Procon-SP orienta consumidores a denunciar cobrança extra sobre Pix

O Procon-SP fez uma alerta nesta quarta-feira (15) para que os consumidores tomem cuidado com cobranças ilegais em pagamentos com Pix. Segundo o Procon-SP, o consumidor não pode ser cobrado com taxas extras nos pagamentos feitos nessa modalidade de transferência bancária.

A fraude acontece devido a desinformação que ocorre sobre as mudanças na monitoração da forma de pagamento pela Receita Federal. Segundo o órgão de defesa ao consumidor, a justificativa dada ao Procon-SP foi que a “taxa Pix” passaria a ser cobrada pela sua utilização, o que não é verdade.

Patrícia Dias, assessora técnica do Procon-SP, ressalta que mudanças implementadas pelo fisco não afetam a vida do usuário do Pix de forma alguma.

“Nada mudou, nem deve mudar, para o consumidor. E, mesmo que mudasse, os fornecedores não poderiam cobrar qualquer taxa extra para receber pagamentos por qualquer modalidade – Pix, cartão de crédito, de débito ou boleto”, afirmou Patrícia Dias, assessora técnica do Procon-SP.

Segundo Patrícia, a lei veda o repasse ao consumidor de taxas eventualmente cobradas pelas instituições financeiras ou empresas de meios de pagamento, uma vez que estes encargos compõem os custos do negócio e não podem ser cobrados à parte em função da modalidade escolhida pelo comprador.

Dessa forma, não podem ser cobrados à parte em função da modalidade de pagamento escolhida pelo comprador. No entanto, oferecer desconto como em compras pagas pelo Pix, cartão de débito ou em dinheiro, é permitido.
O Procon-SP reforça que consumidores que se depararem com a cobrança de taxas extras para quaisquer pagamentos, devem recusar ou, se precisarem efetuar a compra, registrar de alguma forma a cobrança extra e fazer uma reclamação ou denúncia no site do órgão.

Compartilhe:

Rio das Pedras receberá carretas de qualificação profissional do Estado

Rio das Pedras receberá carretas de qualificação profissional do Estado

Rio das Pedras e outras oito cidades da região receberão o projeto Carretas Itinerantes de Qualificação Profissional, do Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo. Apresentado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, o programa levará cursos gratuitos de capacitação profissional para todas as regiões do...
Leandro Penatti levou EPI para mostrar quais equipamentos trabalhadores deveriam utilizar. Foto: Alex Calmon

Leandro Penatti reclama sobre a falta de EPI de empresa terceirizada

O vereador Leandro Penatti (PL) fez uso da palavra na última sessão ordinária da Câmara Municipal para reclamar a falta da utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores da empresa responsável pela coleta de lixo em Rio das Pedras. De acordo com o parlamentar, o mesmo ocorre com...
default

Festa do Peão de Saltinho começa na próxima semana

A Festa do Peão de Saltinho, um dos eventos mais esperados da região, acontecerá de 8 a 10 de maio, prometendo agitar a cidade com uma programação rica em música sertaneja e muitas atrações. Localizado na Rua José de Goes, em Saltinho, o recinto da festa abrirá seus portões às...