A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cristiane Freitas, esteve em Rio das Pedras na manhã desta terça-feira (27) para fazer o lançamento do curso profissionalizante de solda. A ação faz parte do programa Caminho da Capacitação, que usa carretas para profissionalizar a população de baixa renda em todas as regiões do estado.
Em Rio das Pedras, o curso teve início na segunda-feira (26). São 30 alunos divididos em três turnos. As aulas terão duração de dez dias, com carga horária de 40 horas. A carreta está instalada na Rua Francisco Correa de Barros, em frente a Secretaria da Educação, no Centro.
“Nossa visita à Rio das Pedras tem objetivo de mostrar a importância de levar qualificação profissional para a cidade, ampliando o acesso à formação e, claro, criando mais oportunidades para homens e mulheres possam empreender ou retornar ao mercado de trabalho. Que os alunos aproveitem essa formação e transformem seus sonhos em possibilidades reais de crescimento”, disse a primeira dama Cristiane Freitas.
Programa
O Caminho da Capacitação é parte dos esforços do Governo do Estado no combate à pobreza. O programa está inserido no Superação SP, ação integrada em formato inédito para tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.
São 30 carretas com cursos profissionalizantes. O Caminho da Capacitação oferece 46 cursos gratuitos em áreas como beleza, gastronomia e tecnologia. A ação vai ampliar o acesso à capacitação para jovens e adultos a partir de 16 anos, com foco em públicos como desempregados, inscritos no CadÚnico e mulheres chefes de família.
Sobre as carretas
As carretas são totalmente adaptadas com salas de aula acessíveis, internet via Starlink, sistema de reconhecimento facial para controle de presença, monitoramento de segurança e estrutura adequada para cada curso, como equipamentos de estética, tecnologia e gastronomia, garantindo uma formação mais prática e teórica.
A circulação das carretas é organizada em ciclos regionais, atendendo grupos de municípios de forma estratégica, para que a oferta de cursos corresponda às demandas locais.
As aulas são oferecidas por profissionais do Centro Paula Souza e, ao fim, todos os alunos recebem certificado oficial de conclusão.