Moradores reclamam “lombada fantasma” na Rua Leonel Giovanini

Moradores da Rua Leonel Giovanini, no bairro Bom Jardim, questionam a sinalização de uma lombada na altura do número 174. Lombada essa que não existe e já está sendo chamada pelos vizinhos de “lombada fantasma”. A sinalização foi feita no final do ano 2020, quando a via foi recapeada. Placas indicam a existência do redutor de velocidade nos dois lados da calçada. O solo foi demarcado para situar onde a construção deveria ter sido feita.

José Dias mora em frente onde deveria existir a lombada e conta que seu filho quase sofreu um acidente. “Meu filho quase foi atropelado. Os carros e motos descem em alta velocidade e aqui, desde o último mandato, tem a marcação de lombada e nada”, conta o soldador.

Com comércio próximo ao local, Jhony Ferreira ressalta a necessidade da construção da lombada. “É uma rua de muito fluxo. Passa gente correndo e não aconteceu acidente aqui por Deus. Passa muita criança que entra e sai da escola”, Jhony, do depósito de bebidas, que afirma que também é preciso a construção de lombada na Rua Antonio Bertassi e Rua Aristeu Macedo de Souza. “Os motoristas passam em alta velocidade nessas ruas”, completa.

Responsável por um comércio na esquina quase que em frente a lombada, Fernando Tarossi disse que chegou a pedir para um funcionário da prefeitura a execução da lombada quando o recapeamento foi realizado uma rua vizinha. Mas, ainda assim, o redutor de velocidade não foi feito. “Já vi gente cair de moto, vários quase acidentes por causa disso. Aqui é demais, motoqueiro não respeita as crianças e familiares que passam por aqui. Quando foi feito o recape na rua sem saída aqui do lado, eu pedi para o encarregado para aproveitar que já estava com todas as ferramentas e fazer a lombada. Me falaram que o pessoal do trânsito não trabalhava naquele dia, então não tinha o que fazer”, declarou o comerciante, que completou: “a gente tem família, tem nossos filhos, somos daqui e precisamos de segurança, o que não está tendo. Principalmente nessas vias públicas”.

Jhony Ferreira ainda questionou a Prefeitura: “A rua está aqui, a placa está aqui, a marca está no chão. Mas, cadê o quebra-molas? Só na imaginação”.
Questionado, o prefeito Marcos Buzeto destacou que a placa foi colocada na gestão passada, assim como o recapeamento foi realizado na administração passada. “Preciso perguntar para o responsável pelo setor de trânsito (à época), o motivo de ter colocado e depois não ter retirado. Eu, francamente, passo naquela rua, mas, nunca tinha visto a placa. A partir de hoje, ao andar pelas ruas da cidade, verificando quais necessitam de recapeamento, tapa-buraco ou mesmo da iluminação estar com problemas, vou começar a verificar se não tem placas de lombada, e que não tenha lombada”, explica.

O prefeito garante que irá solicitar a parte técnica para fazer a ratificação ou não da necessidade. “Sendo ratificada, precisaremos aguardar a licitação de massa asfáltica que terminou recentemente, mas que já está sendo licitada novamente (Processo Adm. 4920/2023 – aberto no dia 12/09/2023, 15h49m14s)”, finaliza.

Compartilhe:

peso1

Obesidade feminina pode estar relacionada a baixas concentrações de cobalto no sangue

O cobalto é um componente da vitamina B12 (cobalamina) que pode ser encontrado em alguns alimentos como vegetais, chocolate e carnes. Este mineral também é um metal essencial para as tecnologias atuais, sendo amplamente utilizado em baterias de lítio. O que até então não se sabia, e está sendo revelado...
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos ou não sabem ler e escrever ou sabem muito pouco a ponto de não conseguir compreender pequenas frases ou identificar números de telefones ou preços. São os chamados analfabetos funcionais. Esse grupo corresponde a 29% da população. Os dados são...
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Nova tabela do IR entra em vigor; veja o que muda

Começou a valer nesta quinta-feira (1º) a isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até R$ 3.036 por mês, o equivalente a dois salários mínimos em valores atualizados. Uma primeira atualização da tabela do IR já havia sido sancionada em 1º de maio do ano passado. A nova atualização deve...