Asfalto da Estrada do Borsato já tem vários pontos deteriorados

Asfalto foi feito em setembro de 2024. Foto: Alex Calmon

A Estrada Municipal Paulo Martins da Silveira (RDP-010), mais conhecida como Estrada do Borsato, já tem a formação de buracos e borrachudos. Em alguns pontos o asfalto parece esfarelar. O trecho faz parte dos cerca de dois quilômetros asfaltados em setembro no ano passado. Em apenas oito meses o asfalto recém construído está se deteriorando.

De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de Rio das Pedras, a empresa vencedora da licitação e responsável pela realização da obra é a Projecon Projetos e Construção Civil Piracicaba Ltda. O custo da obra para os cofres públicos foi de R$ 2,8 milhões, valor já pago pela Prefeitura. A data da assinatura do contrato é 16 de fevereiro de 2024, mas a obra foi realizada apenas no período eleitoral.

No Portal da Transparência não consta nenhum documento referente a licitação, nem mesmo o edital e contrato. De acordo com o processo licitatório, apenas uma empresa concorreu no certame.

Nas redes sociais, a situação começa a ganhar repercussão. O perfil “O Negociador Rdp”, de Cassiano Souza, publicou fotos e alertou: “asfalto com menos de um ano que foi feito. Creio eu que não foi barato”.

Nos comentários, muitos associam a obra às eleições municipais de 2024. Outros questionam a qualidade. “É de açúcar”, afirma Edson Júnior. “Esse foi lamentável. Foi bom enquanto durou”, escreveu Aline Lopes Silva.

Michelle Rodrigues também alerta: “A cegueira impressiona. E ninguém investiga, denuncia, reclama, se movimente. Cidade parada no tempo”. Marcelo Domingues completa: “serviço mal feito”.

Kemily Mayara afirma que passa pelo local todos os dias para ir ao trabalho. “Essa estrada passa muitos caminhões pesados, um dos motivos da rodovia estar assim”, alerta.

O outro lado

A reportagem do jornal O Verdadeiro questionou a Prefeitura a respeito da execução da obra. Perguntou se a empresa responsável pela obra será notificada para reparar o asfalto ou se a Secretaria de Obras faria operação tapa-buracos. Contudo, até o fechamento desta edição o Departamento de Comunicação não respondeu aos questionamentos.

Confira algumas fotos do trecho de dois quilômetros:

Compartilhe:

Entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022 o espaço também foi usado como local de descarte irregular. Foto: Alex Calmon

Terreno no Alvorada volta a ser ponto de descarte irregular de lixo

O terreno de área institucional da Prefeitura, localizado na esquina da rua Cristina Taranto Paris e Avenida Benedito Ignácio, no bairro Alvorada, voltou a ser ponto de descarte irregular de lixo e entulho. De acordo com o secretário de Obras, Carlos Defavari, o espaço é utilizado pela pasta para acumular...
HaVagas

PAT de Rio das Pedras e Piracicaba têm vagas de emprego em diversas áreas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio das Pedras oferece vagas de emprego para várias áreas de atuação. São nove carreiras disponíveis: tratorista, operador de roçadeira, operador de equipamentos, lubrificador, mecânico, motorista, líder de equipe, encarregado de conservação e ajudante de serviços gerais. De acordo com o secretário...
Todos os espaços do Poliesportivo estão abandonados, quebrados e com obras inacabadas. Foto: Alex Calmon

Estado de abandono do Poliesportivo preocupa moradores

Centro Educacional Raul Cesar Urbano, mais conhecido como Poliesportivo, entre os bairros São Cristóvão, Codespaulo e Jardim Montagnani, está abandonado pela atual administração. O mato cresce pelos canteiros. Brinquedos do parquinho infantil de madeira estão quebrados, com pregos sobressalentes, tábuas soltas e balanço amarrado com saco plástico. Na academia ao ar...