Campanha de vacinação contra gripe começa no sábado (5)

A campanha de vacinação contra a gripe em Rio das Pedras começa no próximo sábado (5). A Secretaria da Saúde fará a imunização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8 às 12 horas. A ação faz parte da campanha nacional de vacinação contra a influenza.

A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, profissionais de saúde e professores, dentre outros. Crianças devem apresentar carteirinha de vacinação, enquanto que adultos precisam estar com documento de identificação com foto.

O imunizante protege contra três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha refutou mitos como o de que a dose faz com que a pessoa imunizada fique gripada e destacou que, muitas vezes, o que acontece é que ela já chega infectada no momento de receber a vacina.

Vacina durante a semana

A vacinação segue de segunda à sexta-feira, nas Unidades Básica de Saúde. Na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa o horário de atendimento é das 7h30 às 15h. Já no Centro Médico e nas UBS São Pedro e Luiz Massud Coury o atendimento será das 9 às 15h.

Vacina o ano todo

O ministro destacou que, a partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a ficar disponível em unidades básicas de saúde de forma permanente. A estratégia, segundo ele, é não perder nenhuma oportunidade de vacinar pessoas que buscarem a dose.

Padilha disse ainda que os dias D nacionais de vacinação contra a influenza também serão retomados. A data, para este ano, será definida durante reunião da comissão intergestores tripartite, mas deve acontecer em maio.

Público em geral

A possibilidade de ampliar a vacinação contra a influenza para o público em geral, segundo o ministro, não está descartada, mas ficará a critério de cada estado e município, levando em consideração o status de cobertura dos grupos prioritários.

“A meta recomendada pela OMS [Organização Mundial da Saúde] é 90% [de cobertura vacinal para grupos prioritários]. Vamos perseguir isso”, disse Padilha.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em recepção de vacinas contra influenza. Foto: João Risi/MS – João Risi/MS

Febre amarela e dengue

Além da vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará doses das vacinas contra a febre amarela para todos os cidadãos que ainda não se imunizaram.

A vacina contra a dengue também estará disponível para crianças com idade entre 10 e 14 anos. De acordo com o secretário da Saúde, Daniel Gonçalves, apenas 15% do público alvo foi imunizado.

As demais vacinas de rotina do calendário nacional de vacinação também estarão disponíveis. Para receber a imunização é preciso apresentar documento com foto contendo CPF e, as crianças, devem levar também a caderneta de vacinação.

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...