Paciente tem dois AVC enquanto aguarda liberação de cirurgia há 8 meses

Há oito meses a pacientes Neuza da Silva Souza, de 66 anos, aguarda a liberação para a realização de uma cirurgia vascular no cérebro. A ponte-tromboendarterectomia de carótida é um procedimento cirúrgico para remoção de placas de gordura e cálcio que obstrui a passagem do sangue na artéria carótida.

Enquanto aguarda pelos trâmites burocráticos, a paciente sofreu dois AVC (Acidente Vascular Cerebral). “Já deu um AVC nela, depois o segundo AVC e até agora nada da liberação dessa cirurgia. Ela está com uma veia 70% entupida e a outra 60%. Toda vez que vamos no postinho (UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa) é uma enrolação. O hospital de Limeira disse que encaminhou um papel para ser assinado aqui em Rio das Pedras e devolver de novo no hospital para ter a liberação. O papel de Limeira veio para Rio das Pedras e não vou devolvido. Aqui em Rio das Pedras informaram que o papel foi assinado e devolvido para Limeira, mas lá no hospital não receberam nada”, relata Edileuza, filha de dona Neuza. O papel em questão a que Edileuza se refere é a AIH (Autorização de Internação Hospitalar).

A demora no agendamento para realização da cirurgia, de acordo com a filha da paciente, também acontece devido a perda dos documentos de exames e consultas por parte da Secretaria Municipal da Saúde. “A primeira vez que entregamos os papéis para dar entrada no atendimento, perderam tudo, todos os papéis da minha mãe”, completa.

Questionado, o secretário da Saúde, Joaldo Gonçalves, explicou que a liberação do procedimento é feita pelo Governo do Estado e que o setor de regulação do município fez o agendamento em Limeira. “O hospital de Limeira tem que fazer contato direto com o setor de regulação do Estado, que faz o agendamento e sana a questão o quanto antes”, explica Joaldo ao afirmar desconhecer a ausência da AIH.

Já o Departamento de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde informou que o Departamento Regional de Saúde (DRS-X) de Piracicaba auxiliou no agendamento da paciente, que possui avaliação pré-cirúrgica para o dia 23 de fevereiro, na Santa Casa de Limeira.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...