Rio-pedrenses vão ao Sul para auxílio das vítimas das enchentes

O número de mortos em enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 163. Ainda há 64 pessoas desaparecidas. A Defesa Civil do estado registra 806 feridos e mais de 640 mil desabrigados.
A situação comoveu vários moradores de Rio das Pedras. Cada um dentro das suas possibilidades fez algo, seja doando roupas e mantimentos, seja organizando as arrecadações. Contudo, alguns foram mais longe. Viajaram mais de mil quilômetros para estar no Sul para o auxílio das vítimas.

O bombeiro civil Jhonny Casarin passou uma semana em Canoas, voltou para Rio das Pedras e ficar alguns dias com a família. No domingo voltou à Mathias Velho para auxiliar no resgate das vítimas. Além dos animais, ainda há pessoas que ficaram ilhadas, aguardando a água abaixar para retomar a vida. Contudo, com o fim dos suprimentos, não viram alternativas além de deixar suas casas. Com a água recuando em alguns pontos, o trabalho voluntário agora inclui a remoção de escombros e limpeza das residências. “Essas pessoas precisam de muito mais do que água, comida e roupas, precisam de acolhimento, ter a certeza de que não estão sozinhas”, conta Casarin.

A estudante de medicina veterinária Ana Beatriz de Souza e o médico veterinário Caíque Mathias também foram ao Rio Grande do Sul. Ficaram em uma faculdade com desabrigado e mais de 2.500 animais resgatados. Após alguns dias em Rio das Pedras, a dupla irá voltar para o Sul e continuar o trabalho carregando itens arrecadados no veículo. “É um processo que vai ser difícil de ser recuperado, mas se cada um puder fazer a sua parte já vai ajudar bastante”, disse Ana Beatriz.

Rosana Fessel Oriani e Rafaela Fessel Negretti, mãe e filha, se comoveram com os relatos dos noticiários e se candidataram junto a Defesa Civil do Rio Grande do Sul para se voluntariar. Em São Leopoldo e Novo Hamburgo, passaram três dias na beira do rio com o resgate de animais, depois três dias nos cuidados aos animais resgatados e mais três dias no auxílio aos moradores em bairros onde a água baixou e a limpeza começou. “Isso parece uma guerra, as pessoas perderam tudo. Devemos dobrar nossos joelhos perante Deus todos os dias e agradecer. O que essas pessoas estão passando não é digno de ser vivido por um ser humano”, relata Rosana Fessel.

Jhonny Casarin fez o resgate de pessoas ilhadas
Caique Mathias atuou no abrigo improvisado em uma faculdade
Rafaela Fessel foi ao resgate de animais
Ana Beatriz auxiliou no tratamento de animais resgatados

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Novela do material escolar É verdade que boa parte do público brasileiro gosta de novela — mas algumas tramas não geram emoção, apenas preocupação. A compra dos kits de material escolar, por exemplo, ganhará mais um capítulo no dia 11 de dezembro, quando a Prefeitura de Rio das Pedras realizará...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Deputado Federal João Cury destina R$ 150 mil para a saúde e segue empenhado por Rio das Pedras

O deputado federal João Cury Neto (MDB) está empenhado em colaborar com melhorias para Rio das Pedras. Por meio de uma relação de amizade com o vereador Leandro Penatti (PL), os dois políticos têm conversado e alinhado a viabilização de recursos para a cidade. Após uma reunião realizada em Botucatu,...
Entre Linhas e Xilos oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

Entre Linhas e Xilos: oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

A antiga Estação Ferroviária da Rua Torta, um dos espaços mais emblemáticos de Rio das Pedras, será tomada pela arte popular no sábado (6). Das 9h às 16h, o local recebe a oficina “Entre Linhas e Xilos – Os Encantos do Cordel”, iniciativa cultural contemplada pela Lei Aldir Blanc que...