Paciente tem dois AVC enquanto aguarda liberação de cirurgia há 8 meses

Há oito meses a pacientes Neuza da Silva Souza, de 66 anos, aguarda a liberação para a realização de uma cirurgia vascular no cérebro. A ponte-tromboendarterectomia de carótida é um procedimento cirúrgico para remoção de placas de gordura e cálcio que obstrui a passagem do sangue na artéria carótida.

Enquanto aguarda pelos trâmites burocráticos, a paciente sofreu dois AVC (Acidente Vascular Cerebral). “Já deu um AVC nela, depois o segundo AVC e até agora nada da liberação dessa cirurgia. Ela está com uma veia 70% entupida e a outra 60%. Toda vez que vamos no postinho (UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa) é uma enrolação. O hospital de Limeira disse que encaminhou um papel para ser assinado aqui em Rio das Pedras e devolver de novo no hospital para ter a liberação. O papel de Limeira veio para Rio das Pedras e não vou devolvido. Aqui em Rio das Pedras informaram que o papel foi assinado e devolvido para Limeira, mas lá no hospital não receberam nada”, relata Edileuza, filha de dona Neuza. O papel em questão a que Edileuza se refere é a AIH (Autorização de Internação Hospitalar).

A demora no agendamento para realização da cirurgia, de acordo com a filha da paciente, também acontece devido a perda dos documentos de exames e consultas por parte da Secretaria Municipal da Saúde. “A primeira vez que entregamos os papéis para dar entrada no atendimento, perderam tudo, todos os papéis da minha mãe”, completa.

Questionado, o secretário da Saúde, Joaldo Gonçalves, explicou que a liberação do procedimento é feita pelo Governo do Estado e que o setor de regulação do município fez o agendamento em Limeira. “O hospital de Limeira tem que fazer contato direto com o setor de regulação do Estado, que faz o agendamento e sana a questão o quanto antes”, explica Joaldo ao afirmar desconhecer a ausência da AIH.

Já o Departamento de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde informou que o Departamento Regional de Saúde (DRS-X) de Piracicaba auxiliou no agendamento da paciente, que possui avaliação pré-cirúrgica para o dia 23 de fevereiro, na Santa Casa de Limeira.

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...