Setembro amarelo é o mês de preservar a vida

Setembro amarelo é uma campanha desenvolvida em todo o país para alertar sobre a prevenção ao suicídio. Ao final deste mês, o Anota Aí não poderia deixar de abordar este importante tema.
Assim, entrevistamos Eliane Soares, porta voz do Centro de Valorização da Vida (CVV Piracicaba). A instituição é mundialmente reconhecida por prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O objetivo da entrevista é expor os mitos sobre assuntos relacionado ao suicídio.

O Verdadeiro – Como abordar o assunto prevenção ao suicídio com a minha familia?
Eliane (CVV) – A questão do suicídio é complexa e de múltiplos fatores. Mas é importante prestar a atenção na saúde mental das pessoas ao nosso redor. Quando uma pessoa não está se sentido bem, começa a se isolar. Vem um choro repentino sem sinal de causa aparente. São sinais de que a pessoa não está bem. Nesse caso, é importante ter um diálogo franco, fraterno, solidário, sem julgamento e sem crítica para procurar entender o que está acontecendo com essa pessoa e se for o caso buscar uma ajuda profissional.

As perdas que tive na minha vida me causa tristeza e desânimo. Isso pode me dar vontade de desistir?
Eliane (CVV) – Sim. Percebemos isso no período da pandemia onde pessoas que entraram em contato com o CVV procurando nossa ajuda, relataram que ao perder entes queridos (pai, mãe, esposo) fez com que elas perdessem a esperança. Perderam o sentido da vida. Ou seja, perdas podem gerar desânimo, angústia ou depressão e consequentemente o desejo desistir. Por isso, devemos ficar atentos para procurar ajuda de um profissional quando estivermos sem vontade de fazer nada, desanimado ou com choros frequentes.
O que posso fazer se eu me sentir sozinho e não tiver ninguém pra conversar?
Eliane (CVV) – Quando eu estou me sentido sozinho, angustiado, por que é tarde da noite, ou eu tenho vergonha de falar da minha dor, ou porque eu não confio em ninguém para falar sobre o momento que estou vivenciando, poderá ligar pro CVV. Não precisa passar nenhuma informação que a identifique: não precisa falar o nome ou a cidade. Tudo que falar vai ficar entre a pessoa e o voluntário. Poderá falar tudo que esta angustiando, tudo que faz ela sofre. O voluntário, por sua vez, vai ouvi-la sem julgamento e sem critica. Com respeito e aceitação de tal forma que poderá falar, desabafar e até mesmo chorar. Quando temos uma conversa onde podemos ser autênticos e falar tudo que esta acontecendo, gera um alivio muito grande dentro de nós.

Curso para voluntários CVV
O CVV é uma entidade humanitária de apoio emocional para valorização da vida e prevenção do suicídio, fundada há 61 anos, com cerca de 100 postos distribuídos em todo o Brasil com 3.500 voluntários. O curso são palestras e treinamento m grupo com psicólogos e mentores que oferecem dicas de como ser voluntario na instituição.
A próxima turma ocorrerá na segunda-feira (2), a partir das 19h, na Rua Ipiranga, 806, Centro de Piracicaba. O curso é gratuito. Para mais informações o WhatsApp é o (19) 3422-4111.

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...