Instituto Arcor completa 20 anos de atuação no Brasil com mais de 4 milhões de crianças beneficiadas por projetos educacionais

O Instituto Arcor, referência em ações que têm como base o compromisso com a infância e educação, celebra 20 anos de atuação social no Brasil neste mês. Durante o período foram impactados mais de 4 milhões de crianças e adolescentes e executados mais de 700 projetos que contribuíram de forma efetiva para iniciativas em todo país. Em Rio das Pedras 100% das instituições públicas municipais já foram contempladas, seja por meio da formação de professores ou o apoio financeiro e técnico com os projetos, por isso ela é cidade-modelo dentre as comunidades nas quatro cidades onde a empresa está inserida com plantas produtoras: Campinas (SP), Bragança Paulista (SP), Contagem (MG), além de Rio das Pedras.

Um dos exemplos de sucesso dessa parceria na cidade foi o projeto “Desemparedamento e o brincar livre”, coordenado pela professora Rejane Tararam, que na ocasião, era diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Nelson Rosamilha. A iniciativa foi concretizada por meio do edital “Novo Olhar para os Espaços Escolares” e transformou uma grande área cimentada em um local de convívio com a natureza.

Segundo Rejane, no local foi implantado uma horta comunitária, caixa de areia, paisagismo de flores, plantio de árvores frutíferas, pista de ciclismo e um chuveirão formado por canos que refresca e promove a interação entre as crianças. “Esse projeto foi um grande sonho de todos os alunos, professores e funcionários da escola. Não imaginávamos que uma área toda de concreto pudesse se transformar no local que hoje é onde as crianças mais aproveitam e se desenvolvem”, conta. Após a mudança, mais de 360 crianças já puderam usufruir do novo espaço.

“Acreditamos que apenas com a igualdade de oportunidades será possível a plena cidadania para a infância nos termos da Convenção sobre os Direitos da Criança, a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, termos já contribuído com todas as escolas públicas de Rio das Pedras é muito gratificante. Estamos em um momento de celebração, considerando tudo que já executamos e já planejando os planos para os próximos anos”, destaca Milena Porrelli Drigo Azal, coordenadora do Instituto Arcor Brasil.

Para celebrar os 20 anos, o Instituto Arcor realizará um evento no dia 23 de maio, em Campinas (SP). Na ocasião será lançado o livro “Cultura da Infância – Um arcabouço de saberes e concepções para a compreensão das crianças e da infância”, organizado”, organizado pela pedagoga Teresinha Klain Moreira. Estarão presentes representantes e alunos das escolas envolvidas nos projetos das cidades de Campinas, Bragança Paulista, Rio das Pedras e Contagem, além de autoridades municipais e a presidente da Fundação Arcor na Argentina, Laura Pagani.

Sobre o Instituto Arcor

O Instituto Arcor Brasil tem como objetivo promover, de forma orgânica e corporativa, o desenvolvimento integral das comunidades onde atua, contribuindo para a igualdade de oportunidades educacionais para as crianças, mobilizando atores sociais, desenvolvendo as capacidades de educadores, cuidadores e responsáveis pelas crianças e apoiando a projetos de âmbito territorial, voltados para a infância na perspectiva dos direitos.

Ao longo dos 20 anos, o Instituto já apoiou 700 projetos, que beneficiaram mais de quatro milhões de crianças e adolescentes, em todos os estados brasileiros, prioritariamente nas regiões onde estão instaladas as fábricas do Grupo Arcor nos municípios de Bragança Paulista (SP), Campinas (SP), Rio das Pedras (SP) e Contagem (MG).

Conheça mais sobre o Instituto Arcor Brasil em: www.institutoarcor.org.br; @institutoarcor (Instagram) e @institutoarcorbrasil (Facebook).

Compartilhe:

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy

Receita retida: entenda como fica a venda de canetas emagrecedoras

Farmácias e drogarias de todo o país passaram a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira (27), e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para...
Atividades para colorir podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade porque, muito provavelmente, promovem um estado de relaxamento semelhante à meditação

Hábito de colorir livros pode trazer benefícios à saúde mental

Estar constantemente conectado às redes sociais pode causar problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, ainda mais em um mundo no qual as informações estão cada vez mais digitalizadas e que o tempo gasto em aplicativos é cada vez maior. Como forma de diminuir o tempo gasto nas redes, muitas...