BC informa que total de chaves Pix vazadas chega a 46,8 milhões

O vazamento de dados de chaves Pix num sistema administrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afetou 46.893.242 chaves de 11.003.398 pessoas, esclareceu nesta quinta-feira (24) o Banco Central (BC). A autoridade monetária também informou que foram expostos mais tipos de dados que o inicialmente informado.

Segundo o BC e o CNJ, foram acessados de forma indevida dados de chaves Pix via Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), que conecta juízes e o BC. As informações cadastrais expostas foram as seguintes:

  • nome do usuário;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • instituição de relacionamento;
  • agência;
  • número e tipo da conta;
  • chave Pix;
  • situação da chave Pix;
  • data de criação da chave Pix;
  • data de exclusão da chave Pix.

 

Inicialmente, o CNJ tinha informado que as seguintes informações tinham sido acessadas: nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta.

Segundo o CNJ, o problema ocorreu no domingo (20) e na segunda-feira (21) e foi prontamente corrigido. O CNJ e o BC reiteraram que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

O Sisbajud é uma ferramenta eletrônica que permite aos juízes pedir informações financeiras e bloquear ativos de devedores. O sistema substitui o antigo BacenJud e facilita a comunicação entre o Judiciário e o sistema financeiro para o cumprimento de ordens judiciais.

 

Canal de consulta

O CNJ informou que oferecerá, em breve, uma ferramenta exclusiva para o cidadão consultar se foi afetado pela exposição de dados. A divulgação desse canal ocorrerá no site do CNJ.

Esse será o único meio de comunicação às pessoas afetadas. O CNJ ressaltou que não contatará as vítimas por mensagens, SMS, e-mail ou chamadas telefônicas.

 

Transparência

De acordo com os dois órgãos, as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Na quarta-feira (23) à noite, o BC tinha ressaltado que o incidente tem baixo impacto potencial para os usuários e que a comunicação não é exigida pela legislação. A autarquia, no entanto, decidiu divulgar a ocorrência por causa do princípio de transparência.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Compartilhe:

Megasena

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 42 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.892 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (24). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 42 milhões para o próximo sorteio. Os números sorteados foram: 14 - 24 - 36 - 44 - 46 - 54 42 apostas acertaram cinco dezenas e irão...
Comida na Rua1

Comida na Rua: festival gastronômico terá mais de 60 opções de pratos

Mais de 60 opções de pratos estarão à disposição do público no 7º Festival Gastronômico de Piracicaba – Comida na Rua, que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de agosto, na praça José Bonifácio, na região central da cidade. O menu evidencia a diversidade gastronômica da cidade, abrangendo...
Mercadão de Piracicaba reabre de forma parcial após incêncio

Mercadão de Piracicaba reabre de forma parcial após incêndio

Após dois dias fechados, os boxes não atingidos pelo incêndio que destruiu parte do Mercado Municipal de Piracicaba, na quarta-feira (23), reabriram para o público às 6h desta sexta-feira (25). A prefeitura do município divulgou que 19 boxes foram atingidos pelo fogo. Não houve vítimas e as causas do fogo são investigadas....