Áriston Batista é selecionado como agente territorial de cultura

Ator, produtor e especialista em escrita cultural, Áriston Batista foi selecionado como Agente Territorial de Cultura. A seleção, feita por meio de edital de chamamento público dos institutos federais parceiros do Minc (Ministério da Cultura), escolheu pessoas físicas com conhecimento acerca das dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades. No âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, os Agentes Territoriais de Cultura receberão formação continuada, realizarão mapeamento participativo, comunicação e mobilização social em seus territórios.

O Agente Territorial de Cultura atua como um articulador local para fortalecer a conexão entre as políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC) e as comunidades. Suas funções incluem mapear iniciativas culturais, promover a inclusão social, desenvolver planos de ação cultural, apoiar projetos e divulgar informações sobre oportunidades de fomento e formação cultural.

São 601 pessoas selecionadas em todas as regiões do país. A região Sudeste conta com 203 agentes, enquanto que o Sul tem 103, mais 64 no Note, 56 no Centro-Oeste e 175 agentes no Nordeste. O processo de seleção avaliou critérios como conhecimento das dinâmicas culturais e territoriais locais, experiência em articulação cultural e engajamento comunitário. Cada agente vai receber formação continuada, por meio de cursos exclusivos que serão oferecidos pelos Institutos Federais, e realizar atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social dentro de seus territórios.

Os Agentes Territoriais de Cultural serão a ponte entre artistas locais e o Ministério da Cultura. “A conexão se dará através da articulação em rede, apoio técnico e promoção de editais de fomento. Os agentes territoriais atuam como mediadores, atendendo às demandas locais ao MinC e implementando ações estratégicas nos territórios, como mobilizações culturais, mapeamento sociocultural e orientação para o acesso às políticas públicas”, explica Áriston Batista.

Entre as ações que podem ser facilitadas pelos Agentes está o acesso a editais de fomento direto, como ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), Lei Paulo Gustavo e PNAB II (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), bem como capacitações, apoio na elaboração de projetos e incentivos para fortalecer cadeias produtivas locais e iniciativas comunitárias. “Além disso, há maior visibilidade para ações culturais e oportunidades de networking”, completa.

O trabalho do Agente Territorial de Cultura em Rio das Pedras já começou. Áriston se dispôs a auxiliar artistas e ONG na elaboração ou aprimoramento do projeto já escrito para inscrição junto a Lei Aldir Blanc – cujo prazo se encerra nesta sexta-feira (6).

Outras atividades estão programadas para serem desenvolvidas. “Vamos realizar o Fórum Municipal de Cultura para ouvir a demanda dos municípios. Vamos também elaborar planos de ação cultural nos territórios, fazer o mapeamento sociocultural para identificar iniciativas e demandas locais, mobilização e capacitação do setor cultural para editais de fomento, produção de conteúdos de comunicação para divulgar ações culturais e a participação em redes colaborativas junto aos Comitês de Cultura estaduais”, conta Áriston.

Quem é Áriston Batista

Áriston Batista é ator (DRT/SP – 31.100), produtor cultural e especialista em escrita cultural. Iniciou sua carreira artística em 1997 e possui formação em teatro pelo Senac e Sesi Piracicaba. Ele também cursa Produção Cultural pela Uniasselvi.

Com vasta experiência em gestão e produção cultural, Áriston já trabalhou em grandes instituições como a Cia La Mínima Circo-Teatro e o Instituto Feira Preta. Fundador da Áriston Produções, é conhecido pela organização de eventos como o “Riso na Praça” e o “Afrorio”.

Áriston já aprovou mais de 30 projetos culturais em leis de incentivo. Atua como parecerista em editais culturais nacionais e atualmente é captador de recursos no Instituto Afropira.

Compartilhe:

Candidatos na prova do vestibular 2025 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Quer entrar na USP em 2026? Guia apresenta cursos e possibilidades de ingresso

Quem pretende concorrer a uma vaga na USP em 2026 já pode obter informações sobre a Universidade, seus cursos e formas de ingresso consultando o Guia de Carreiras do Vestibular 2026, produzido pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). A publicação está disponível para download gratuito no formato PDF e no formato on-line...
Rio das Pedras sobe ao pódio nas duas corridas realizadas em Piracicaba04

Rio das Pedras sobe ao pódio nas duas corridas realizadas em Piracicaba

Os amantes da corrida de rua tiveram um domingo agitado em Piracicaba. A cidade sediou a primeira Maratona Internacional de Piracicaba e a 4ª Corrida ESG. Mais uma vez, os atletas de Rio das Pedras foram destaque em suas respectivas categorias. Disputando a Maratona Internacional de Piracicaba, Emerson Couto foi...
Nho Quim assume a liderança, enquanto Primavera joga no domingo. Foto: Mariana Kasten

XV de Piracicaba vence Guarani com gol no fim

No dia do aniversário de 258 anos de Piracicaba, o XV de Piracicaba deu um presente à cidade na noite desta sexta-feira. Com um gol de Matheus Carvalho aos 40 minutos do segundo tempo, o Nhô Quim venceu o Guarani por 1 a 0, no Barão da Serra Negra, pela...