Resíduos que provocaram morte de peixes no Rio Piracicaba são de Rio das Pedras

A morte de milhares de peixes no Rio Piracicaba chocou moradores e turistas no último domingo (7). A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) coletou amostras de água e, após análise, comunicou que houve despejo irregular de resíduos industriais. A origem da substância poluente e tóxica foi identificada, vindo da Usina São José, que processa açúcar e álcool. O material foi despejado no Ribeirão Tijuco Preto, que deságua no Rio Piracicaba.

A Cetesb afirmou que equipes da companhia monitoram a operação da Usina São José S/A Açúcar e Álcool, responsável pelo problema, para evitar novos despejos. Segundo a Companhia, o despejo foi interrompido e exigiu que fosse feita a limpeza dos resíduos empoçados em alguns trechos do rio.

A Prefeitura de Piracicaba afirmou que acionou o Ministério Público para investigar a morte dos peixes após despejo irregular de resíduos agroindustriais vindos da Usina São José. A Promotoria de Justiça Cível de Piracicaba informou que o caso será apurado. De acordo com a Cetesb, pelo crime ambiental é prevista multa no valor de R$ 50 milhões aos responsáveis.

Já a Prefeitura de Rio das Pedras declarou que a fiscalização de empresas de grande porte é feita pela Cetesb e não pelo Município. “A Prefeitura fará a fiscalização das coisas pertinentes a ela, como alvará de funcionamento”, se limitou a dizer a nota.

A Administração Municipal de Piracicaba disse que fará a retirada dos milhares peixes mortos à margens do Rio Piracicaba em ação conjunta com Polícia Ambiental, acompanhados da Cetesb e do Comitê PCJ. A substância originária de Rio das Pedras atingiu área de 42 quilômetros de extensão, entre o local do lançamento no Ribeirão Tijuco Preto até o leito do Rio Piracicaba, na região da Rua do Porto.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, afirmou que acionará a administração municipal de Rio das Pedras para que providências mais sérias sejam tomadas em relação ao caso e exigirá o repovoamento dos animais no Rio Piracicaba. “Temos informações de recorrência de descarte através do Córrego do Tijuco Preto. Então, exigiremos que sejam tomadas medidas mais eficientes para que não ocorram e que os responsáveis sejam prontamente penalizados”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...