8 milhões de pessoas morrem por ano por causa do tabagismo, afirma OMS

a closeup shot of a person puffing on a cigarette surrounded with smoke

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso do tabaco. Embora os efeitos mais conhecidos do cigarro estejam relacionados às doenças pulmonares e cardiovasculares, o impacto negativo do tabaco sobre a visão ainda é subestimado por grande parte da população.
Estudos mostram que o tabagismo — inclusive o fumo passivo (quando ocorre a inalação da fumaça de tabaco em pessoas não fumantes) — aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de doenças oculares, como catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Essas condições podem levar à perda parcial ou total da visão, especialmente em pessoas com predisposição genética ou que não mantêm acompanhamento oftalmológico regular.
Segundo a OMS, mais de 8 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo — cerca de 1,2 milhão são vítimas do fumo passivo. A prevenção, por meio da informação e da cessação do tabaco, é uma das formas mais eficazes de reduzir esses números e preservar a saúde ocular e sistêmica da população.
“O tabaco também pode contribuir para o desenvolvimento do glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão intraocular. Outra consequência possível é a proptose ou exoftalmia, termo usado para descrever os olhos salientes causados pela Doença de Graves, um distúrbio que ocorre pela hiperatividade da glândula tireoide (hipertireoidismo)”, alerta o oftalmologista Pedro Antônio Nogueira Filho, chefe do Pronto Socorro do H.Olhos – Hospital de Olhos, do Grupo Vision One.
De acordo com o especialista, mesmo questões consideradas estéticas, como a queda da pálpebra, podem afetar diretamente a qualidade de vida do paciente. “Esse quadro reduz o campo visual, causa ardência, lacrimejamento constante e está diretamente ligado ao hábito de fumar”, explica o Dr. Pedro.
Além disso, a síndrome do olho seco é uma queixa recorrente entre fumantes ativos e passivos. A fumaça do cigarro contém substâncias tóxicas que agridem a superfície ocular, provocando irritação, vermelhidão e até lesões mais graves, dependendo da frequência da exposição.
“Para garantir a saúde dos olhos e prevenir doenças oculares, é fundamental consultar um oftalmologista regularmente. E, se a pessoa for fumante, uma medida extremamente importante é abandonar o uso do tabaco. Os benefícios para o organismo são quase imediatos e se refletem na saúde geral e na aparência”, reforça o oftalmologista.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...