Acúmulo de lixo em estrada vira motivo de notícia na região

A emissora de televisão EPTV noticiou, nesta semana, o acúmulo de lixo em um trecho da estrada vicinal paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, que liga Rio das Pedras a Piracicaba.

Os moradores dos bairros próximos ao local utilizam a estrada de terra para chegar à Rodovia Cornélio Pires, que dá acesso à cidade de Piracicaba, por ser a rota mais rápida.
A equipe da EPTV, filiada da TV Globo, esteve no local e registrou a situação. Nas imagens, é possível ver que há lixo espalhado, incluindo entulhos, pedaços de madeira, resíduos domésticos e até mesmo um vaso sanitário e restos de móveis.

A área coberta por lixo corresponde a 100 metros, equivalendo a um campo de futebol cheio de resíduos. Os moradores dizem haver necessidade de um aterro apropriado para o descarte que seja longe da cidade.

Além da sujeira no trecho, os itens descartados também estão sendo levados para o meio do canavial por meio da chuva e do vento, atingindo o córrego que fica logo abaixo.
Os moradores que passam pela estrada demonstram descontentamento com a situação e com quem contribui para a sujeita continuar. A missionária Adriana Barbosa, por exemplo, passa pelo trecho todos os dias para tarefas do a dia-a-dia e reclama do lixo.

“É inacreditável passar e ver as pessoas parando o carro e descarregando lixo”, reclama.
Adriana também comenta sobre a falta de consciência de quem despeja resíduos de maneira inadequada no local. “Já limparam aqui mas infelizmente as pessoas não têm consciência do que é uma limpeza”, completa.

O pintor Júlio César Anacleto fala que o trecho em questão não é o único local nas proximidades onde os moradores da região despejam lixo irregularmente. “Na estada de baixo, na de cima também. Junta muito mosquito, muito inseto”, comenta.
Caminhando pelo trecho, a equipe de filmagem encontrou outro local próximo que também sofre com o mesmo problema, com sofás, isopor, colchão e restos de materiais de construção despejados, mesmo a estrada sendo movimentada e com constante travessia de veículos.

No final da estrada está o bairro Eng. José Carlos Barrichello e as caçambas de lixo da região estão transbordando de lixo e quebradas, causando mais problemas para os moradores.
Procurada pela EPTV, a prefeitura de Rio das Pedras informou que todos os meses é feita uma limpeza no local, e que a próxima está agendada para o sábado (18). Nos próximos dias, uma placa de conscientização também deve ser instalada.
A administração municipal também ressaltou que o bairro tem coleta de lixo domiciliar, e reforça o pedido para que os moradores não despejem resíduos na área.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Esquerda, direita ou conveniência? A fala do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, defendendo publicamente a volta do prefeito Marcos Buzetto ao PSB, acabou trazendo à tona uma discussão que acompanha a trajetória política do chefe do Executivo há algum tempo: afinal, qual é a identidade política de Marcos Buzetto?...
CAPA Trabalhadores da Frente de Trabalho denunciam baixa remuneração e transporte irregular

Frente de Trabalho gera críticas por baixa remuneração e transporte precário

Criado com a proposta de oferecer ocupação temporária, renda e qualificação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Programa Bolsa Família Rio-pedrense, conhecido popularmente como Frente de Trabalho, voltou ao centro do debate após reclamações feitas por participantes do projeto ao Jornal O Verdadeiro. Os relatos apontam insatisfação...
Rio Garden promove três dias de festa junina com música ao vivo01

Rio Garden promove três dias de festa junina com música ao vivo, comidas típicas e transmissão do jogo do Brasil

O clima das tradicionais festas juninas já começou a tomar conta de Rio das Pedras e uma das principais atrações deste fim de semana será o Arraiá do Rio Garden Mall. O evento acontece entre os dias 19 e 21 de junho, reunindo música ao vivo, comidas típicas, diversão para...