico. Antonella não é apenas uma nova habitante — ela representa um renascimento para a cidade, conhecida por suas águas medicinais e turismo de bem-estar.

Em uma cidade que há quase três décadas não assistia a um parto em seu território, a chegada de Antonella rompeu barreiras, superou limitações e trouxe à tona um sentimento coletivo de esperança.

 

Parto em 2022

O nascimento de Antonella foi o primeiro realizado no Pronto Socorro Municipal. De acordo com a prefeitura, os registros oficiais são somente dos partos feitos em unidade de saúde. E, no caso da rede municipal, há 29 anos não ocorriam partos.

Contudo, de acordo com o cartório da cidade, Águas de São Pedro teve um outro nascimento, ocorrido em 2022, na casa da gestante.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Novela do material escolar É verdade que boa parte do público brasileiro gosta de novela — mas algumas tramas não geram emoção, apenas preocupação. A compra dos kits de material escolar, por exemplo, ganhará mais um capítulo no dia 11 de dezembro, quando a Prefeitura de Rio das Pedras realizará...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Deputado Federal João Cury destina R$ 150 mil para a saúde e segue empenhado por Rio das Pedras

O deputado federal João Cury Neto (MDB) está empenhado em colaborar com melhorias para Rio das Pedras. Por meio de uma relação de amizade com o vereador Leandro Penatti (PL), os dois políticos têm conversado e alinhado a viabilização de recursos para a cidade. Após uma reunião realizada em Botucatu,...
Entre Linhas e Xilos oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

Entre Linhas e Xilos: oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

A antiga Estação Ferroviária da Rua Torta, um dos espaços mais emblemáticos de Rio das Pedras, será tomada pela arte popular no sábado (6). Das 9h às 16h, o local recebe a oficina “Entre Linhas e Xilos – Os Encantos do Cordel”, iniciativa cultural contemplada pela Lei Aldir Blanc que...