Rio das Pedras e outras oito cidades da região receberão o projeto Carretas Itinerantes de Qualificação Profissional, do Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo. Apresentado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, o programa levará cursos gratuitos de capacitação profissional para todas as regiões do Estado com foco nos cidadãos de maior vulnerabilidade social por meio de carretas-escola equipadas.
A ação reforça o compromisso do Governo de São Paulo com o desenvolvimento social por meio da qualificação, da geração de renda e estímulo empreendedorismo.
“Essa é mais uma oportunidade de levar aos municípios o desenvolvimento social. A qualificação profissional é a porta de saída da vulnerabilidade, já que oferece ao cidadão ferramentas para construir um caminho rumo à autonomia financeira e à melhoria da qualidade de vida”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.
Neste primeiro ciclo, nove municípios da região de Campinas participam do programa, com início previsto para junho. Serão oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, bem-estar e gastronomia. O programa contará com mais de 30 carretas que percorrerão o Estado, oferecendo formações alinhadas à demanda no mercado de trabalho. Todo o conteúdo dos cursos é desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza e o Sebrae.
Para definir os primeiros municípios que irão integrar o projeto, a presidente do Fundo Social estadual esteve nas cidades de Indaiatuba e Capivari para alinhar os detalhes operacionais do primeiro ciclo do programa.
Durante o encontro com os municípios foram tratados temas como a chegada das carretas, a infraestrutura necessária, a logística de execução dos cursos e a realização das cerimônias de formatura dos alunos.
Participam do primeiro ciclo recebendo as carretas as cidades de Capivari, Indaiatuba, Cabreúva, Itupeva, Elias Fausto, Rafard, Mombuca, Rio das Pedras e Monte Mor.
Carretas Itinerantes de Qualificação Profissional
O projeto contará com três veículos percorrendo as regiões mais vulneráveis do estado, oferecendo à população cursos em áreas estratégicas e de alta demanda no mercado de trabalho. Serão oferecidos cursos nas áreas de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Aplicativos, Cuidados com Animais de Estimação, Reaproveitamento de Alimentos e Gastronomia.
Cada um dos três cursos terá duração de duas semanas e será oferecido gratuitamente. Ao término, os participantes receberão um certificado emitido pelo Fundo Social de São Paulo. Todo o conteúdo das formações será desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza e o Sebrae.
A definição dos cursos levou em conta áreas de conhecimento que possuem alta demanda no mercado de trabalho atual. O foco do projeto é a qualificação profissional dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade, o estímulo à inserção no mercado de trabalho, a geração de oportunidades e o empreendedorismo.