Resíduos que provocaram morte de peixes no Rio Piracicaba são de Rio das Pedras

A morte de milhares de peixes no Rio Piracicaba chocou moradores e turistas no último domingo (7). A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) coletou amostras de água e, após análise, comunicou que houve despejo irregular de resíduos industriais. A origem da substância poluente e tóxica foi identificada, vindo da Usina São José, que processa açúcar e álcool. O material foi despejado no Ribeirão Tijuco Preto, que deságua no Rio Piracicaba.

A Cetesb afirmou que equipes da companhia monitoram a operação da Usina São José S/A Açúcar e Álcool, responsável pelo problema, para evitar novos despejos. Segundo a Companhia, o despejo foi interrompido e exigiu que fosse feita a limpeza dos resíduos empoçados em alguns trechos do rio.

A Prefeitura de Piracicaba afirmou que acionou o Ministério Público para investigar a morte dos peixes após despejo irregular de resíduos agroindustriais vindos da Usina São José. A Promotoria de Justiça Cível de Piracicaba informou que o caso será apurado. De acordo com a Cetesb, pelo crime ambiental é prevista multa no valor de R$ 50 milhões aos responsáveis.

Já a Prefeitura de Rio das Pedras declarou que a fiscalização de empresas de grande porte é feita pela Cetesb e não pelo Município. “A Prefeitura fará a fiscalização das coisas pertinentes a ela, como alvará de funcionamento”, se limitou a dizer a nota.

A Administração Municipal de Piracicaba disse que fará a retirada dos milhares peixes mortos à margens do Rio Piracicaba em ação conjunta com Polícia Ambiental, acompanhados da Cetesb e do Comitê PCJ. A substância originária de Rio das Pedras atingiu área de 42 quilômetros de extensão, entre o local do lançamento no Ribeirão Tijuco Preto até o leito do Rio Piracicaba, na região da Rua do Porto.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, afirmou que acionará a administração municipal de Rio das Pedras para que providências mais sérias sejam tomadas em relação ao caso e exigirá o repovoamento dos animais no Rio Piracicaba. “Temos informações de recorrência de descarte através do Córrego do Tijuco Preto. Então, exigiremos que sejam tomadas medidas mais eficientes para que não ocorram e que os responsáveis sejam prontamente penalizados”, afirmou.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Novela do material escolar É verdade que boa parte do público brasileiro gosta de novela — mas algumas tramas não geram emoção, apenas preocupação. A compra dos kits de material escolar, por exemplo, ganhará mais um capítulo no dia 11 de dezembro, quando a Prefeitura de Rio das Pedras realizará...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Deputado Federal João Cury destina R$ 150 mil para a saúde e segue empenhado por Rio das Pedras

O deputado federal João Cury Neto (MDB) está empenhado em colaborar com melhorias para Rio das Pedras. Por meio de uma relação de amizade com o vereador Leandro Penatti (PL), os dois políticos têm conversado e alinhado a viabilização de recursos para a cidade. Após uma reunião realizada em Botucatu,...
Entre Linhas e Xilos oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

Entre Linhas e Xilos: oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

A antiga Estação Ferroviária da Rua Torta, um dos espaços mais emblemáticos de Rio das Pedras, será tomada pela arte popular no sábado (6). Das 9h às 16h, o local recebe a oficina “Entre Linhas e Xilos – Os Encantos do Cordel”, iniciativa cultural contemplada pela Lei Aldir Blanc que...