Marcos Buzetto anuncia primeiros secretários; Defavari assume obras

Empossado no dia 1º de janeiro para seu quarto mandato, o prefeito Marcos Buzetto esperou uma semana para nomear os primeiros secretários. Na sexta-feira (10), foram publicadas em Diário Oficial as portarias – com data de 7 de janeiro – para os responsáveis de dez secretarias.

Antes disso, no dia 2 de janeiro, o chefe do Executivo nomeou seu filho Marcos Buzetto Júnior para o cargo de Chefe de Gabinete do Prefeito. Antes, Júnior ocupava o cargo de diretor responsável da Câmara de Vereadores.

Entre os secretários, alguns nomes foram exonerados no dia 3 de janeiro e retornaram ao cargo de origem. Outros trocaram de pasta. O nome que mais chama atenção é do ex-prefeito Carlos Defavari, que foi nomeado secretário de Obas. Defavari foi adversário de Buzetto nas eleições de 2020 e apoiou a reeleição do candidato do Republicanos em 2024.

Sem mudanças
Os secretários que continuam nas mesmas pastas são Rafael Bonassa (Meio Ambiente e Marcelo Teles (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio). Daniel Gonçalves, que acumulou as pastas de Saúde e Educação no final da gestão 2021-2024, agora fica como responsável apenas da Secretaria da Saúde.

Dança das cadeiras
Outros nomes que assumiram secretarias estavam em outras pastas até o ano passado. Zé Ferreira, que estava na Secretaria de Cultural e Turismo, assumiu a Secretaria de Educação. Thaiza Merloto, antes da Gestão Administrativa, Recursos Humanos e Trânsito, agora está como responsável pela Secretaria de Planejamento e Gestão Financeira.

Eurice Amaral Júnior, marido da vereadora Ana Paula Taranto, foi nomeado secretário de Gestão Administrativa, Recursos Humanos e Trânsito. Antes, entre 2021 e 2024, esteve à frente da pasta de finanças. Davi Costa, antes secretário de Governo, agora é o secretário de Cultura e Turismo.

Exonerados antes das eleições municipais para concorrer ao cargo de vereador, voltam ao governo Joba Gonçalves e Cibele Mussin. Joba, que esteve como secretário de Saúde, agora assume a Secretaria de Governo. Cibele Mussin, que esteve como diretora de Ação Social, foi nomeada secretária de Esportes e Lazer.

Câmara de Vereadores
Dois cargos em comissão também foram nomeados pelo presidente da Câmara de Vereadores, Emerson Vieira. Érica Araujo Biffe está nomeada como Diretora da Coordenação Legislativa e o advogado André Fraga Degaspari como Assessor Parlamentar da Mesa Diretora.
Nesta semana, o advogado Adeildo Silva foi nomeado como coordenador jurídico do Legislativo.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...