Vanessa Botam fala sobre geração de empregos em Rio das Pedras

O tema da entrevista com os candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras é a respeito da geração de empregos. O crescimento do município passa pelo aumento na oferta de empregos com a chegada de novas empresas e indústrias.
Para entender quais projetos cada candidato tem para o setor, o jornal O Verdadeiro encaminhou três perguntas para cada pretendente à cadeira do Executivo. A candidata a prefeita Vanessa Botam (PL) respondeu aos questionamentos. Confira a seguir:

Como você avalia as políticas públicas de Rio das Pedras voltadas à geração de empregos?
Rio das Pedras é uma cidade muito bem localizada, com fácil acesso às principais rodovias. Há muitas áreas para receber novas indústrias. Nossa população tem força de vontade para trabalhar e buscar seu sustento, mas precisa buscar oportunidades de trabalho em cidades vizinhas. E nem mesmo o transporte público oferece dignidade ao trabalhador, que precisa se apertar para conseguir chegar à Piracicaba. Não tem cursos profissionalizantes disponíveis para atender as empresas da cidade. Nos últimos anos apenas uma empresa de grande porte anunciou que iria se instalar na cidade, mas ainda não entrou em pleno funcionamento.

O que pode ser feito para melhorar o setor na cidade?
Precisamos estruturar Rio das Pedras para receber empresas. Para isso é preciso preparar a mão de obra com cursos de qualificação voltados às necessidades das empresas. Nossa vocação é metalúrgica? Então precisamos oferecer cursos de solda, caldeiraria, desenho mecânico, entre outros. Para isso temos professores qualificados, o que já temos disponível, firmar parceria com as empresas já instaladas na cidade. Precisamos tratar de forma efetiva 100% do nosso esgoto, para atender as empresas que precisam de certificação ISO. As empresas também precisam contar com serviço de saúde de qualidade, com Pronto Socorro que atenda de forma satisfatória.
De forma paralela, buscar empresas que estejam buscando locais para se instalar, atrai-las para nossa cidade. Com mais empresas e mais empregos, os funcionários têm mais dinheiro para suas compras no comércio local. Por consequência, aumenta o número de empregos nas lojas. A arrecadação do município aumenta, o que permite mais investimentos em prol a população rio-pedrense.

Como viabilizar essas melhorias?
Para fazer essa engrenagem girar, é preciso investir em melhorias que beneficiam não só as empresas, mas toda a população. Precisamos também capacitar a mão de obra de nossa população. Com estrutura e mão de obra qualificada, fica mais fácil de trazer novas empresas e criar empregos para nossa população.
Em cidades como Piracicaba e Iracemápolis foram criados materiais para divulgar as cidades e receberem empresas como Hyundai e Mercedes-Benz, respectivamente. Primeiro é preciso arrumar a casa, torná-la atrativa, para então receber novas indústrias.

Outros candidatos
O jornal O Verdadeiro entrou em contato com candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras Leonel de Souza (Avante) e Marcos Buzetto (Republicanos) e seus respectivos assessores, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.

Compartilhe:

Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados

Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados; Serasa faz feirão “Limpa Nome”

Rio das Pedras tem 10.471 endividados segundo o mapeamento apresentado pelo Serasa. O número é 2% maior do que o mesmo período de 2024. O valor médio da dívida por inadimplente em Rio das Pedras é de R$ 5.638,02, o equivalente a quase quatro salários mínimos. O valor total dos...
Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal01

Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal

Os vereadores Leandro Penatti e Jhony do Depósito estiveram neste sábado (1) na Garagem Municipal, localizada na Avenida José Augusto da Fonseca, entre as ruas Vereador Vitor Pôncio e Professor Manoel da Costa Neves, para verificar denúncias sobre o estado de conservação da frota municipal. O cenário encontrado chamou a...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Estórias de um reinado Os moradores mais antigos de um reinado não tão distante lembram bem das histórias de um reizinho, que foi deposto e sucedido por um ancião. E que, anos depois, deixou o trono para um boneco recém criado: Marnóquio. Gepeto viu sua criação crescer e se destacar...