Terreno no Alvorada volta a ser ponto de descarte irregular de lixo

Entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022 o espaço também foi usado como local de descarte irregular. Foto: Alex Calmon

O terreno de área institucional da Prefeitura, localizado na esquina da rua Cristina Taranto Paris e Avenida Benedito Ignácio, no bairro Alvorada, voltou a ser ponto de descarte irregular de lixo e entulho. De acordo com o secretário de Obras, Carlos Defavari, o espaço é utilizado pela pasta para acumular terra para intervenções feitas pela Prefeitura.

“Quando retiramos terra para realizar uma obra, depositamos temporariamente nesse terreno. Ou enquanto, quando será realizada uma obra em um espaço pequeno, onde não cabe o caminhão grande, deixamos a terra no local e vamos retirando aos poucos”, explicou Defavari.

Contudo, ao observar o espaço com mais cautela, é possível verificar que foram descartados também restos de material de construção, colchões, pedaços de madeira, sofás e muito lixo.

 

Recorrente

O espaço já foi utilizado como ponto irregular de descarte de lixo e entulho. Em novembro de 2021, a reportagem do jornal O Verdadeiro esteve no local e alertou a respeito do acúmulo de materiais inservíveis.

Em fevereiro do ano seguinte, com a situação ainda mais agravada, o caso foi parar na Câmara de Vereadores. Na ocasião, o parlamentar Professor Geraldo solicitou a limpeza da área e instalação de placas indicando a proibição de jogar lixo e entulho. A então vereadora Vanessa Botam, por meio de requerimento, perguntou se a Prefeitura autorizou o descarte de lixo e entulho. A edil anexou em seu questionamento, na época, a matrícula do terreno, que é de propriedade do Município. O terreno está próximo a uma Área de Preservação Ambiental (APP).

 

Proibição

A Lei Municipal 3.398 estabelece que é proibido o descarte irregular de lixo e resíduos sólidos em terrenos baldios, vias públicas, praças, áreas verdes e demais locais impróprios.

O descumprimento da lei prevê advertência por escrito e multa, que dobra de valor em caso de reincidência, com a obrigação da remoção do lixo descartado irregularmente.

 

Terreno é área institucional pertencente à Prefeitura. Foto: Alex Calmon

Compartilhe:

Asfalto foi feito em setembro de 2024. Foto: Alex Calmon

Asfalto da Estrada do Borsato já tem vários pontos deteriorados

A Estrada Municipal Paulo Martins da Silveira (RDP-010), mais conhecida como Estrada do Borsato, já tem a formação de buracos e borrachudos. Em alguns pontos o asfalto parece esfarelar. O trecho faz parte dos cerca de dois quilômetros asfaltados em setembro no ano passado. Em apenas oito meses o asfalto...
HaVagas

PAT de Rio das Pedras e Piracicaba têm vagas de emprego em diversas áreas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio das Pedras oferece vagas de emprego para várias áreas de atuação. São nove carreiras disponíveis: tratorista, operador de roçadeira, operador de equipamentos, lubrificador, mecânico, motorista, líder de equipe, encarregado de conservação e ajudante de serviços gerais. De acordo com o secretário...
Todos os espaços do Poliesportivo estão abandonados, quebrados e com obras inacabadas. Foto: Alex Calmon

Estado de abandono do Poliesportivo preocupa moradores

Centro Educacional Raul Cesar Urbano, mais conhecido como Poliesportivo, entre os bairros São Cristóvão, Codespaulo e Jardim Montagnani, está abandonado pela atual administração. O mato cresce pelos canteiros. Brinquedos do parquinho infantil de madeira estão quebrados, com pregos sobressalentes, tábuas soltas e balanço amarrado com saco plástico. Na academia ao ar...