Os Bastidores da Política

Corrida afunilando
A corrida eleitoral pela Prefeitura e Câmara de Rio das Pedras está se afunilando. Conforme divulgado na coluna Bastidores da Política na última semana, o grupo de apoio à candidatura do atual prefeito reuniu os presidentes dos partidos para definir nomes. Alguns partidos estão praticamente fechados, outros nem tanto.

Possível racha
Se os caminhos levavam a uma aproximação entre o ex-prefeito Defavari e o atual Buzetto, a resistência de alguns pode provocar um racha. Antigos aliados de Defavari, que hoje estão alinhados com Buzetto, deixaram claro: ou ele ou nós. O desconforto ficou evidente e a aproximação mais difícil.

Troca de partido
Entre os assuntos tratados na reunião esteve a mudança de partido do atual prefeito. Desde o início de sua carreira política, Marcos Buzetto esteve filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro). O partido sempre teve um posicionamento mais à esquerda e consolidou a posição ao firmar o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, junto do presidente petista Lula. Para desvincular sua imagem à esquerda – rejeitada pela maioria do eleitorado rio-pedrense – Buzetto pretende se filiar ao Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, presidido pelo ex-vice e vereador Carlão da Saúde em Rio das Pedras.

Desconfiança no covil
A polarização da política de Rio das Pedras tem colocado de lados opostos políticos antigos de Rio das Pedras se aliando à Marcos Buzetto e pessoas em busca de mudança ao lado de Vanessa Botam. Contudo, no meio de raposas tão experientes, a desconfiança sempre paira no ar. Um presidente de partido que estaria ao lado de Buzetto há pouco tempo atrás procurou Botam com o discurso de que seria preciso retirar o atual prefeito e sua equipe para fazer a cidade progredir. Hoje, está sentado ao lado do atual prefeito e sua equipe. A falta de palavra e comprometimento aumenta as incertezas pelo lado socialista.

Com saúde não se brinca
A falta de respostas da Secretaria da Saúde quanto ao não agendamento de uma angioplastia preocupa demais a respeito do andamento da pasta. Uma paciente aguarda por um procedimento que pode salvar sua vida desde setembro, a Saúde municipal diz que solicitou o procedimento ao Estado, o Governo Estadual diz que não tem nenhuma solicitação, enquanto isso a paciente espera por uma cirurgia quase que com o coração na mão – de forma literal. Fato é que a paciente não pode ficar a mercê da falha de um dos lados e ter sido vida colocada em risco.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...