Escola do Comércio celebra 51 anos do curso de contabilidade

Quadro com os alunos e professores da turma de 1974. Foto: Alex Calmon

O tradicional Curso Técnico em Contabilidade, ministrado da Escola Municipal Contador Waldomiro Domingos Justolim – a Escola do Comércio –, completa 51 anos de existência. Para celebrar a data, será realizada a primeira noite cultural, com apresentações musicais, palestras e homenagens. O evento é gratuito e aberto ao público.

O evento, que será realizado no dia 25 de abril (sexta-feira), a partir das 19 horas, no Centro Educacional e Pedagógico, terá apresentação musical do pianista Guilherme José Teixeira Alves e da cantora Eliane Vidal, que participou do programa The Voice Brasil.

A primeira palestra da noite será com o psicólogo clínico e coach, Luiz Carlos Caetano da Silva. O palestrante falará sobre os desafios do mundo moderno. Já na segunda palestra, com Vitor Alexander Vieira, o tema será o futuro da contabilidade.

Representando aos estudantes da primeira turma do curso serão homenageados os ex-alunos Luis Antônio Arthuso e Irene Vendrame Amaral Mello. Ambos também foram professores do curso.

“Será uma noite de encontro entre ex-alunos e professores que levam para a vida os ensinamentos que tiveram no curso de contabilidade. Será também uma oportunidade de incentivar a inscrição de novos estudantes no curso”, ressalta a professora Elenilza Pimpinato, coordenadora do Curso Técnico em Contabilidade.

Bate-papo

No dia seguinte (sábado, 26), será realizado o Círculo de Cultura, “sofá de ideias e reflexões”. A atividade, que acontecerá das 9h30 às 11h, reunirá estudantes atuais, ex-alunos e professores para debater temais mais específicos da contabilidade, voltado ao mercado de trabalho.

O curso

O curso, que reunia estudantes da região, com ônibus vindos de cidades como Capivari e Saltinho, atualmente tem duração de 18 meses (um ano e seis meses). A autorização de instalação foi publicada no Diário Oficial do Estadio em 13 de abril de 1972. Por seu um curso técnico, o aluno precisa fazer concomitante com o nível médio ou já ter finalizado.

O objetivo do curso é atender ao mercado de trabalho da cidade e região como um elemento facilitador para jovens terem condições de competir no mercado de trabalho. Por essa razão, diversas empresas solicitam o encaminhamento de estudantes para estágio e muitos deles para posterior efetivação nos cargos.

O curso visa formar profissionais qualificados, plenamente conscientes do significado de suas ações no âmbito de sua profissão e as relações com a sociedade em que vive, de forma ética, crítica e atuante, para que, com eficiência, exerça sua função de organizar, executar, interpretar e supervisionar desde a escrituração até a elaboração de relatórios contábeis, tendo condições de diagnosticar a situação econômica e financeira da empresa, auxiliando na tomada de decisões.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Tutinho prefeito Com o período de férias do prefeito Marcos Buzetto, o vice Tutinho assume a cadeira por 15 dias. Durante os primeiros dias, nesta semana, o prefeito em exercício tem aproveitado para aparecer nas redes sociais da Prefeitura. Nesta quinta-feira (16) anunciou a implementação de uma unidade do Senai...
Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Pelo sexto ano seguido, o município de Rio das Pedras recebeu a pior nota no Índice de Eficiência da gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico usada pelo Tribunal de Conta do Estado de São Paulo (TCE-SP) para avaliar a efetividade das prefeituras. A administração municipal recebeu nota C nas sete...
CAPA Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa; Saltinho está entre melhores do Estado

Saltinho é reconhecida como uma das melhores cidades em eficiência administrativa

O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais. Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+...