Rio das Pedras tem 10 casos confirmados de dengue

A Secretaria da Saúde de Rio das Pedras emitiu, nesta terça-feira (1), boletim epidemiológico a respeito dos casos de dengue confirmados no município este ano. Nesta semana foram confirmados quatro novos casos, com total de dez em 2025.

Ao todo são mais de 200 casos notificados, sendo dez confirmados, 59 em investigação e 131 descartados. Essa informação é Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES), do Estado de São Paulo.

A confirmação dos casos é feita pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Ministério da Saúde.

Confira a situação de cada novo caso confirmado:

  • Homem de 35 anos, residente no Bom Retiro, atendido na UPA Piracicamirim, em Piracicaba. O caso foi notificado em 26/02 e confirmado no sistema Sinan.
  • Mulher de 64 anos, moradora da área rural de Rio das Pedras. O caso foi notificado em 07/01 e confirmado recentemente no sistema Sinan, após realização de exame no Hospital Unimed de Piracicaba.
  • Homem de 44 anos, residente em Rio das Pedras, mas positivado em Sandovalina (SP). A notificação foi gerada para o município de Rio das Pedras. O caso foi positivado em 19/03, mas reportado apenas nessa semana no sistema municipal.
  • Mulher de 22 anos, moradora do bairro Bom Jesus. Positivada em 24/03, no Hospital Unimed Piracicaba.

 

Suspeita

Em caso de suspeita de dengue, o paciente pode buscar atendimento em uma das UBS ou no Pronto Socorro do município. Todas as unidades de saúde estão equipadas com testes, inclusive o NS1, que é um teste rápido para diagnosticar a doença com um dia de sintomas. Esse procedimento agiliza o diagnóstico. É a primeira vez que o exame é oferecido pela Rede Municipal de Saúde.

Para os casos com sintomas mais agudos, como fortes dores, febre alta e hemorragia, a orientação é buscar atendimento junto ao Pronto Socorro Municipal. Outra orientação importante é para que os pacientes não se automediquem. A medicação deve ser feita somente após orientação médica.

 

Vacina

A Rede Municipal de Saúde está vacinando crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A imunização é feita todas as segundas-feiras, das 7h30 às 11h, na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa. Até o momento, apenas 15% do público alvo foi vacinado.

 

Ações de controle

A Prefeitura de Rio das Pedras, por meio de campanhas educativas, tem reforçado a importância de medidas preventivas de combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre as orientações estão o uso contínuo de repelente nas áreas expostas do corpo; eliminação de focos com água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas; uso de telas e mosquiteiros nas áreas de repouso.

 

Informações e denúncias

A Secretaria da Saúde disponibiliza um canal de comunicação via WhatsApp para informações sobre a doença e denúncias sobre possíveis focos de proliferação do mosquito. O número é o (19) 9.9417-3586.

“Contamos com a colaboração de todos para intensificar o combate ao mosquito transmissor de doenças e proteger a saúde de nossa população”, finaliza o boletim da Vigilância Epidemiológica.

Compartilhe:

100MilhasECPA

100 Milhas Piracicaba arrecada alimentos para Fundo Social de Solidariedade

Com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, será realizada nos dias 22, 23 e 24/08 no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), a 36ª edição das 100 Milhas Piracicaba. A competição terá cunho social e o ingresso para...
Investigação avaliou 2.240 estudantes brasileiros entre 6 e 14 anos de idade. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Para estudantes com TDAH, trocar o turno de estudos pode não ser a melhor alternativa

Estudantes que frequentam aulas à tarde costumam ter um desempenho escolar melhor que os do turno matutino, apontam diversas pesquisas. Isso se deve à maior sincronicidade entre o horário das aulas e o relógio biológico dos alunos. No entanto, um estudo com crianças e adolescentes revelou que essa premissa não...
Unesp

Vestibular Unesp 2026 vai oferecer vagas em 136 cursos de graduação em 24 cidades paulistas

A resolução do Vestibular 2026 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com oferta total de 7.690 vagas em 24 cidades, foi publicada no Diário Oficial/SP desta sexta-feira (8) e pode ser consultada nos sites da Unesp e da Fundação Vunesp, responsável pelo exame. Os endereços são vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. A Unesp destinará ainda 934 vagas ao...