Ecoponto se torna lixão e vira problema ambiental

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou, em março de 2017, a implementação do primeiro ecoponto da cidade. A área, com 5 mil metros quadrados, fica na estrada de terra entre Rio das Pedras e Saltinho, cerca de 500 metros do final da Avenida Antenor Cortelazzi, junto ao bairro Vitório Cezarino (Sem Terra).

O objetivo era receber restos de materiais de construção, madeiras, lâmpadas fluorescentes, móveis usados, materiais recicláveis, pneus, podas de árvores, equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias. O material de construção descartado, por exemplo, poderia servir para conservação de estradas rurais. Contudo, passados seis anos, o que se vê é um grande lixão.

O terreno, com declive na parte dos fundos, já acumula cerca de 10 metros de altura de lixo e entulho. Na parte da frente, a pilha de material passa dos três metros. É possível encontrar todo tipo de material. Há sofás e armários, pneus, resto de material de construção e até lixo hospitalar. O mau cheiro evidencia o despejo de material orgânico.

De acordo com pessoas que vão ao local para descartar itens, como restos de poda e mato, caminhões da Prefeitura foram vistos no local descartando material recolhido na área urbana. Além disso, tratores da Prefeitura fazem a acomodação do entulho pelo terreno.

Sem nenhum funcionário municipal no local e com acesso livre, um grupo de recicladores se instalou no local para separar e aproveitar parte do que é descartado.
A reportagem do jornal O Verdadeiro questionou à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) se o espaço está regulamentado. “Informamos que os ecopontos não são licenciados pela Cetesb, sendo a sua implantação e operação de responsabilidade do município. No entanto, diante da denúncia de existência de resíduos no local indicado, não passíveis de encaminhamento para o ecoponto, a Agência da Cetesb de Piracicaba fará uma inspeção no local e, caso seja comprovada a irregularidade, tomará as providências legais cabíveis junto à administração municipal”, informou a assessoria de imprensa da estatal.

Já o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio das Pedras não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem até o final desta edição. Não disse que tipo de material pode ser descartado no local, nem se o trabalho de reciclagem no espaço é regulamentado.

Outros pontos de descarte
As estradas rurais no entorno de Rio das Pedras se tornaram locais para descarte irregular de entulho. A estrada rural que serve ao bairro Água Branca e as margens da Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins foram alvo de notícias em emissora de televisão na região. Outros locais também recebem o descarte irregular, como ao final das avenidas São Vicente de Paulo e Rosina Figurelli Coury, próximo ao bairro Luis Massud Coury.

Compartilhe:

caranava-coca-cola1

Caravana de Natal da Coca-Cola chega a Piracicaba e região com caminhões iluminados; veja trajeto e horários

A tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola promete encantar o público de Piracicaba, Limeira e Cosmópolis na próxima terça-feira (18), e segue para Santa Bárbara d’Oeste na quarta-feira (19). Em Piracicaba, o desfile natalino tem início previsto na Avenida Prof. Alberto Vollet Sachs, nº 2030 (Supermercado Coop), encerrando o percurso...
Vereador Edison Marconato solicita reabertura da Rua Lázaro de Almeida01

Vereador Edison Marconato solicita reabertura da Rua Lázaro de Almeida

O vereador Edison Marconato apresentou na Câmara Municipal de Rio das Pedras a Indicação nº 1179/2025, na qual solicita ao prefeito Marcos Buzetto a revogação parcial da Lei nº 1.854, de 1996, que havia doado parte da Rua Lázaro de Almeida para a empresa Arcor do Brasil. A proposta visa...
Atletas de Rio das Pedras se destacam na Corrida do Alvinegro em Piracicaba01

Atletas de Rio das Pedras se destacam na Corrida do Alvinegro em Piracicaba

Os corredores de Rio das Pedras brilharam na 11ª edição da Corrida São Vicente do Alvinegro, realizada neste domingo (9) em Piracicaba. O evento, que reuniu cerca de 5 mil atletas de toda a região, consagrou vários rio-pedrenses entre os melhores colocados nas provas de 5 km, 10 km e...