Acúmulo de lixo em estrada vira motivo de notícia na região

A emissora de televisão EPTV noticiou, nesta semana, o acúmulo de lixo em um trecho da estrada vicinal paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, que liga Rio das Pedras a Piracicaba.

Os moradores dos bairros próximos ao local utilizam a estrada de terra para chegar à Rodovia Cornélio Pires, que dá acesso à cidade de Piracicaba, por ser a rota mais rápida.
A equipe da EPTV, filiada da TV Globo, esteve no local e registrou a situação. Nas imagens, é possível ver que há lixo espalhado, incluindo entulhos, pedaços de madeira, resíduos domésticos e até mesmo um vaso sanitário e restos de móveis.

A área coberta por lixo corresponde a 100 metros, equivalendo a um campo de futebol cheio de resíduos. Os moradores dizem haver necessidade de um aterro apropriado para o descarte que seja longe da cidade.

Além da sujeira no trecho, os itens descartados também estão sendo levados para o meio do canavial por meio da chuva e do vento, atingindo o córrego que fica logo abaixo.
Os moradores que passam pela estrada demonstram descontentamento com a situação e com quem contribui para a sujeita continuar. A missionária Adriana Barbosa, por exemplo, passa pelo trecho todos os dias para tarefas do a dia-a-dia e reclama do lixo.

“É inacreditável passar e ver as pessoas parando o carro e descarregando lixo”, reclama.
Adriana também comenta sobre a falta de consciência de quem despeja resíduos de maneira inadequada no local. “Já limparam aqui mas infelizmente as pessoas não têm consciência do que é uma limpeza”, completa.

O pintor Júlio César Anacleto fala que o trecho em questão não é o único local nas proximidades onde os moradores da região despejam lixo irregularmente. “Na estada de baixo, na de cima também. Junta muito mosquito, muito inseto”, comenta.
Caminhando pelo trecho, a equipe de filmagem encontrou outro local próximo que também sofre com o mesmo problema, com sofás, isopor, colchão e restos de materiais de construção despejados, mesmo a estrada sendo movimentada e com constante travessia de veículos.

No final da estrada está o bairro Eng. José Carlos Barrichello e as caçambas de lixo da região estão transbordando de lixo e quebradas, causando mais problemas para os moradores.
Procurada pela EPTV, a prefeitura de Rio das Pedras informou que todos os meses é feita uma limpeza no local, e que a próxima está agendada para o sábado (18). Nos próximos dias, uma placa de conscientização também deve ser instalada.
A administração municipal também ressaltou que o bairro tem coleta de lixo domiciliar, e reforça o pedido para que os moradores não despejem resíduos na área.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Novela do material escolar É verdade que boa parte do público brasileiro gosta de novela — mas algumas tramas não geram emoção, apenas preocupação. A compra dos kits de material escolar, por exemplo, ganhará mais um capítulo no dia 11 de dezembro, quando a Prefeitura de Rio das Pedras realizará...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Deputado Federal João Cury destina R$ 150 mil para a saúde e segue empenhado por Rio das Pedras

O deputado federal João Cury Neto (MDB) está empenhado em colaborar com melhorias para Rio das Pedras. Por meio de uma relação de amizade com o vereador Leandro Penatti (PL), os dois políticos têm conversado e alinhado a viabilização de recursos para a cidade. Após uma reunião realizada em Botucatu,...
Entre Linhas e Xilos oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

Entre Linhas e Xilos: oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

A antiga Estação Ferroviária da Rua Torta, um dos espaços mais emblemáticos de Rio das Pedras, será tomada pela arte popular no sábado (6). Das 9h às 16h, o local recebe a oficina “Entre Linhas e Xilos – Os Encantos do Cordel”, iniciativa cultural contemplada pela Lei Aldir Blanc que...