Pais e alunos do Projeto Voleibol vão à Câmara pedir transporte

Grupo conversou com vereadores após a sessão. Foto: Alex Calmon

Pais, alunos e dirigentes do Projeto Voleibol de Rio das Pedras estiveram na Câmara Municipal para pedir apoio dos vereadores em conseguir transporte para jogos foram da cidade e por mais um dia de horário para treino no Ginásio. No início deste ano, a Prefeitura cortou um dos dias de treinos e disponibilizou apenas um transporte por mês para jogos em outras cidades.

“Hoje contamos com cerca de 200 crianças treinando conosco. Até o ano passado tínhamos horário para treinar de terça e quinta-feira, das 18 às 22 horas, e aos sábados do meio dia às 16 horas. Para esse ano foi tirado nosso treino de quinta-feira, reduzindo em um terço nosso período para trabalhar com as crianças”, explica Vanessa Botam, voluntária do projeto.

Outro corte relatado é do transporte dos atletas. “Estamos inscritos em cinco categorias da Liga de Voleibol de Sorocaba e Região, principal competição da nossa região. Levamos o nome de Rio das Pedras com muito orgulho em nosso uniforme e em nosso grito de incentivo antes de iniciar os jogos. Ter um transporte disponível por mês não é suficiente para atender as necessidades da equipe”, afirma Vavá Silva, técnico das equipes.

Iniciado há mais de 40 anos, o projeto trabalha com crianças a partir dos 7 anos. Sem fins lucrativos e dirigido por voluntários, o grupo esportivo custeia uniformes, material, inscrições e arbitragem de campeonatos, bem como alimentação dos atletas com recursos próprios provenientes de ações de venda de sorvete, pizza e outros.

Reclamação é quanto ao corte de transporte e horário de treino no ginásio. Foto: Alex Calmon

“O principal objetivo do projeto sempre foi mais do que formar atletas: é formar cidadãos. Lá, crianças e adolescentes aprendem sobre respeito, disciplina, convivência e valores que carregam para a vida. O esporte se torna ferramenta de transformação social. Além disso, o projeto leva o nome de Rio das Pedras com orgulho por onde passa, com muito empenho e representatividade em cada competição”, ressaltou o vereador Leandro Penatti durante sua fala na sessão camarária.

O vereador Jhony do Depósito, que também falou sobre o assunto na sessão, contou que foi procurado por pais de atletas para relatar as dificuldades com o transporte. “Os pais me contaram que estão se revezando para levar as crianças aos jogos. Passei na Garagem Municipal e vi que alguns estão quebrados. Peço que a secretaria responsável dê atenção a esse grupo, que dá tudo pelo esporte, que é saúde. Peço ao Executivo que atenda com o digno transporte para esses atletas, assim como sempre fizeram”, declarou Jhony.

“Ao longo desses anos, o Projeto Voleibol conquistou a confiança dos pais, o respeito da comunidade e uma credibilidade que se mantém sólida pela seriedade de sua atuação. No entanto, infelizmente, temos percebido que essa credibilidade e esse valor social nem sempre são reconhecidos pela atual administração. Isso nos preocupa, pois projetos como este merecem ser vistos como aliados da gestão pública, não como obstáculos. Sabemos que administrar é equilibrar prioridades, mas também sabemos que o esporte é investimento e não custo. Por isso, deixo aqui um apelo respeitoso à Prefeitura: que possamos, por meio de diálogo e cooperação, encontrar uma solução para garantir o transporte dos nossos jovens atletas em competições realizadas fora da cidade. Seja por termos de cooperação, seja por reorganização de logística, é plenamente possível viabilizar esse apoio essencial ao desenvolvimento esportivo e social das nossas crianças e adolescentes”, finalizou Leandro Penatti.

Compartilhe:

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy

Receita retida: entenda como fica a venda de canetas emagrecedoras

Farmácias e drogarias de todo o país passaram a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira (27), e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para...
Atividades para colorir podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade porque, muito provavelmente, promovem um estado de relaxamento semelhante à meditação

Hábito de colorir livros pode trazer benefícios à saúde mental

Estar constantemente conectado às redes sociais pode causar problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, ainda mais em um mundo no qual as informações estão cada vez mais digitalizadas e que o tempo gasto em aplicativos é cada vez maior. Como forma de diminuir o tempo gasto nas redes, muitas...