Capivari recebe sirene com telemetria para alertas contra inundações

O Governo de São Paulo dá mais um passo importante neste sábado (17) na prevenção de desastres naturais com a instalação de uma nova sirene equipada com tecnologia de telemetria no município de Capivari, na região de Campinas. O equipamento integra o Sistema de Alerta de Aviso de Risco e permitirá maior agilidade e precisão na emissão de avisos de emergência em caso de cheias do Rio Capivari. A ação da Defesa Civil do estado ocorre em parceria com a SP Águas (Agência de Águas de São Paulo), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Nos últimos anos, o município enfrentou diversas ocorrências de inundações, principalmente em períodos de chuvas intensas. As cheias do Rio Capivari também causam transtornos em municípios vizinhos, por onde passa o curso do rio. Em janeiro de 2023, por exemplo, o transbordamento do rio provocou alagamentos em bairros como Centro, São João e Padovani, afetando dezenas de famílias. Já em fevereiro de 2020, uma sequência de chuvas elevou o nível do rio acima da cota de emergência, exigindo a atuação das equipes da Defesa Civil municipal e estadual.

Com a nova sirene, a população das áreas de risco será alertada com maior antecedência, ganhando tempo para se proteger. A tecnologia de telemetria instalada no ponto de monitoramento permite o acompanhamento em tempo real do nível do rio, transmitindo os dados diretamente ao Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado.

A ação integra a estratégia do Governo do Estado de ampliar a cobertura dos sistemas de alerta e reduzir o risco de desastres, especialmente em municípios com histórico recorrente de inundações. A instalação em Capivari também prevê um trabalho de orientação à população sobre como reagir ao acionamento das sirenes.

“Investimento em prevenção é prioridade na nossa gestão. Esta já é a sétima sirene instalada em área de risco e a segunda voltada para risco de inundação, o que é algo inovador, pois não tínhamos um sistema que alertasse a população sobre a cheia de um rio. Temos certeza de que a população de Capivari estará mais protegida a partir de agora”, acrescentou o Coronel Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil.

Compartilhe:

Mother comforting her sad daughter while sitting in waiting room in the hospital and wearing protective face masks.

Estado de Emergência: Piracicaba prepara decreto devido ao aumento de casos de gripe em crianças

A Prefeitura de Piracicaba trabalha na elaboração de um decreto de situação de emergência em saúde pública em função do aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente, em crianças. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, medidas como essa foram tomadas em diversos municípios de porte igual ao de Piracicaba, entre eles...
TarefaSP

IA vai apoiar professores na correção de tarefas em SP

Estudantes da rede estadual de ensino terão apoio de inteligência artificial para a correção de atividades da ferramenta TarefaSP, destinada a lições de casa. Um projeto-piloto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino...
40ª Festa das Nações segue até domingo (18), no Engenho Central01

40ª Festa das Nações segue até domingo (18), no Engenho Central

Celebrando sua 40ª edição, a Festa das Nações começou nesta quarta-feira (14). Até domingo (18), o Engenho Central se torna espaço de solidariedade, muita cultura e gastronomia diversificada. Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização...