Santa Casa de Piracicaba recebe Acelerador Linear para tratamento de câncer

Especialista da Santa Casa explicou o funcionamento do novo equipamento para autoridades. Foto: Prefeitura de Piracicaba

O Centro de Câncer (Cecan) da Santa Casa de Piracicaba passou a contar, a partir desta sexta-feira (30), com um novo e moderno Acelerador Linear Infinity, um dos mais modernos equipamentos de radioterapia disponíveis atualmente. O equipamento faz parte do lançamento do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, para tratamento oncológico na cidade e região. Piracicaba foi uma das seis primeiras do país a receber o novo equipamento, ao lado de São Paulo, Bauru, Curitiba (PR), Andaraí (RJ) e Teresina (PI).

A solenidade contou com a presença de Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e de Nilton Pereira Junior, secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, além de autoridades políticas e de saúde da cidade e região.

Antes da abertura da solenidade, o prefeito Helinho Zanatta, o secretário municipal da Saúde dr. Sérgio Pacheco e Márcio França foram recepcionados pela diretoria da Santa Casa e do Cecan para falar do novo equipamento e do programa do Governo Federal.

“A entrega do Acelerador Linear Infinity é muito importante por se tratar de um equipamento de radioterapia de última geração, disponível em poucos centros médicos do país. Ele representa um salto tecnológico no tratamento do câncer, permitindo visualização 3D dos tumores, maior precisão no posicionamento do paciente e adaptação do tratamento em tempo real, tudo isso com mais segurança e eficácia”, destacou o prefeito de Piracicaba.

Durante o uso da palavra, o ministro Marcio França enalteceu o lançamento do Agora Tem Especialistas. “São diversas ações, dentre elas, a entrega destes aceleradores nucleares, hoje são seis e até 2026 serão 121 em todo o país, além de, por exemplo, a possibilidade da contratação de médicos e instituições privadas para suprir a demanda oncológica na rede pública e, assim, evitar que as pessoas fiquem seis, dez, 12 meses na fila de espera. Aqui na região de Piracicaba temos a felicidade de não ter fila de espera, diferente da vizinha Campinas, que será atendida aqui também”, afirmou.

Segundo França, a partir de agora Piracicaba têm dois equipamentos para tratamento oncológico somente na Santa Casa. “Tem o aparelho mais antigo que ainda é muito útil e o aparelho mais moderno que é muito mais preciso e mais rápido para quem faz, por exemplo, tratamento de câncer de mama. Antigamente eram 25 sessões e, com esse aparelho é necessário somente cinco sessões. É muito mais rápido o atendimento e a pessoa tem a chance de poder voltar à sua vida normal em pouco tempo. De maneira geral, isso dá oportunidade de atender mais pacientes em um curto espaço de tempo”, completou.

O médico e diretor do Cecan da Santa Casa, Fernando Medina agradeceu a parceria de todos os entes públicos. “É uma imensa honra inaugurar o novo acelerador linear Infinity no Cecan. Agradeço ao Governo Federal que investiu mais de 2 milhões de dólares nesse serviço de radioterapia e também pelo Plano de Expansão de Radioterapia. Com ele, poderemos oferecer terapias mais precisas, mais rápidas e menos invasivas, reduzindo o sofrimento dos pacientes e aumentando sua chance de cura. É um avanço que não apenas salva vidas, mas devolve esperança, conforto e qualidade de vida àqueles que enfrentam o câncer”, concluiu.

Nilton Pereira Junior, do Ministério da Saúde, lembrou que mais de 70% dos leitos hospitalares no SUS está em unidades filantrópicas como a Santa Casa de Piracicaba. “Então este é o papel que o Governo Federal prioriza, investir no SUS para dar mais acesso à atenção hospitalar e ambulatorial, para reduzir o tempo de espera das pessoas que precisam de consultas, exames e cirurgias, principalmente na área oncológica. Nós saímos de 10 milhões de cirurgias realizadas no Brasil em 2022, para mais de 14 milhões de cirurgias eletivas realizadas em 2024. O SUS expandiu em 40% as cirurgias eletivas e não é suficiente, por isso vamos expandir ainda mais com este programa”, finalizou.

Após a fala das demais autoridades, aconteceu o descerramento da placa inaugural do Acelerador Linear Infinity e do programa Aqui Tem Especialistas do Governo Federal.

Compartilhe:

InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...
Volta às aulas na rede municipal começa dia 4 mas sem kits escolares e uniformes

Volta às aulas na rede municipal começa dia 4, mas sem kits escolares e uniformes

O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tem início marcado para o dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 instituições de ensino, entre escolas e creches. Em busca de informações detalhadas sobre a preparação das unidades para o...