Estado retoma obras na estrada entre Rio das Pedras e Saltinho

7,8 quilômetros da estrada serão recuperados. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Rio das Pedras

O Governo do Estado retomou as obras de melhorias na Estrada Municipal Francisco Merloto (RDP-253), entre Rio das Pedras e Saltinho, que tem 7,8 quilômetros de extensão. O acesso a via é feito pela Avenida Antenor Cortelazzi, no bairro Vitório Cezarino (Sem Terra). A obra faz parte do Programa Melhor Caminho, que tem o objetivo de recuperar e manter estradas rurais no Estado de São Paulo.

As obras contemplam cascalhamento e implantação de sistemas para escoamento de águas pluviais. Os trabalhos são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Prefeitura, que aderiu ao programa e recebe equimanentos como motoniveladoras, caminhões, retroescavadeiras, rolo compressor, entre outros para a execução de obras de conservação das estradas rurais.

 

Obra retomada
Em maio de 2024 a reportagem do jornal O Verdadeiro esteve no local para mostrar que a obra, iniciada no dia 25 de julho de 2022, com prazo de 90 dias e investimento de R$ 1,3 milhão estava inacabada.

No início da estrada de terra, em meio ao mato alto, uma placa do Governo Estadual informava uma obra da Secretaria de Agricultura e Abastecimento vinculada ao Programa Melhor Caminho. De acordo com o outdoor, o objetivo seria para recuperação e adequação de estradas rurais.

Questionada, a secretaria estadual informou na época que a obra estava paralisada com 13% de execução. De acordo com a nota encaminhada, a obra seria relicitada seguindo os ritos legais. A previsão era para que os serviços fossem ser reiniciados ainda em 2024, mas o reinício ocorreu apenas em 2025.

 

Reclamações com a poeira

Moradores da Rua Moacir Antônio Cezarin reclamam constantemente da quantidade de poeira proveniente da estrada de terra que liga Rio das Pedras a Saltinho. De acordo com os vizinhos, o bairro Sem Terra fica coberto de poeira vermelha nos dias mais secos em virtude do movimento de veículos.
A maior parte do movimento é de pessoas que vão ao espaço de 5 mil metros quadrados que deveria abrigar um ecoponto, cerca de 500 metros distante do fim do asfalto. Dos veículos pesados, de acordo com moradores, o trânsito mais frequente é de caminhões e tratores puxando pequenas carretas para descarte de entulho recolhido na área urbana na cidade.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...