Aluna rio-pedrense da Etec Dr. José Coury viaja para intercâmbio em Oxford

A estudante rio-pedrense, Laura Bueno Nocete, embarca nesta sexta-feira (30) para Inglaterra. A aluna do curso de Logística da Etec Dr. José Coury irá participar do Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza. Serão quatro semanas em Oxford. Laura foi eleita uma das melhores alunas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

“Irei realizar mais um sonho, desta vez no continente europeu, após a experiência nos concursos de Miss pela América do Sul. Além de uma das instituições de ensino mais antigas do mundo, Oxford é fonte de inspiração para famosas obras de literatura, como a de Harry Potter”, destaca Laura Nocete, que faz atua como menor aprendiz na Transportadora Ana Lúcia, por meio do curso da Etec.

 

Como funciona o programa

O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, oferece aos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) a oportunidade de realizar um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola no exterior. Com o objetivo de proporcionar uma vivência internacional que enriqueça a formação acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes, o programa contempla destinos como Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.

Na edição de 2024, com os embarques feitos no primeiro semestre de 2025, foram ofertadas 333 bolsas de estudo, sendo 243 destinadas aos alunos das Etecs (incluindo vagas para cursos técnicos na modalidade EaD) e 90 para estudantes das Fatecs (também com vagas para EaD e alunos da modalidade AMS).

Os cursos têm duração de quatro semanas e incluem uma série de benefícios, como passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família com alimentação (café da manhã e jantar), traslados no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de visto, ajuda de custo e tag de identificação das malas. Cabe ao participante apenas arcar com os documentos pessoais exigidos para a viagem, como o passaporte e eventuais deslocamentos para a emissão de visto.

Para participar, os estudantes das Etecs devem estar matriculados na segunda série do Ensino Médio, no Ensino Médio Integrado ao Técnico (M-Tec/M-Tec-Pi), na Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), ou no segundo módulo dos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes. Já os alunos das Fatecs precisam ter um Percentual de Progressão (PP) entre 50% e 75%, conforme o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), com exceção da Fatec de Esportes, cujo percentual exigido varia de 14% a 50%. É necessário, ainda, que o estudante tenha cursado e concluído ao menos um módulo ou série integralmente no CEETEPS.

A seleção dos candidatos foi baseada em critérios de desempenho acadêmico. Desde sua criação, o programa já beneficiou milhares de alunos e professores, contribuindo significativamente para o aprimoramento das competências linguísticas, culturais e socioemocionais dos participantes, e reforçando o compromisso do Centro Paula Souza com uma educação pública de qualidade e com uma visão global.

Compartilhe:

Região dos bairros São Cristóvão e Bom Jardim devem ficar sem coleta por 2 dias. Fotos: Jhonny Casarin

Caminhões quebram e lixo deixa de ser recolhido em bairros de Rio das Pedras

Problema recorrente, alguns bairros de Rio das Pedras voltaram a ficar sem a coleta de lixo nesta terça-feira (12). Os dois caminhões responsáveis pela coleta quebraram durante a realização do serviço. Com isso, parte das regiões dos bairros Bom Jardim e São Cristóvão ficaram sem o recolhimento do lixo. De...
100MilhasECPA

100 Milhas Piracicaba arrecada alimentos para Fundo Social de Solidariedade

Com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, será realizada nos dias 22, 23 e 24/08 no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), a 36ª edição das 100 Milhas Piracicaba. A competição terá cunho social e o ingresso para...
Investigação avaliou 2.240 estudantes brasileiros entre 6 e 14 anos de idade. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Para estudantes com TDAH, trocar o turno de estudos pode não ser a melhor alternativa

Estudantes que frequentam aulas à tarde costumam ter um desempenho escolar melhor que os do turno matutino, apontam diversas pesquisas. Isso se deve à maior sincronicidade entre o horário das aulas e o relógio biológico dos alunos. No entanto, um estudo com crianças e adolescentes revelou que essa premissa não...