Ecoponto se torna lixão e vira problema ambiental

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou, em março de 2017, a implementação do primeiro ecoponto da cidade. A área, com 5 mil metros quadrados, fica na estrada de terra entre Rio das Pedras e Saltinho, cerca de 500 metros do final da Avenida Antenor Cortelazzi, junto ao bairro Vitório Cezarino (Sem Terra).

O objetivo era receber restos de materiais de construção, madeiras, lâmpadas fluorescentes, móveis usados, materiais recicláveis, pneus, podas de árvores, equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias. O material de construção descartado, por exemplo, poderia servir para conservação de estradas rurais. Contudo, passados seis anos, o que se vê é um grande lixão.

O terreno, com declive na parte dos fundos, já acumula cerca de 10 metros de altura de lixo e entulho. Na parte da frente, a pilha de material passa dos três metros. É possível encontrar todo tipo de material. Há sofás e armários, pneus, resto de material de construção e até lixo hospitalar. O mau cheiro evidencia o despejo de material orgânico.

De acordo com pessoas que vão ao local para descartar itens, como restos de poda e mato, caminhões da Prefeitura foram vistos no local descartando material recolhido na área urbana. Além disso, tratores da Prefeitura fazem a acomodação do entulho pelo terreno.

Sem nenhum funcionário municipal no local e com acesso livre, um grupo de recicladores se instalou no local para separar e aproveitar parte do que é descartado.
A reportagem do jornal O Verdadeiro questionou à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) se o espaço está regulamentado. “Informamos que os ecopontos não são licenciados pela Cetesb, sendo a sua implantação e operação de responsabilidade do município. No entanto, diante da denúncia de existência de resíduos no local indicado, não passíveis de encaminhamento para o ecoponto, a Agência da Cetesb de Piracicaba fará uma inspeção no local e, caso seja comprovada a irregularidade, tomará as providências legais cabíveis junto à administração municipal”, informou a assessoria de imprensa da estatal.

Já o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio das Pedras não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem até o final desta edição. Não disse que tipo de material pode ser descartado no local, nem se o trabalho de reciclagem no espaço é regulamentado.

Outros pontos de descarte
As estradas rurais no entorno de Rio das Pedras se tornaram locais para descarte irregular de entulho. A estrada rural que serve ao bairro Água Branca e as margens da Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins foram alvo de notícias em emissora de televisão na região. Outros locais também recebem o descarte irregular, como ao final das avenidas São Vicente de Paulo e Rosina Figurelli Coury, próximo ao bairro Luis Massud Coury.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...