Capivari recebe sirene com telemetria para alertas contra inundações

O Governo de São Paulo dá mais um passo importante neste sábado (17) na prevenção de desastres naturais com a instalação de uma nova sirene equipada com tecnologia de telemetria no município de Capivari, na região de Campinas. O equipamento integra o Sistema de Alerta de Aviso de Risco e permitirá maior agilidade e precisão na emissão de avisos de emergência em caso de cheias do Rio Capivari. A ação da Defesa Civil do estado ocorre em parceria com a SP Águas (Agência de Águas de São Paulo), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Nos últimos anos, o município enfrentou diversas ocorrências de inundações, principalmente em períodos de chuvas intensas. As cheias do Rio Capivari também causam transtornos em municípios vizinhos, por onde passa o curso do rio. Em janeiro de 2023, por exemplo, o transbordamento do rio provocou alagamentos em bairros como Centro, São João e Padovani, afetando dezenas de famílias. Já em fevereiro de 2020, uma sequência de chuvas elevou o nível do rio acima da cota de emergência, exigindo a atuação das equipes da Defesa Civil municipal e estadual.

Com a nova sirene, a população das áreas de risco será alertada com maior antecedência, ganhando tempo para se proteger. A tecnologia de telemetria instalada no ponto de monitoramento permite o acompanhamento em tempo real do nível do rio, transmitindo os dados diretamente ao Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado.

A ação integra a estratégia do Governo do Estado de ampliar a cobertura dos sistemas de alerta e reduzir o risco de desastres, especialmente em municípios com histórico recorrente de inundações. A instalação em Capivari também prevê um trabalho de orientação à população sobre como reagir ao acionamento das sirenes.

“Investimento em prevenção é prioridade na nossa gestão. Esta já é a sétima sirene instalada em área de risco e a segunda voltada para risco de inundação, o que é algo inovador, pois não tínhamos um sistema que alertasse a população sobre a cheia de um rio. Temos certeza de que a população de Capivari estará mais protegida a partir de agora”, acrescentou o Coronel Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil.

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...