Joaquim Afonso é homenageado em sua última sessão do quinto mandato

Dono de frases famosas como “prefeito, pegue seu banquinho e saia de fininho” e jargões como “pica-paus”, “casa amarela”, “vaca amarela com as tetas cheias”, o vereador Joaquim Afonso, ou Joaquim Cachorro, concluiu na última segunda-feira (9) seu quinto mandato como parlamentar. Foram 20 anos ocupando o cargo como vereador.

Entre suas passagens, em 2010 esteve como presidente da Câmara dos Vereadores em um mandato tampão de seis meses. Chegou a dar voz de prisão ao prefeito Marcos Buzetto e a sessão ordinária foi parar na delegacia.

Joaquim foi eleito por quatro mandatos consecutivos como vereador: 2001-2004, 2005-2008, 2009-2012 e 2013-2016. Ficou foram da Câmara entre 2017 e 2020, para retornar na atual legislatura.

Em 20 anos como vereados, Joaquim Afonso apresentou 226 indicações, 42 requerimentos, 70 moções e 53 projetos de lei.

Biografia
Nascido em Roncador, Paraná, Joaquim Afonso é o quarto de 13 filhos de Jerônimo Afonso e Maria Aparecida Leal Afonso. Viveu 22 anos em sua cidade natal, onde trabalhou na lavoura até decidir buscar novos horizontes.

Chegou a Rio das Pedras em 1978, começando sua vida profissional no corte de cana-de-açúcar e passando por diversas empresas, como Boys Tecelagem, Tatuzinho, Arcor do Brasil, RCA Ar Condicionado e Campo Belo. Em 1995, ingressou por concurso público na Guarda Municipal, onde atua há 28 anos.

Pai de cinco filhos, avô de quatro netos e bisavô de uma bisneta, Joaquim escolheu Rio das Pedras como seu lar, conquistando amigos e reconhecimento por seu carisma e dedicação à comunidade.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Tutinho prefeito Com o período de férias do prefeito Marcos Buzetto, o vice Tutinho assume a cadeira por 15 dias. Durante os primeiros dias, nesta semana, o prefeito em exercício tem aproveitado para aparecer nas redes sociais da Prefeitura. Nesta quinta-feira (16) anunciou a implementação de uma unidade do Senai...
Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Pelo sexto ano seguido, o município de Rio das Pedras recebeu a pior nota no Índice de Eficiência da gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico usada pelo Tribunal de Conta do Estado de São Paulo (TCE-SP) para avaliar a efetividade das prefeituras. A administração municipal recebeu nota C nas sete...
CAPA Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa; Saltinho está entre melhores do Estado

Saltinho é reconhecida como uma das melhores cidades em eficiência administrativa

O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais. Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+...