Helinho Zanatta é eleito presidente do PCJ Federal

Prefeito Helinho Zanatta durante discurso na Plenária do Comitês PCJ onde foi eleito presidente Federal dos comitês de bacias. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba.

O prefeito Helinho Zanatta foi eleito presidente do CBH-PCJ (Comitê Paulista) e do PCJ Federal nesta sexta-feira, 28/03, durante a 33ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A plenária reuniu cerca de 100 pessoas representantes dos governos federal e estaduais, além dos municípios que integram toda a Bacia PCJ no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep). Além da eleição da diretoria, houve a posse dos membros eleitos da sociedade civil (usuários de recursos hídricos e organizações civis) e indicados pelos municípios e órgãos governamentais (União e Estados de São Paulo e Minas Gerais).

Helinho foi eleito presidente do CBH-PCJ (Comitê Paulista) e do PCJ Federal por unanimidade para o biênio 2025-2027. “É uma honra recepcionar uma reunião como essa, num momento em que a gente vai tomar decisões importantes e assumir muitos compromissos, principalmente agora eleito presidente federal do PCJ. Precisamos pensar antecipadamente nos problemas e não somente resolver crises somente quando elas acontecem, precisamos ir além, ter essa interação entre as autoridades para tentar evitar os problemas e nosso foco é pensar no futuro, na possibilidade de crise hídrica nas bacias do PCJ. Estamos aqui para escolher caminhos em busca da solução deste e de outros problemas”, ressaltou o prefeito de Piracicaba.

Como vice-presidente do CBH-PCJ e 2º vice-presidente do PCJ Federal, os membros dos Comitês PCJ escolheram Marco Antônio dos Santos, representante da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). Mylena Nascimento Rodrigues de Oliveira, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), foi eleita a 1ª vice-presidente do PCJ Federal e presidente do CBH-PJ1; Raquel Landgraf Siqueira, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, é a 3ª vice-presidente do PCJ Federal; Denis Herisson da Silva, da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de SP, é o secretário-executivo do CBH-PCJ e do PCJ Federal; e André Luiz Sanchez Navarro, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil-SP), é o secretário-executivo adjunto.

A organização da Plenária é realizada pela Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos da Agência das Bacias PCJ. O novo mandato dos membros e diretoria tem início hoje, sexta-feira, 28/03/25, e vai até 31/03/2027.

Ronald Pereira, presidente do Semae, participou da reunião e disse estar animado com as discussões sobre saneamento e recursos hídricos com o PCJ. “O prefeito Helinho tem experiência e vai colaborar com todos os municípios integrantes do PCJ. Temos muitas demandas importantes na nossa cidade e região que precisam de urgência. Esperamos boas novidades para preservação dos mananciais e também no enfrentamento nos problemas quanto ao abastecimento de água não só em Piracicaba, mas em toda a região”, completou.

Além das diretorias do CBH-PCJ e PCJ Federal e Secretaria-Executiva dos Comitês, membros dos quatro segmentos que integram os colegiados – órgãos de governo, municípios, usuários de recursos hídricos e organizações civis – escolheram os representantes dos municípios paulistas no CRH-SP (Conselho Estadual de Recursos Hídricos), CMC-SP (Conselho Estadual de Mudanças Climáticas) e CONESAN-SP (Conselho Estadual de Saneamento).

Também foram indicados representantes dos Comitês PCJ nos Fóruns Paulista e Nacional de Comitês de Bacias e na Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), além de eleitos representantes que compõem a Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL). A CT-PL atua como instância preliminar dos Comitês PCJ para apreciar propostas relacionadas a financiamentos de interesse regional e priorização de projetos e obras, além de integrar e articular as ações das demais Câmaras Técnicas, bem como a de consolidar pareceres dessas Câmaras a serem submetidos aos Plenários dos Comitês PCJ.

Compartilhe:

Com a instituição da Loteria Municipal, valores apostados permaneceriam na cidade, beneficiando diretamente a população. Foto: Prefeitura de Piracicaba

Prefeitura de Piracicaba espera arrecadar R$ 75 milhões por ano com loteria municipal

A Prefeitura de Piracicaba espera arrecadar R$ 75 milhões ao ano com a implantação de uma loteria municipal. O prefeito Helinho Zanatta enviou à Câmara Municipal, para votação, Projeto de Lei que institui o Serviço Público de Loteria Municipal em Piracicaba. A proposta surge como uma oportunidade de atuar de...
Para denunciar, é fundamental que a pessoa forneça a maior quantidade de detalhes à polícia

Polícia Civil de SP registra aumento de denúncias de pedofilia na internet; veja como usar o Disque 100

O Disque 100, canal de denúncias anônimas voltado a casos de violações de direitos humanos, registrou um aumento expressivo de ligações informando sobre supostos casos de exploração de menores na internet na última semana. A 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à...
Simespi prevê 5 mil demissões em Piracicaba a partir de novembro

Simespi prevê 5 mil demissões em Piracicaba a partir de novembro

Diretores do Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias do Setor Metalmecânico de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) estiveram em Brasília nesta quarta-feira (20), em audiência com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para entregar documento com reivindicações voltadas à redução dos impactos imediatos e de médio...