Bispo e vereadores católicos debatem mobilização contra o aborto

Vereadores católicos de nove cidades pertencentes à Diocese de Piracicaba se reuniram, nesta terça-feira (12), com o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca e membros da Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família. Vanessa Botam foi a única representante de Rio das Pedras no encontro.

A reunião aconteceu na Cúria Diocesana e teve como temática central as estratégias em curso no Brasil para descriminalizar o aborto e formas de ação política e mobilização do povo católico em favor da vida desde a concepção e contra qualquer iniciativa que busque promover ou facilitar o aborto.

Durante a reunião, foram abordados detalhes, problemas e riscos da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 442, que pode ser votada a qualquer momento no Supremo Tribunal Federal (STF) e trata da descriminalização do aborto no Brasil, além da necessidade de aprovação no Congresso Nacional da Lei do Nascituro. O objetivo é que os vereadores católicos também contribuam nas cidades com ações e mobilizações contra a ADPF 442 e a favor da votação da Lei do Nascituro.

“O intuito foi trazer de volta à pauta local esses assuntos, principalmente em relação à ADPF 442 porque, embora tenha sido suspensa a votação, ela ainda é pauta no cenário político, no Legislativo e no Judiciário. Através dos nossos representantes locais, queremos fazer chegar ao Congresso Nacional o pensamento dos católicos e dos cristãos em geral contra o aborto em qualquer situação”, disse Dom Devair.

O bispo de Piracicaba acrescentou: “Inclusive, é preciso ampliar esse debate porque a aprovação de iniciativas como essa ADPF geraria um impacto até na possibilidade de seleção das pessoas que podem nascer ou não. Isso é muito preocupante. Por isso queremos que os católicos de todas as cidades da Diocese estejam atentos e envolvidos nessa questão, apoiando os vereadores que são a favor da vida, cobrando esse posicionamento deles e, inclusive, daqueles políticos que dizem professar a fé católica, mas que não se posicionam contra o aborto. Ser católico é uma escolha, mas ser contra o Evangelho ou contra a vida, não é uma escolha para o católico, seja político ou não”.

Em Rio das Pedras, em outubro deste ano, a vereadora Vanessa Botam apresentou duas moções de apelo contra a ADPF 442. A ação foi protocolada junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) em busca da liberação do aborto até a 12ª semana de gravidez. A primeira faz apelo ao Congresso Nacional ressaltando que a prerrogativa de legislar é competência do Poder Legislativo e não do Judiciário. A segunda moção faz apelo para que o STF arquive a ADPF 442. As proposituras receberam o apoio dos vereadores Professor Geraldo e Edison Marconato.

“Nós vereadores temos contato com deputados federais, com senadores, e devemos demostrar a insatisfação da população cristã com essa propositura. O Congresso Nacional tem 513 deputados eleitos representantes do povo, enquanto que o supremo é composto por 11 ministros. Cada um tem sua função constitucional. Mais do que isso, a ação não somente propõe a legalização do aborto até 12 semanas, como abre brechas para que se ultrapasse este marco. Em seu argumento, o PSOL afirma que não haveria como se imputar direitos fundamentais ao embrião e que o estatuto de pessoa só seria reconhecido após o nascimento com vida, o que é um absurdo”, afirma Vanessa Botam.

Além da rio-pedrense Vanessa Botam, participaram do encontro os vereadores André Bandeira, Gilmar Rotta, Paulo Camolesi, Antonio Sergio Rosa de Oliveira e Acácio Godoy (Piracicaba); Vagner Baungartner, Dermeval Demarchi, Serginho Carnevale e Thiago Yamamoto (Rio Claro); Antonio Carlos Ribeiro, Valmir Alcântara de Oliveira, Nilson Araújo da Silva, Paulo César Monaro, Arnaldo da Silva Alves e Eliel Miranda (Santa Bárbara d’Oeste); Gilmar de Brito e João Roberto Jeronyo (Saltinho); Carlos Eduardo Oliveira e José Roberto de Moura (São Pedro); Cristiano Lazzarini e Valdecir Rogerio Bortolin (Corumbataí); Alan Felipe Basteli (Santa Gertrudes); Vinícius Hélio Roccia e Edinei Callegaro (Charqueada).

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...