Primeira dama do Estado Cristiane Freitas faz lançamento de curso profissionalizante em Rio das Pedras

Primeira Dama Cristiane Freitas ressaltou a importância do programa de qualificação do Governo do Estado. Foto: Alex Calmon

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cristiane Freitas, esteve em Rio das Pedras na manhã desta terça-feira (27) para fazer o lançamento do curso profissionalizante de solda. A ação faz parte do programa Caminho da Capacitação, que usa carretas para profissionalizar a população de baixa renda em todas as regiões do estado.

Em Rio das Pedras, o curso teve início na segunda-feira (26). São 30 alunos divididos em três turnos. As aulas terão duração de dez dias, com carga horária de 40 horas. A carreta está instalada na Rua Francisco Correa de Barros, em frente a Secretaria da Educação, no Centro.

“Nossa visita à Rio das Pedras tem objetivo de mostrar a importância de levar qualificação profissional para a cidade, ampliando o acesso à formação e, claro, criando mais oportunidades para homens e mulheres possam empreender ou retornar ao mercado de trabalho. Que os alunos aproveitem essa formação e transformem seus sonhos em possibilidades reais de crescimento”, disse a primeira dama Cristiane Freitas.

 

Programa

O Caminho da Capacitação é parte dos esforços do Governo do Estado no combate à pobreza. O programa está inserido no Superação SP, ação integrada em formato inédito para tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.

São 30 carretas com cursos profissionalizantes. O Caminho da Capacitação oferece 46 cursos gratuitos em áreas como beleza, gastronomia e tecnologia. A ação vai ampliar o acesso à capacitação para jovens e adultos a partir de 16 anos, com foco em públicos como desempregados, inscritos no CadÚnico e mulheres chefes de família.

 

Sobre as carretas

As carretas são totalmente adaptadas com salas de aula acessíveis, internet via Starlink, sistema de reconhecimento facial para controle de presença, monitoramento de segurança e estrutura adequada para cada curso, como equipamentos de estética, tecnologia e gastronomia, garantindo uma formação mais prática e teórica.

A circulação das carretas é organizada em ciclos regionais, atendendo grupos de municípios de forma estratégica, para que a oferta de cursos corresponda às demandas locais.

As aulas são oferecidas por profissionais do Centro Paula Souza e, ao fim, todos os alunos recebem certificado oficial de conclusão.

Compartilhe:

Região dos bairros São Cristóvão e Bom Jardim devem ficar sem coleta por 2 dias. Fotos: Jhonny Casarin

Caminhões quebram e lixo deixa de ser recolhido em bairros de Rio das Pedras

Problema recorrente, alguns bairros de Rio das Pedras voltaram a ficar sem a coleta de lixo nesta terça-feira (12). Os dois caminhões responsáveis pela coleta quebraram durante a realização do serviço. Com isso, parte das regiões dos bairros Bom Jardim e São Cristóvão ficaram sem o recolhimento do lixo. De...
100MilhasECPA

100 Milhas Piracicaba arrecada alimentos para Fundo Social de Solidariedade

Com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, será realizada nos dias 22, 23 e 24/08 no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), a 36ª edição das 100 Milhas Piracicaba. A competição terá cunho social e o ingresso para...
Investigação avaliou 2.240 estudantes brasileiros entre 6 e 14 anos de idade. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Para estudantes com TDAH, trocar o turno de estudos pode não ser a melhor alternativa

Estudantes que frequentam aulas à tarde costumam ter um desempenho escolar melhor que os do turno matutino, apontam diversas pesquisas. Isso se deve à maior sincronicidade entre o horário das aulas e o relógio biológico dos alunos. No entanto, um estudo com crianças e adolescentes revelou que essa premissa não...