Acúmulo de lixo em estrada vira motivo de notícia na região

A emissora de televisão EPTV noticiou, nesta semana, o acúmulo de lixo em um trecho da estrada vicinal paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, que liga Rio das Pedras a Piracicaba.

Os moradores dos bairros próximos ao local utilizam a estrada de terra para chegar à Rodovia Cornélio Pires, que dá acesso à cidade de Piracicaba, por ser a rota mais rápida.
A equipe da EPTV, filiada da TV Globo, esteve no local e registrou a situação. Nas imagens, é possível ver que há lixo espalhado, incluindo entulhos, pedaços de madeira, resíduos domésticos e até mesmo um vaso sanitário e restos de móveis.

A área coberta por lixo corresponde a 100 metros, equivalendo a um campo de futebol cheio de resíduos. Os moradores dizem haver necessidade de um aterro apropriado para o descarte que seja longe da cidade.

Além da sujeira no trecho, os itens descartados também estão sendo levados para o meio do canavial por meio da chuva e do vento, atingindo o córrego que fica logo abaixo.
Os moradores que passam pela estrada demonstram descontentamento com a situação e com quem contribui para a sujeita continuar. A missionária Adriana Barbosa, por exemplo, passa pelo trecho todos os dias para tarefas do a dia-a-dia e reclama do lixo.

“É inacreditável passar e ver as pessoas parando o carro e descarregando lixo”, reclama.
Adriana também comenta sobre a falta de consciência de quem despeja resíduos de maneira inadequada no local. “Já limparam aqui mas infelizmente as pessoas não têm consciência do que é uma limpeza”, completa.

O pintor Júlio César Anacleto fala que o trecho em questão não é o único local nas proximidades onde os moradores da região despejam lixo irregularmente. “Na estada de baixo, na de cima também. Junta muito mosquito, muito inseto”, comenta.
Caminhando pelo trecho, a equipe de filmagem encontrou outro local próximo que também sofre com o mesmo problema, com sofás, isopor, colchão e restos de materiais de construção despejados, mesmo a estrada sendo movimentada e com constante travessia de veículos.

No final da estrada está o bairro Eng. José Carlos Barrichello e as caçambas de lixo da região estão transbordando de lixo e quebradas, causando mais problemas para os moradores.
Procurada pela EPTV, a prefeitura de Rio das Pedras informou que todos os meses é feita uma limpeza no local, e que a próxima está agendada para o sábado (18). Nos próximos dias, uma placa de conscientização também deve ser instalada.
A administração municipal também ressaltou que o bairro tem coleta de lixo domiciliar, e reforça o pedido para que os moradores não despejem resíduos na área.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...