Setembro amarelo é o mês de preservar a vida

Setembro amarelo é uma campanha desenvolvida em todo o país para alertar sobre a prevenção ao suicídio. Ao final deste mês, o Anota Aí não poderia deixar de abordar este importante tema.
Assim, entrevistamos Eliane Soares, porta voz do Centro de Valorização da Vida (CVV Piracicaba). A instituição é mundialmente reconhecida por prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O objetivo da entrevista é expor os mitos sobre assuntos relacionado ao suicídio.

O Verdadeiro – Como abordar o assunto prevenção ao suicídio com a minha familia?
Eliane (CVV) – A questão do suicídio é complexa e de múltiplos fatores. Mas é importante prestar a atenção na saúde mental das pessoas ao nosso redor. Quando uma pessoa não está se sentido bem, começa a se isolar. Vem um choro repentino sem sinal de causa aparente. São sinais de que a pessoa não está bem. Nesse caso, é importante ter um diálogo franco, fraterno, solidário, sem julgamento e sem crítica para procurar entender o que está acontecendo com essa pessoa e se for o caso buscar uma ajuda profissional.

As perdas que tive na minha vida me causa tristeza e desânimo. Isso pode me dar vontade de desistir?
Eliane (CVV) – Sim. Percebemos isso no período da pandemia onde pessoas que entraram em contato com o CVV procurando nossa ajuda, relataram que ao perder entes queridos (pai, mãe, esposo) fez com que elas perdessem a esperança. Perderam o sentido da vida. Ou seja, perdas podem gerar desânimo, angústia ou depressão e consequentemente o desejo desistir. Por isso, devemos ficar atentos para procurar ajuda de um profissional quando estivermos sem vontade de fazer nada, desanimado ou com choros frequentes.
O que posso fazer se eu me sentir sozinho e não tiver ninguém pra conversar?
Eliane (CVV) – Quando eu estou me sentido sozinho, angustiado, por que é tarde da noite, ou eu tenho vergonha de falar da minha dor, ou porque eu não confio em ninguém para falar sobre o momento que estou vivenciando, poderá ligar pro CVV. Não precisa passar nenhuma informação que a identifique: não precisa falar o nome ou a cidade. Tudo que falar vai ficar entre a pessoa e o voluntário. Poderá falar tudo que esta angustiando, tudo que faz ela sofre. O voluntário, por sua vez, vai ouvi-la sem julgamento e sem critica. Com respeito e aceitação de tal forma que poderá falar, desabafar e até mesmo chorar. Quando temos uma conversa onde podemos ser autênticos e falar tudo que esta acontecendo, gera um alivio muito grande dentro de nós.

Curso para voluntários CVV
O CVV é uma entidade humanitária de apoio emocional para valorização da vida e prevenção do suicídio, fundada há 61 anos, com cerca de 100 postos distribuídos em todo o Brasil com 3.500 voluntários. O curso são palestras e treinamento m grupo com psicólogos e mentores que oferecem dicas de como ser voluntario na instituição.
A próxima turma ocorrerá na segunda-feira (2), a partir das 19h, na Rua Ipiranga, 806, Centro de Piracicaba. O curso é gratuito. Para mais informações o WhatsApp é o (19) 3422-4111.

Compartilhe:

Guarda Municipal inicia arrecadação para a terceira edição do Natal Solidário

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras iniciou a arrecadação de brinquedos para promover a terceira edição do Natal Solidário, com a campanha “Doe um brinquedo e faça uma criança feliz”. Para isso, já foram espalhadas pela cidade mais de 110 caixas em pontos de arrecadação por todos os...
Novembro Azul4 Leandro Penatti promove noite de palestras sobre a saúde do homem05

Novembro Azul: Leandro Penatti promove noite de palestras sobre a saúde do homem

Em alusão à campanha Novembro Azul, o vereador Leandro Penatti promoveu uma noite de palestras na Câmara Municipal de Rio das Pedras dedicada à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. O evento reuniu dezenas de participantes e contou com as palestras do médico...
Paixão de Cristo mais uma vez emociona público01

Lançamento da Paixão de Cristo 2026 será nesta quarta (5), na Câmara

Foto: Del Rodrigues/ Arte: Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras O Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras fará o lançamento da encenação que revive a vida e paixão de Jesus Cristo para 2026. Este primeiro encontro será realizado na quarta-feira...