Câmara faz apelo pela manutenção do cartório eleitoral em Rio das Pedras

Gisele Rossi foi recebida pelos vereadores na sessão se segunda-feira (26). Foto: Alex Calmon

Por meio de moção de apoio, a vereadora Ana Paula Taranto demonstrou apoio pela manutenção dos servidores público municipais na atuação junto aos cartórios eleitorais de Rio das Pedras. A apoio se estende à manifestação conjunta dos Juízes Eleitorais, Chefes de Cartório e Assistentes das Zonas Eleitorais do Estado de São Paulo, bem como ao pleito do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud), que solicitam a suspensão da devolução dos servidores públicos requisitados à Justiça Eleitoral, prevista para ocorrer em 30 de junho de 2025. A iniciativa foi assinada por todos os vereadores.

De acordo com Taranto, a devolução dos servidores requisitados, que atualmente suprem a carência de pessoal nos cartórios eleitorais, acarretará graves prejuízos às atividades administrativas e à organização do processo eleitoral.

“Até o momento, não foi apresentado plano efetivo de reposição dos quadros afetados, seja por meio de novos concursos públicos, cargos em comissão ou outro modelo de reforço estrutural, o que poderá comprometer severamente os serviços prestados à população e à realização das Eleições Gerais de 2026”, explica a vereadora.

Para a parlamentar, há riscos à segurança dos dados sensíveis da Justiça Eleitoral e à regularidade dos processos democráticos que sempre pautaram o sistema eleitoral brasileiro.

“A Câmara Municipal de Rio das Pedras–SP manifesta total apoio à prorrogação da permanência dos servidores requisitados junto à Justiça Eleitoral e se junta ao pleito encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, solicitando a suspensão da devolução prevista para junho de 2025 até que se implemente uma solução definitiva que assegure o pleno funcionamento dos cartórios eleitorais em todo o Estado de São Paulo”, conclui Ana Paula Taranto.

A vereadora destacou ainda o trabalho executado pelos servidores públicos municipais disponibilizados pela Prefeitura para a Justiça Eleitoral. Gisele Rossi, presente na sessão ordinária da Câmara, foi saudada com uma salva de palmas.

 

Gisele Aparecida Rossi

Ingressou no serviço público municipal em 1º de agosto de 2002 para atuar nos setores de tesouraria e protocolo. Em 2008 foi requisitada pelo Cartório Eleitoral para atuar no Posto de Atendimento ao Eleitor de Rio das Pedras. “Ao longo de sua trajetória, Gisele sempre se destacou pelo profissionalismo, dedicação e pelo respeito no atendimento aos cidadãos, contribuindo de forma expressiva para o fortalecimento da democracia e para o bom funcionamento do serviço público em nosso município”, ressaltou Ana Paula Taranto.

 

Sérgio Ricardo de Souza

Servidor requisitado de 2015 a 2023 pela Justiça Eleitoral, retornou em 2024 para trabalhar no cartório da 244ª Zona Eleitoral, que atende as cidades de Charqueada, Rio das Pedras e Piracicaba.

Desempenha funções que seria de um analista judiciário do quadro do TRE. Analisa processos, elabora pareceres, faz minuta de despachos em sentenças em processos judiciais e administrativos, bem como efetua treinamentos a mesários e apoios logísticos em época de eleição. “Já atuou como chefe de cartório substituto, em razão de ser reconhecida a capacidade que demonstrou durante todo o período que vem trabalhando junto a Justiça Eleitoral”, lembrou Taranto.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Tutinho prefeito Com o período de férias do prefeito Marcos Buzetto, o vice Tutinho assume a cadeira por 15 dias. Durante os primeiros dias, nesta semana, o prefeito em exercício tem aproveitado para aparecer nas redes sociais da Prefeitura. Nesta quinta-feira (16) anunciou a implementação de uma unidade do Senai...
Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Pelo sexto ano seguido, o município de Rio das Pedras recebeu a pior nota no Índice de Eficiência da gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico usada pelo Tribunal de Conta do Estado de São Paulo (TCE-SP) para avaliar a efetividade das prefeituras. A administração municipal recebeu nota C nas sete...
CAPA Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa; Saltinho está entre melhores do Estado

Saltinho é reconhecida como uma das melhores cidades em eficiência administrativa

O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais. Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+...