Pais e alunos do Projeto Voleibol vão à Câmara pedir transporte

Grupo conversou com vereadores após a sessão. Foto: Alex Calmon

Pais, alunos e dirigentes do Projeto Voleibol de Rio das Pedras estiveram na Câmara Municipal para pedir apoio dos vereadores em conseguir transporte para jogos foram da cidade e por mais um dia de horário para treino no Ginásio. No início deste ano, a Prefeitura cortou um dos dias de treinos e disponibilizou apenas um transporte por mês para jogos em outras cidades.

“Hoje contamos com cerca de 200 crianças treinando conosco. Até o ano passado tínhamos horário para treinar de terça e quinta-feira, das 18 às 22 horas, e aos sábados do meio dia às 16 horas. Para esse ano foi tirado nosso treino de quinta-feira, reduzindo em um terço nosso período para trabalhar com as crianças”, explica Vanessa Botam, voluntária do projeto.

Outro corte relatado é do transporte dos atletas. “Estamos inscritos em cinco categorias da Liga de Voleibol de Sorocaba e Região, principal competição da nossa região. Levamos o nome de Rio das Pedras com muito orgulho em nosso uniforme e em nosso grito de incentivo antes de iniciar os jogos. Ter um transporte disponível por mês não é suficiente para atender as necessidades da equipe”, afirma Vavá Silva, técnico das equipes.

Iniciado há mais de 40 anos, o projeto trabalha com crianças a partir dos 7 anos. Sem fins lucrativos e dirigido por voluntários, o grupo esportivo custeia uniformes, material, inscrições e arbitragem de campeonatos, bem como alimentação dos atletas com recursos próprios provenientes de ações de venda de sorvete, pizza e outros.

Reclamação é quanto ao corte de transporte e horário de treino no ginásio. Foto: Alex Calmon

“O principal objetivo do projeto sempre foi mais do que formar atletas: é formar cidadãos. Lá, crianças e adolescentes aprendem sobre respeito, disciplina, convivência e valores que carregam para a vida. O esporte se torna ferramenta de transformação social. Além disso, o projeto leva o nome de Rio das Pedras com orgulho por onde passa, com muito empenho e representatividade em cada competição”, ressaltou o vereador Leandro Penatti durante sua fala na sessão camarária.

O vereador Jhony do Depósito, que também falou sobre o assunto na sessão, contou que foi procurado por pais de atletas para relatar as dificuldades com o transporte. “Os pais me contaram que estão se revezando para levar as crianças aos jogos. Passei na Garagem Municipal e vi que alguns estão quebrados. Peço que a secretaria responsável dê atenção a esse grupo, que dá tudo pelo esporte, que é saúde. Peço ao Executivo que atenda com o digno transporte para esses atletas, assim como sempre fizeram”, declarou Jhony.

“Ao longo desses anos, o Projeto Voleibol conquistou a confiança dos pais, o respeito da comunidade e uma credibilidade que se mantém sólida pela seriedade de sua atuação. No entanto, infelizmente, temos percebido que essa credibilidade e esse valor social nem sempre são reconhecidos pela atual administração. Isso nos preocupa, pois projetos como este merecem ser vistos como aliados da gestão pública, não como obstáculos. Sabemos que administrar é equilibrar prioridades, mas também sabemos que o esporte é investimento e não custo. Por isso, deixo aqui um apelo respeitoso à Prefeitura: que possamos, por meio de diálogo e cooperação, encontrar uma solução para garantir o transporte dos nossos jovens atletas em competições realizadas fora da cidade. Seja por termos de cooperação, seja por reorganização de logística, é plenamente possível viabilizar esse apoio essencial ao desenvolvimento esportivo e social das nossas crianças e adolescentes”, finalizou Leandro Penatti.

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...