Os Bastidores da Política

Início da campanha
Começou, de forma oficial, a campanha eleitoral municipal. A contagem regressiva de 45 dias para as eleições marca a tal da festa da democracia. Onde deveriam ser debatidas propostas e ideias, projetos que beneficiem toda a sociedade que os postulantes às cadeiras no Legislativo e Executivo deveriam defender. Contudo, o que mais se vê são trocas de ataques. Muitos deles baseados em mentiras apenas para defender o próprio ganha-pão e não a coletividade.

Disputa também na justiça
A corrida eleitoral não acontece apenas nas ruas, nos pedidos de votos e distribuição de santinhos. Muito da disputa ocorre nos bastidores, principalmente da Justiça Eleitoral. Já há ações e acusações de todos os lados. Uma dessas ações foi movida para a retirada do ar de redes sociais da Prefeitura de Rio das Pedras. Vale lembrar que a Lei Eleitoral 9.504, de 1997, determina que as redes sociais de prefeituras deveriam estar fora do ar desde o dia 6 de julho, retornando após o período eleitoral. Como diz Arnaldo Cesar Coelho, “a regra é clara”. Quem pensa em “jeitinho” ou em que é certo burlar a lei provavelmente não tem conhecimento do que é uma administração pública responsável.

Primeira ação de campanha
A primeira ação de campanha dos candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras foi de Vanessa Botam. A candidata do PL anunciou que fará uma caminhada no Centro, acompanhada de uma ação para colocar adesivos em veículos de apoiadores. É o início da distribuição de santinhos que tomarão conta da cidade pelos próximos 45 dias.

Falso profeta
Que coisa mais feia usar o nome de Deus para defender interesses próprios e se manter no poder. Pior ainda é tentar proibir a presença de uma pessoa dentro de uma igreja ou de conversar com pastores. Esse tipo de atitude só demonstra o caráter, ou a falta dele. A Casa de Deus deveria estar de portas abertas para todos, inclusive meninas e moças. A Palavra deveria ser pregada para aproximar todos de Deus e não para ser uma ferramenta de manutenção de poder.

Volta das sessões na Câmara
As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores retornaram na última segunda-feira (12). O clima foi de paz e tranquilidade, que pouco lembra a proximidade de uma campanha eleitoral. Algumas indicações, requerimentos, moções e projetos foram apresentados, pouco se falou. O foco parece estar voltado mais nas agendas externas ao Legislativo. O momento é de correr junto ao eleitorado para garantir mais quatro anos.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...