Estado retoma obras na estrada entre Rio das Pedras e Saltinho

7,8 quilômetros da estrada serão recuperados. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Rio das Pedras

O Governo do Estado retomou as obras de melhorias na Estrada Municipal Francisco Merloto (RDP-253), entre Rio das Pedras e Saltinho, que tem 7,8 quilômetros de extensão. O acesso a via é feito pela Avenida Antenor Cortelazzi, no bairro Vitório Cezarino (Sem Terra). A obra faz parte do Programa Melhor Caminho, que tem o objetivo de recuperar e manter estradas rurais no Estado de São Paulo.

As obras contemplam cascalhamento e implantação de sistemas para escoamento de águas pluviais. Os trabalhos são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Prefeitura, que aderiu ao programa e recebe equimanentos como motoniveladoras, caminhões, retroescavadeiras, rolo compressor, entre outros para a execução de obras de conservação das estradas rurais.

 

Obra retomada
Em maio de 2024 a reportagem do jornal O Verdadeiro esteve no local para mostrar que a obra, iniciada no dia 25 de julho de 2022, com prazo de 90 dias e investimento de R$ 1,3 milhão estava inacabada.

No início da estrada de terra, em meio ao mato alto, uma placa do Governo Estadual informava uma obra da Secretaria de Agricultura e Abastecimento vinculada ao Programa Melhor Caminho. De acordo com o outdoor, o objetivo seria para recuperação e adequação de estradas rurais.

Questionada, a secretaria estadual informou na época que a obra estava paralisada com 13% de execução. De acordo com a nota encaminhada, a obra seria relicitada seguindo os ritos legais. A previsão era para que os serviços fossem ser reiniciados ainda em 2024, mas o reinício ocorreu apenas em 2025.

 

Reclamações com a poeira

Moradores da Rua Moacir Antônio Cezarin reclamam constantemente da quantidade de poeira proveniente da estrada de terra que liga Rio das Pedras a Saltinho. De acordo com os vizinhos, o bairro Sem Terra fica coberto de poeira vermelha nos dias mais secos em virtude do movimento de veículos.
A maior parte do movimento é de pessoas que vão ao espaço de 5 mil metros quadrados que deveria abrigar um ecoponto, cerca de 500 metros distante do fim do asfalto. Dos veículos pesados, de acordo com moradores, o trânsito mais frequente é de caminhões e tratores puxando pequenas carretas para descarte de entulho recolhido na área urbana na cidade.

Compartilhe:

Região dos bairros São Cristóvão e Bom Jardim devem ficar sem coleta por 2 dias. Fotos: Jhonny Casarin

Caminhões quebram e lixo deixa de ser recolhido em bairros de Rio das Pedras

Problema recorrente, alguns bairros de Rio das Pedras voltaram a ficar sem a coleta de lixo nesta terça-feira (12). Os dois caminhões responsáveis pela coleta quebraram durante a realização do serviço. Com isso, parte das regiões dos bairros Bom Jardim e São Cristóvão ficaram sem o recolhimento do lixo. De...
100MilhasECPA

100 Milhas Piracicaba arrecada alimentos para Fundo Social de Solidariedade

Com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, será realizada nos dias 22, 23 e 24/08 no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), a 36ª edição das 100 Milhas Piracicaba. A competição terá cunho social e o ingresso para...
Investigação avaliou 2.240 estudantes brasileiros entre 6 e 14 anos de idade. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Para estudantes com TDAH, trocar o turno de estudos pode não ser a melhor alternativa

Estudantes que frequentam aulas à tarde costumam ter um desempenho escolar melhor que os do turno matutino, apontam diversas pesquisas. Isso se deve à maior sincronicidade entre o horário das aulas e o relógio biológico dos alunos. No entanto, um estudo com crianças e adolescentes revelou que essa premissa não...