Nova barragem em Cordeirópolis deve dobrar abastecimento de água na cidade até o fim do ano

Foi entregue nesta quinta-feira (13) a barragem Santa Marina em Cordeirópolis, que deve amenizar o problema que a cidade historicamente enfrenta com a falta de água, especialmente em épocas de estiagem.

Construída às margens da Rodovia Washington Luiz (SP-310) em uma área equivalente a 47 campos de futebol, a barragem Santa Marina vai fazer a capacidade de abastecimento de Cordeirópolis, que atualmente é de 200 milhões de litros, saltar para 1,5 bilhão de litros d’água. O aumento é de 650%. O reservatório é o suficiente para abastecer 50 mil moradores, o dobro da população de Cordeirópolis.

Segundo a engenheira civil e diretora de obras Tamara Oliveira, a previsão é que toda essa água seja disponibilizada nas torneiras nos próximos meses. “Acredito que até o final do ano isso chega a acontecer”, diz.

De acordo com a engenheira, a equipe aguarda a represa chegar em sua cota máxima para dar início a captação de água. Falta cerca de 1,5 m para a barragem Santa Marina atingir a marca. A administração também deve abrir um processo de licitação para fazer a adutora, ou seja, o encanamento que destina a água da estação de tratamento aos reservatórios de distribuição.

Histórico de crise hídrica

Cordeirópolis tem um extenso histórico de crise hídrica. Ao longo dos anos, moradores do município sofrem com a falta de água.

Em 2014 e 2015, anos que registraram uma estiagem crítica, a cidade precisou adotar o rodízio de abastecimento. Na época, a represa do bairro Cascalho ficou quase 4 m abaixo do limite do reservatório e a prefeitura decretou estado de calamidade e emergência pública, com racionamento diário de 12 horas.

Em 2019, a história se repetiu. A construção da barragem Santa Marina começou há três anos e os trabalhos levaram 40 meses para serem concluídos.

No ano passado, biólogos e veterinários atuaram no resgate de pelo menos mil animais de diferentes espécies que viviam na área de 730 mil m², situada em um local que tem características rurais com pequenos brejos e florestas.

Os animais com problema de saúde receberam atendimento médico veterinário e os ovos encontrados foram colocadas em estufas até os filhotes nascerem.

O local da barragem Santa Marina foi escolhido após um estudo que apontou a área como a maior reserva hídrica da cidade. “Tem inúmeras minas, além do Córrego do Cascalho, que contribuem para essa barragem” afirma e engenheira Tamara.

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...