Apenas 32,46% do público alvo foi vacinado contra a gripe; Saúde intensifica imunização

Sábado haverá vacinação na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa

Em Rio das Pedras, até segunda-feira (23), 5.758 pessoas foram vacinadas contra a gripe (influenza). Dos grupos prioritários, 2.323 doses foram aplicadas, 32,46% do público alvo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público alvo. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, 1.871 idosos (39,71%) receberam a vacina. 89 gestantes (34,63%) foram vacinadas, enquanto que 363 crianças (16,61%) receberam a imunização. Outras 3.435 doses foram aplicadas na população em geral.

Para melhorar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde realizará uma ação especial de imunização contra a gripe (influenza) no próximo sábado (28). A UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa estará aberta das 9 às 13 horas para a vacinação. A estratégia municipal é válida para todo cidadão com idade superior a seis meses, porém, segue com o foco nos grupos prioritários, como crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. Para receber o imunizante, é importante apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação (para as crianças).

Em 2025, a campanha de imunização contra a gripe teve início no dia 28 de março, contemplando as pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Além de povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores de saúde e da educação;  profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios, a população e os funcionários do sistema prisional.

Durante a semana, a imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda sexta-feira:

  • UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa, São Cristóvão, das 7h30 às 15h;
  • UBS Pastor Augustinho Gomes do Nascimento, São Pedro, das 9 às 15h;
  • UBS Prefeito Victório Olívio Cezarino, Luiz Massud Coury, das 9 às 15h.

 

No Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho, a vacinação é realizada das 9 às 15 horas. A vacina é segura e não causa gripe.

 

Sintomas

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Os principais sintomas da gripe/influenza são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e de cabeça. Em adultos sadios, o quadro clínico pode variar de intensidade; em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais; já em idosos, quase sempre é apresentado quadro febril, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral a temperatura não atinge níveis tão altos.

 

Prevenção
O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias.

Além da vacina, considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações, o Ministério da Saúde orienta para a adoção de outras medidas gerais de prevenção comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evite sair de casa em período de transmissão da doença;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Tutinho prefeito Com o período de férias do prefeito Marcos Buzetto, o vice Tutinho assume a cadeira por 15 dias. Durante os primeiros dias, nesta semana, o prefeito em exercício tem aproveitado para aparecer nas redes sociais da Prefeitura. Nesta quinta-feira (16) anunciou a implementação de uma unidade do Senai...
Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Pelo sexto ano seguido, o município de Rio das Pedras recebeu a pior nota no Índice de Eficiência da gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico usada pelo Tribunal de Conta do Estado de São Paulo (TCE-SP) para avaliar a efetividade das prefeituras. A administração municipal recebeu nota C nas sete...
CAPA Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa; Saltinho está entre melhores do Estado

Saltinho é reconhecida como uma das melhores cidades em eficiência administrativa

O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais. Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+...