Ação do Detran-SP já recolheu 13 vans escolares em Rio das Pedras

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em conjunto com a Polícia Militar, realizou cinco ações de fiscalização de vans escolares na porta de escolas municipais. Até o momento as operações, que começaram em abril, recolheram 13 veículos que foram levados ao pátio por apresentar mau estado de conservação ou pelos condutores não possuírem autorização para condução escolar. A Polícia Militar informou ainda que alguns veículos passaram por adulteração das características originais referente a quantidade de assentos.

A maior parte dos veículos apreendidos atendem ao transporte de alunos que moram na zona rural de Rio das Pedras. De acordo com o edital de licitação a qual a empresa foi contratada pela Prefeitura, devem ser utilizados veículos de transporte de passageiros compatíveis com a quantidade de alunos a serem transportados, de acordo com as rotas, horários e quilometragem e número de escolas, a ser fornecido pelo servidor responsável do transporte escolar.

 

O que diz a Prefeitura

Em resposta ao questionamento feito pela reportagem do jornal O Verdadeiro, o Departamento de Comunicação da Prefeitura se limitou informar que a Secretaria de Educação tem feito reuniões periódicas com os responsáveis da empresa para solicitar que sejam reparados os problemas apresentados.

 

Objetivo da ação

O objetivo do Detran-SP é promover ações de fiscalização para verificar as condições dos veículos que atuam no transporte escolar. “A premissa é a preservação de vidas, além de resguardar que veículos e condutores estejam atuando de acordo com as leis de trânsito. Os condutores devem possuir autorização obrigatória para condução de veículo escolar, realizar vistoria semestral de segurança nos veículos, estar com o exame toxicológico dentro do prazo de validade e possuir a CNH na categoria D ou E, além de ter realizado o curso para condução de vans escolares”, explica a nota do departamento estadual encaminhada ao jornal O Verdadeiro.

Para não serem autuados, os condutores escolares devem realizar o curso e estar com vistoria vigente, além da autorização para condução escolar tanto para o motorista como para o veículo. Essas autorizações podem ser obtidas gratuitamente por meio de solicitação no sistema SEI, mais orientações seguem nesse passo-a-passo para o condutor e sobre o veículo.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Estórias de um reinado Os moradores mais antigos de um reinado não tão distante lembram bem das histórias de um reizinho, que foi deposto e sucedido por um ancião. E que, anos depois, deixou o trono para um boneco recém criado: Marnóquio. Gepeto viu sua criação crescer e se destacar...
Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou a construção da ciclovia paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, no trecho entre o Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari, no início da Avenida Elias Cândido Ayres. A pista destinada a bicicletas terá cerca de 1,5 quilômetro de extensão,...
Grupo GFR doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

Grupo G.F.R doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

O Grupo G.F.R realizou, nesta semana, a entrega de mais de 300 quilos de alimentos ao Fundo de Solidariedade de Rio das Pedras. A arrecadação foi resultado do 1º Encontro de Caminhões da cidade, realizado no dia 14 de setembro. Os alimentos foram coletados junto aos expositores, participantes e empresas...